Home / Dicas e Tutoriais / Elementary OS 5.0 Juno Lançado – Confira as Novidades e Baixe Agora

Elementary OS 5.0 Juno Lançado – Confira as Novidades e Baixe Agora

Olá pessoal, hoje venho com um review bem bacana para vocês. Trata-se do elementary OS 5.0 Juno que foi lançado recentemente.

Sobre o nome da Distro, codinome e versão.

Bom, primeiramente explicando o nome elementary é o nome da Distro, e como o nome diz ele procura ser bem “elementar”, ou seja, oferecer algo minimalista e bem feito. O “OS” como todos acredito que sabem é de “Sistema Operacional” (Operating System em inglês). A versão 5.0 é a continuação da 0.4 e eles mudaram a nomenclatura de versão desta vez para não parecer que o sistema ainda não estava pronto por não ter chegado na versão 1.0, por isso, de 0.4 passamos para 5.0 o que é muito justo já que é uma distro mais do que estabilizada nesse ramo. O nome “Juno” é por causa de sua nomenclatura de codinomes baseados em seres ou deuses da mitologia nórdica ou grega, como foram os anteriores, Luna, Freya e Loki. Na mitologia romana, Juno é a esposa de Júpiter e rainha dos deuses. É representada pelo pavão, sua ave favorita. Íris era sua servente e mensageira. Sua equivalente na mitologia grega é Hera. O sexto mês do ano, Junho tem esse nome em sua homenagem.

O Que Há de Novo?

Aqui estão os novos recursos que vieram nesta nova versão:

  • Luz noturna embutido nas configurações de tela
  • Configurações de som reprojetadas
  • O editor de texto Scratch é renomeado como Code com recursos de um editor de código básico
  • App Center aprimorado e com novo sistema “pague pelo que quiser” para incentivar os desenvolvedores.
  • Um novo sistema de pagamento para aplicativos na loja de aplicativos. Aqueles que contribuírem com algum pagamento por qualquer app, receberão atualizações automáticas para ele.
  • Novo sons do sistema para notificações, etc.
  • “Look and Feel” (alterações de design de ícones, animações e som). Novos recursos do Gtk+, incluindo alguns ícones de painel animados.
  • O elementary agora tem uma paleta de cores oficial. Todos os ícones devem aderir a essa paleta. Não haverá grandes mudanças nos ícones, mas você notará ícones coloridos mais vibrantes e animados.
  • Não há muitos grandes reformulações, mas há muitas pequenas mudanças significativas que resultam em uma experiência muito mais agradável e tranquila
  • Principais melhorias em alguns dos principais aplicativos do sistema operacional, como o Code (editor de texto padrão)
  • Sob o capô: Limpas as bases de código mais antigas, melhorado relatórios de erros, aumentando o desempenho e a estabilidade
  • Um novo instalador em colaboração com o System76
  • Novo serviço de limpeza de temporário em Segurança e Privacidade
  • Novo controle de aplicativo que usam localização em Segurança e Privacidade
  • Novo app que mostra teclas de atalho.
  • Novas opções nas configurações de mouse e touchpad
  • Novo recurso Picture in Picture
  • Emojis coloridos

Não se esqueça que o elementary OS Juno é baseado no Ubuntu 18.04, então algumas das mudanças não visuais de 18.04 também são propagadas para Juno.

Você pode consultar este artigo do site do projeto para obter uma lista detalhada de todas as novas alterações no elementary OS 5.0.

Análise Completa

Eu juro que quando comecei a escrever esse artigo, achei que seria simples, pois aparentemente não havia mudado muita coisa, mas ao passo que eu escrevia sobre as mudanças, comecei a descobrir muita coisa! Todos os apps embarcados foram reescritos. O conjunto de apps continua enxuto, mas foram renovados. A loja de apps também pensei que não havia mudado muito, mas mudou, incluindo em conteúdo exclusivo e sistema. Acho que essa é a mágica do elementary OS, tudo é muito melhorado, mas de uma forma muito sutil de forma a manter a identidade do sistema. Entre essas melhorias, não apenas os apps, mas o sistema em geral teve uma melhora e limpeza nos códigos internos e eu pude notar isso na velocidade ao abrir os apps que parece estar bem mais rápida, praticamente instantânea, (mesmo meu teste sendo feito em uma máquina virtual). No geral, também senti uma melhora na aparência do Desktop, ícones e janelas mais bonitos, melhor definidos.

Vamos aos itens.

Desktop

O Desktop continua com a mesma aparência, ou seja, com o Wingpanel em cima que é o painel onde do lado esquerdo tem o Slingshot (menu) e no direito a bandeja do sistema onde estão os ícones indicadores de controle de rede, som, botão de desligar e notificações, e no centro um indicador de horário e calendário. Abaixo vemos a doca dele que é o Plank. Como sempre o Wingpanel muda de tema e fica translúcido claro ou escuro automaticamente conforme o wallpaper e o Plank continua muito bem integrado ao sistema.

Painel, menu de aplicativos e indicadores do sistema

O painel superior no sistema operacional elementary é onde é mostrado o status e as configurações do sistema, como volume, rede e notificações. Seu menu de aplicativos também é o lugar para listar ou pesquisar todos os aplicativos e ações.

Em Juno, a melhoria mais óbvia é que foi adicionado um novo ícone de pesquisa ao menu Aplicativos . Isso ajuda a informar aos usuários o que eles podem esperar por trás desse item, além de ajudar a equilibrar o lado esquerdo do painel um pouco melhor com a direita. Também foi adicionado uma dica de ferramenta de “Abrir e pesquisar por aplicativos (⌘ + Espaço)” para fornecer mais feedback se o usuário passar o mouse por cima dele por um momento. Também oferece um pouco de divulgação progressiva de atalhos de teclado, ajudando a ensinar aos usuários maneiras mais rápidas de fazer as coisas.

A Área de Trabalho, assim como antes, fica desabilitada para salvar/criar pastas, documentos e atalhos nela, fazendo com que o usuário trabalhe diretamente através do gerenciador de arquivos para abrir documentos, e para abrir programas diretamente no menu ou Plank.

O Slingshot (menu), lhe permite visualizar seus programas numa tela geral, ou exibir uma barra lateral com categorias, o que é muito útil quando você tem muitos programas instalados. Agora ele também rola de página do menu com trackpad em notebooks, proporcionando uma experiência melhor em notebooks.

Slingshot no modo normal

Slingshot no modo Categorizado

Recurso de Desinstalar Apps Diretamente do Menu

Uma novidade interessante do Slingshot que notei, é poder desinstalar um programa diretamente do menu usando o menu de contexto do botão direito do mouse. Esse recurso era algo presente no Linux Deepin que eu havia elogiado bastante e agora está presente no elementary OS também, (apenas alguns apps não suportam esse recurso).

Também vale a pena lembrar que o menu Slingshot tem suporte à apps que têm recursos usando o menu de contexto (usando o botão direito do mouse) diretamente no atalho, tais como, um navegador abrir uma nova aba privativa entre outros diversos.

Tela de Login e Bloqueio

Nenhuma mudança drástica foi feita. A tela de login continua mostrando o seu Wallpaper em uso, relógio e botões de controle do lado superior direito. Notificações de aplicativos em execução são exibidos quando a tela for bloqueada.

Conjunto de Wallpapers

A nova coleção não é grande, mas tem imagens muito bonitas e algumas de versões anteriores.

Uma mudança sutil que torna as coisas mais claras é uma nova abordagem de “biblioteca” para os papéis de parede. Agora, definir um papel de parede (de configurações do sistema ou em qualquer outro lugar no sistema operacional) importa para sua biblioteca de papéis de parede. Isso significa que pode ser definido, alterado e alternado de volta a qualquer momento com extrema facilidade a partir das Configurações do sistema. Além disso, ele pode ser removido com o botão direito do mouse sem afetar o arquivo original do qual foi definido. Esta é uma abordagem mais clara para papéis de parede que deve manter a biblioteca limpa e torná-lo mais rápido para definir e alterar papéis de parede.

Tema de janela e de ícones

O temas continuam os mesmos chamados apenas de “elementary” e sua aparência são similares aos anteriores, mantendo a mesma identidade. Apesar disso, muita coisa foi mudada especialmente em relação aos ícones. Foram alterados mais de mil ícones para maior consistência na forma e na paleta de cores. Isso inclui ícones redesenhados, novos ícones, ícones de atualização para aproveitar a nova paleta e insinuar ícones para mais tamanhos.

Ícones de tipo de arquivo têm visto especialmente algumas grandes mudanças no Juno. Foi passado de uma variedade de estilos com cores inconsistentes para uma aparência mais unificada com símbolos que se adaptam melhor a tamanhos pequenos.

Tem havido muito trabalho em aumentar a consistência entre ícones em seus vários tamanhos e muitos ícones agora são totalmente sugeridos nos seis tamanhos que usamos no sistema operacional elementary.

O tema de janelas manteve a aparência com alguns refinamentos. Ele possui cores claras e contornos com detalhes em relevo. As pastas ganharam uma cor mais neutra e não são mais azuis.

As janelas continuam sem o botão de minimizar, apenas com um botão de maximizar do lado superior direito e outro de fechar do lado superior esquerdo. Mas isso pode ser configurado com a instalação de um aplicativo chamado “elementary-Tweaks” posteriormente.

Barra Superior Adaptativa

Algo que você notará com certos papéis de parede é um novo modo de luz translúcido . Anteriormente, o painel tinha quatro estados: transparente escuro, transparente claro, translúcido e maximizado. No elementary OS 5 Juno, a luz translúcida foi dividida em em luz translúcida escura e translúcida clara.

Se a parte superior do papel de parede estiver ocupada (altas variações de contraste), o painel desenha um plano de fundo translúcido. Agora em Juno, o painel detectará se está desenhando em uma área predominantemente leve ou principalmente escura, e sombreará adequadamente o painel e o primeiro plano. O resultado é um painel que respeita mais de perto a preferência do usuário por um desktop claro ou escuro.

Quando um aplicativo é maximizado ou no modo lado a lado, o painel ainda vai para o estado maximizado totalmente preto para colocar o foco no aplicativo e permitir a mesclagem no painel.

Modo do painel quando janela está maximizada

Também adicionamos a capacidade de arrastar de um ponto em branco no Painel para não maximizar/desobstruir uma janela de aplicativo. Combinado com as melhorias mencionadas acima, está mais rápido e fácil do que nunca usar várias janelas lado a lado quando se trabalha.

Indicadores Repaginados, Animados e Com Novas Funções

Os indicadores foram bastante refinados no Juno. Foram adicionadas várias animações a ícones quando elas mudam de estado: a campainha de notificações “toca” quando uma nova notificação é recebida, além de Bluetooth, Luz Noturna e os ícones de notificações recebem uma barra animada quando desativados.

  • Ajustado o indicador de energia para exibir melhor a porcentagem total de bateria quando o dispositivo tem várias baterias internas, e clicar com o botão do meio no ícone do indicador no painel alterna a porcentagem da bateria.
  • Atualizado o indicador Data e hora para enfatizar a data de hoje, facilitando a identificação da diferença entre hoje e as datas selecionadas.
  • Adicionado um link rápido para as configurações de Contas de usuários do indicador de sessão para que seja mais rápido alterar seu nome, definir um avatar ou gerenciar outros usuários.
  • Clicar no ícone de alto-falante ou microfone grande no indicador de som agora alterna seu estado de silêncio.

Por fim, foi aprimorado o desempenho em todos os indicadores, especialmente para usuários com discos mais lentos. 

Notei no indicador de energia, mostrando o nível de carga da bateria ou pilhas de teclado e mouse sem fio.

Atalhos de Teclado

O sistema operacional elementary sempre suportou um grande conjunto de atalhos de teclado bem elaborados para gerenciar janelas, navegar por áreas de trabalho e executar ações do sistema. No entanto, nunca houve um local simples e centralizado no sistema operacional para visualizar todos esses atalhos. No elementary OS 5 Juno, corrigiram isso com o novo app Atalhos de Teclado.

Por padrão, a sobreposição de atalhos aparece quando você toca na tecla “Super” do teclado (tecla geralmente com o logo do Windows). Isso fornece uma introdução para os principais atalhos de teclado do sistema. Para usuários vindos do Windows, isso também fornece um comando útil quando eles tocam a tecla Windows, ajudando a guiá-los para o resto dos atalhos para o sistema operacional, incluindo o “⌘ + espaço” para abrir o menu de aplicativos.

Uma das partes mais úteis, no entanto, é o botão Configurações do teclado no canto superior direito da janela. Isso permite que você pule direto para a guia Atalhos das configurações do teclado do sistema, onde você pode alterar todos os atalhos para todo o sistema e até mesmo criar os seus próprios personalizados. E, é claro, o que quer que você altere nas Configurações do Sistema é refletido na Sobreposição de Atalhos na próxima vez que for apresentado.

Novo Tema de Som

O Novo tema de som agora tem sons mais suaves. O objetivo foi usar sons físicos reais que fossem audíveis e reconhecíveis, mas sem ser perturbador na maioria dos ambientes. Eu tenho achado muito bom.

Configurações – Tudo Aprimorado

Em configurações vemos muitos itens e a maioria deles foi repaginado. Alguns foram apenas aprimorados e outros totalmente reescritos como o item som, por exemplo.

Entre os itens que foram aprimorados e novos estão:

  • Papel de Parede no item Área de Trabalho
  • Impressoras
  • Bluetooth
  • Sobre
  • Idioma e Região
  • Telas
  • Teclado
  • Mouse e Touchpad
  • Energia
  • Som
  • Contas de Usuário
  • Segurança e Privacidade
  • E o Novo Serviço de Limpeza

Vou falar apenas de alguns deles. Os demais podem ser encontrados aqui.

Serviço de Limpeza – Novo

Este item fica dentro de Segurança e Privacidade.

Como você pode perceber temos diversas opções dentro desse item, inclusive Firewall, histórico e etc.

O serviço de limpeza é um novo recurso opcional do Juno para ajudar a manter seus arquivos temporários e lixeira limpos. Isso não apenas mantém o armazenamento do dispositivo livre, mas também ajuda a garantir que seus dados privados não voltem a assombrá-lo.

Novas Opções e Alertas de Localização

Agora, no Juno, quando os aplicativos tentam usar sua localização, o SO elementary exibe um diálogo de aprovação dos Serviços de Localização com o nome e o ícone do aplicativo, além do nível de precisão solicitado.

Eu instalei por exemplo, o app Meteorologia,  para ver a previsão do tempo. Ao abrir o app, aparece esta mensagem:

Ao voltar ao item Segurança e Privacidade / Localização, vemos os serviços que usam localização lá e podemos desativá-los se quisermos.

Mouse e Touchpad

Foi adicionada uma nova opção para ativar ou desativar a colagem do clique do meio. Para usuários Linux de longa data, esse é um recurso comum como um atalho de edição de texto extra. Mas para os usuários que vêm de outras plataformas, isso pode atrapalhar, então agora ele pode ser ativado ou desativado.

Em dispositivos com um touchpad (como um laptop), também adicionamos uma configuração para ativar ou desativar o touchpad durante a digitação . Este é um recurso altamente solicitado por pessoas que jogam jogos no touchpad, já que em alguns jogos haveria um atraso entre pressionar teclas (como W, A, S e D para se movimentar) e poder usar o touchpad . Embora isso reduza significativamente o movimento acidental do cursor e os cliques durante a digitação, pode ser frustrante para esses jogos. Então nós adicionamos uma configuração!

Também adicionamos perfis selecionáveis ​​de aceleração de mouse em Juno, outra solicitação comum de jogadores e outros usuários. Escolha entre o padrão do hardware, sem aceleração ou aceleração adaptável em uma nova lista suspensa.

 

Telas

O painel Tela é onde você pode configurar vários monitores, além de definir itens como resolução, rotação e espelhamento. No elementary OS 5 Juno, foram adicionados um punhado de recursos e refinamentos das configurações.

Primeiramente, foi adicionado uma configuração para fator de escala . O elementary OS detecta automaticamente a resolução e o tamanho do seu monitor e ajusta o fator de escala de acordo, mas em alguns contextos o usuário pode querer sobrescrever este escalonamento. É por isso que, além do comportamento automático padrão, adicionamos novas configurações de LoDPI (1 × escala) e Pixel Doubled (2 × dimensionamento) a Juno.

Também temos um botão de alternância de rotação para dispositivos que possuem um acelerômetro. Isso é ótimo para tablets ou formatos 2 em 1, nos quais você pode querer virar a tela, mas às vezes deseja bloqueá-la.

Luz Noturna – Novo

Este é o novo recurso que ajuda o usuário a não ficar com os olhos cansados durante o dia e a noite conforme horário do dia. Pode ser ativado aqui e configurado para funcionar automaticamente ou manualmente. Ele fica situado no mesmo item “Telas” que vimos antes.

Melhorado o layout de arrastar e soltar em vários monitores no Juno, especialmente em torno da rotação da tela. As coisas devem ser mais consistentes, mais claras e mais precisas para o layout do mundo real.

Foi adicionada também uma nova guia chamada Luz Noturna para permitir configurar o recurso Night Light, incluindo a temperatura e a programação de cores.

Funcionalidades

Bordas Ajustáveis de Janelas Divididas

Janelas lado a lado é uma maneira popular de gerenciar janelas de aplicativos, especialmente em monitores maiores. Embora o sistema operacional elementary sempre tenha suportado este modo, isso foi melhoramos ainda mais nesta versão. Há agora uma prévia azul de “feed-forward” que aparece para mostrar como um app será exibido ao movê-lo para a borda da tela. 

E agora, se você juntar duas janelas lado a lado, poderá arrastar a borda compartilhada para ajustar a quantidade de espaço que cada uma ocupa e ele redimensiona as duas janelas. Isso é ótimo para dividir seu espaço de trabalho entre duas janelas do Epiphany, Code e Terminal, uma apresentação e suas anotações, etc. Eu tenho usado muito esse recurso e está muito legal!

Aplicativos do AppCenter Spice-Up e Minder lado a lado lado a lado para melhor usar o espaço disponível

PIP – Picture-in-Picture

No Juno, foi introduzido um novo modo Picture-in-Picture que facilita manter as guias em um vídeo ou outra janela enquanto trabalha em outra coisa.

Basta apertar ⌘ + F, selecionar a janela ou a área que você deseja focar, e uma pré-visualização Picture-in-Picture aparece no canto do seu monitor. Essa visualização é móvel, redimensionável, sempre no topo e pode se mover com você pelos espaços de trabalho. Para fechá-lo, basta apertar o “X” no canto superior esquerdo.

Zoom no Desktop

Outra coisa muito boa adicionada ao eOS 5, é a funcionalidade de dar zoom no Desktop com o atalho “⌘ e +” , e para voltar, “⌘ e -“, veja só:

Cantos de Acesso Rápido

Este é mais uma funcionalidade de produtividade e permite definir uma ação para quando você passar o mouse em um canto da tela. Eu particularmente uso demais esse recurso. Mas não gostei de uma funcionalidade que foi removida e ela era exclusiva do elementary OS, era um item chamado “Minimizar Janela Atual”.

Note acima que o “Minimizar Janela atual” não está mais presente.

Animações

Entre as funcionalidades aprimoradas estão as animações. Animações é o efeito que acontece quando você abre, fecha ou minimiza uma janela, ou vê ou fecha uma notificação. As mesmas foram repensadas e editadas para promover uma melhor fluxo de trabalho para o usuário.

Aplicativos Embarcados – Todos Aprimorados

O elementary OS Juno continua com uma coleção bem enxuta de apps. Coincidentemente o conjunto de apps cabe em uma página do menu no modo sem categorias. A principal mudança foi o aplicativo de edição de texto “Scratch” para o “Code” que agora além de ser um editor de texto, agora também é uma ferramenta mais completa para desenvolvedores. Creio que a ideia foi aproveitar o código do Scratch e criar outro com muitos recursos a mais.

Outros programas são o navegador de arquivos Pantheon-Files, a Calculadora, o Calendário “Maya”, a Ferramenta de Captura de tela, a Central de Aplicativos, o Correio (baseado no Geary Mail), o Epiphany que é um navegador web e que agora permite integração usando o Firefox Sync, o Fotos, o Música e o Vídeo.

A Nova Central de Aplicativos

A maior novidade da Central de Aplicativos é o novo sistema “pay what you want” (pague pelo que quiser). Embora esse conceito já estava presente neste app no passado, agora o sistema de pagamento foi aprimorado.

A Central possui apenas apps de código aberto e vindo dos desenvolvedores cadastrados. Eles por sua vez, podem definir um valor pelos seus apps, mas ninguém precisa pagar por um app, apenas quando querem ajudar o desenvolvedor. Nestes casos apps que você tenha pago algo no passado para usar, receberão atualizações automáticas. De qualquer forma você poderá atualizar os apps juntamente com o sistema sempre que houver atualizações disponíveis.

Esta é uma forma do elementary OS incentivar o desenvolvimento de apps feitos especialmente para ele, e incentivar os desenvolvedores a criarem apps cada vez melhores e mais úteis, através de receberem algo por aquilo que criaram. A meta é que com o tempo, o ecossistema de apps se torne ainda mais rico apesar de hoje em dia já termos apps muito interessantes e exclusivos para o elementary OS.

Outra mudança interessante são pequenos detalhes na exibição dos apps, agora mostrando o tamanho do download do app no cabeçalho para que os usuários estejam conscientes disso; Quando um usuário faz o download de um aplicativo que pode conter conteúdo explícito, agora isso é informado. As cores da categoria foram refinadas e adaptadas à paleta de cores do sistema; Os ícones são de resolução mais alta e pixels perfeitos nos visores LoDPI e HiDPI; e as categorias agora contêm mais aplicativos e aplicativos mais relevantes.

Code –  Editor de Texto Agora Com Mais Recursos Para Desenvolvedores

O antigo editor de texto Scratch agora é Code. O que mudou foi que agora os desenvolvedores vão ter diversos recursos para desenvolver usando esse app. Para aqueles que desejam apenas escrever texto mesmo, poderão utilizá-lo com um bloco de notas comum sem problemas.

Novos Recursos do Code – Segundo o Site Oficial

O foco principal do Code está sendo construído especificamente para escrever e editar código, o que nos levou a definir padrões mais inteligentes. Recursos de linha de base, como numeração de linha, gerenciamento de pasta de projeto, introspecção de símbolo Vala e quebra automática de linha, vêm por padrão. Isso também nos permitiu simplificar algumas das preferências quando não faz sentido ativar ou desativar determinados recursos em um editor de código. O resultado é um aplicativo muito mais completo e personalizado para desenvolvedores.

Um dos novos recursos mais visíveis é a área de status no cabeçalho. Isso traz novos controles rápidos para as configurações de guia / espaço, realce de idioma / sintaxe e um recurso rápido para ir para a linha.

Adicionamos um novo modo escuro muito solicitado , que alterna o aplicativo e a visualização de código para um estilo escuro que é mais fácil para os olhos à noite ou em salas escuras. Isso vem com um novo estilo e tamanho switcher de tamanho de fonte acessível com um clique na barra de cabeçalho, além de uma opção de alto contraste que é ótimo quando você está fora no sol brilhante. Agora, as guias também são desenhadas em um estilo inline para que correspondam melhor ao conteúdo e se adaptem ao estilo escolhido, em vez de sempre serem cromadas.

Muito trabalho entrou em plugins. Nós limpamos vários plugins duplicados e códigos refatorados, levando a uma melhor performance e base mais sustentável para construir futuras melhorias. Nós escrevemos um novo plugin EditorConfig e o ativamos por padrão, o que deve ajudar a acabar com o debate de abas / espaços em projetos compartilhados.

Enquanto trabalhávamos no Juno, incentivamos as pessoas que normalmente usavam outros editores como Atom, VS Code ou Sublime para testar o Code do Elementary. Com a refatoração e a limpeza – e muito trabalho excelente da comunidade – conseguimos implementar muitos dos recursos favoritos dos usuários. Por exemplo, há novos atalhos e itens de menu de contexto para alternar comentários (Ctrl + / ou Ctrl + M) e linhas de classificação (F5). Melhoramos drasticamente a conclusão do suporte , captando muitas das nuances de outros editores. E estamos enviando toneladas de novas definições de idioma , o que significa que ainda mais idiomas serão reconhecidos imediatamente.

Também preparamos toda a nova integração do Git no Code! Se uma pasta de projeto aberta for um repositório Git, Código exibe o nome da ramificação ao lado dela na barra lateral. Além disso, adicionamos um ícone de status quando há arquivos novos ou alterados que não foram confirmados.

Com a adoção do gerenciador de pastas no núcleo, pudemos adicionar algumas novas maneiras úteis de abrir pastas de projetos : direto da Tela de boas-vindas (quando não há arquivos abertos), direto do Terminal passando um diretório ou direito de Arquivos no menu de contexto.

Nós também refinamos muitas pequenas coisas: o Mini Mapa opcional agora está usando uma fonte construída especificamente, tornando-a muito mais visível de imediato; nós desenhamos espaços para texto selecionado e espaços em branco à direita por padrão; há uma nova animação para alternar entre pastas e símbolos do projeto; e mais opções são visíveis sem ter que mergulhar em uma caixa de diálogo Preferências.

O gerenciador de pastas – anteriormente um plugin opcional – agora está embutido no núcleo, permitindo uma integração mais estreita. Nós o renovamos completamente, acrescentando mais recursos e garantindo que ele seja fácil de usar. O tratamento de arquivos e pastas é mais fácil do que nunca: adicionamos um menu “Abrir em” mais simples que mostra locais no aplicativo (como uma nova guia), o gerenciador de arquivos do sistema (Arquivos por padrão) e outros aplicativos que podem manipular o arquivo selecionado tipo. Para pastas, isso significa que você pode abri-las em um gerenciador de arquivos ou no Terminal diretamente no menu de contexto. Também movemos as “Outras ações” fornecidas pelo Contractor, centralizando todas as ações relacionadas a arquivos em um único local contextual. Por fim, a barra lateral é agora alternada por janela a partir do menu ou com F9, ajudando você a usar seu local de exibição com mais eficiência.

Arquivos

A primeira coisa imediatamente nova para o Files no elementary OS 5 Juno são as novas pastas coloridas. As pastas azuis anteriores em todo o sistema operacional foram mudadas para que as pastas fiquem mais neutras, além de abrir as possibilidades de uso mais significativo de cores no futuro. É definitivamente uma mudança no começo, mas achamos que você não apenas se acostumará com isso, mas começará a preferir os tons mais quentes e mais suaves.”

No geral, o código do app Arquivos foi bem limpo, usando agora mais bibliotecas padrão em vez de funções internas, trabalhamos para tornar as visualizações de miniaturas mais rápidas e confiáveis ​​para atualizar e trouxemos suporte completo do HiDPI a todas as visualizações. E para aqueles que gostam de digitar para navegar, a entrada de breadcrumbs / locais inteligentes agora anexa barras aos nomes das pastas para tornar o processo ainda mais rápido. Além disso, graças a alterações nos arquivos e na folha de estilo do sistema, também está mais claro ver quais arquivos e pastas estão atualmente selecionados.

Abaixo, exibição em lista e em coluna.

Música

O app Música foi atualizado no elementary OS 5 Juno com controles simplificados e uma interface refinada por toda parte. Os detalhes do álbum, incluindo a listagem da faixa e a classificação, agora são exibidos em uma barra lateral com um design limpo.

Sob o capô, foi bastante melhorada a estabilidade e o desempenho, o que significa que a música deve deixar você sair mais suavemente do que nunca.

Câmera

Os controles na Câmera foram atualizados para ficar ainda mais claros e fácil de usar. Foi mudado os botões vinculados para um novo ModeSwitch para torná-lo mais óbvio quando a câmera está no modo de foto ou vídeo. Também foi adicionado um novo temporizador com opções de 3, 5 e 10 segundos.

Fotos

Foi alterado o código e a visual desse app para torná-lo ainda melhor. Agora ele exibe um belo estilo escuro , facilitando a navegação, o foco e a edição de fotos.

Sob o capô, corrigimos vários bugs e os tornamos mais limpos e mais consistentes com nossos outros aplicativos. E ao editar suas fotos, você notará uma caixa de diálogo de ajuste reformulada com controles deslizantes coloridos que mostram como os ajustes afetarão a cor.

Terminal

Terminal no elementary OS ostenta uma aparência simples, mas hospeda recursos inteligentes como “Encontrar”, “Copy/Paste Inteligentes”, “Proteção ao colar comandos”, guias de classe do navegador com a guia “Desfazer o Fechar” e Notificações de Conclusão de Processos. No elementary Juno, o Terminal foi refinado para ser ainda mais adaptável às necessidades e fluxos de trabalho dos desenvolvedores.

Além do amado estilo dark, adicionamos dois novos esquemas de cores ao Terminal: Luz Solarizada e Alto Contraste. Eles usam o mesmo alternador rápido do Code, que vem com um novo ajuste no tamanho da fonte . Tudo isso significa que o Terminal é melhor quando você está em um quarto escuro, em um escritório bem iluminado ou sob a luz direta do sol – e mais acessível para aqueles que precisam de um tipo maior ou apenas querem mostrar seu trabalho para alguém do outro lado da sala.

Novos estilos de luz solarizada e alto contraste

Epiphany: Agora com Sincronização

O Epiphany é o navegador da Web leve baseado no WebKit que vem com o elementary OS. Ele suporta todos os recursos esperados com HTML5, CSS3 e padrões modernos da Web.

No elementary OS 5 Juno, o Epiphany agora é compatível com o Firefox Sync, o que significa que você pode sincronizar seus favoritos, senhas e até mesmo abrir abas entre o elementary OS e seu dispositivo móvel ou qualquer outro dispositivo que execute o Firefox.

A interface do usuário também foi refinada com o novo gerenciamento de favoritos , novos controles de zoom e pesquisa no menu, ícones mostrando qual guia está reproduzindo áudio e muito mais.

Captura de Tela (Screenshot)

 

O elementary OS vem com uma ferramenta de captura de tela enganosamente simples integrada para salvar capturas de tela, janelas ou áreas específicas super rapidamente usando a tecla Print-screen do teclado ou abrindo-a através do menu. Suporta transparência, inclui bordas de janelas e sombras exatamente como são desenhadas na tela e pode ocultar texto sensível em aplicativos nativos alternando para um tipo de letra redigido ao realizar a captura de tela.

No elementary OS 5 Juno, este app foi ainda mais aprimorado para ser mais produtivo.

Primeiro, foi mudado a captura de tela de um estilo escuro para um claro. No elementary OS, os elementos transientes, como menus, popovers e diálogos, recebem um estilo mais plano, branco e semelhante a papel, por padrão. Essa opção de captura de tela reflete essa natureza leve e transitória e a torna mais adequada a outros elementos semelhantes no sistema operacional. Em Juno, o Screenshot também lembra suas configurações anteriores, tornando-o mais transitório e com economia de estado do que antes. Por fim, foram substituídas muitas cópias detalhadas por ícones mais claros e mais bonitos, facilitando a escolha entre uma captura de tela de todo o seu display, janela atual ou uma área personalizada. Se não tiver certeza do que representa um ícone, você pode passar o mouse sobre ele para ver uma dica de ferramenta.

Depois de tirar uma captura de tela, você obtém uma visualização onde pode copiar a captura de tela para a área de transferência ou alterar o nome, o formato e o local da captura de tela antes de salvá-la. Em Juno, adicionamos o fator de escala de exibição ao nome do arquivo por padrão, para que outras ferramentas possam dimensioná-lo com inteligência para o tamanho físico correto.

Como mencionado, você poderá abri-la pelo menu, ou apenas pressionando a tecla Print Screen.

Emoji ? – Novo

Com o Juno, o elementary OS agora suporta emojis ricos e coloridos em todo o sistema operacional. Usamos o excelente Noto Color Emoji de código aberto para suportar toda a especificação de emojis Unicode com uma das fontes emoji mais utilizadas e consistentes.

Em entradas de texto com suporte, você pode usar o menu de contexto com um clique com o botão direito do mouse e escolher o novo item “Inserir Emoji” para obter o novo método de entrada. Você também pode tocar acioná-lo com o atalho de teclado Ctrl+; em qualquer aplicativo de digitação de texto, seja em redigir um e-mail, ou um documento de texto como o Writer do Libre Office ou o próprio editor de texto Code conforme vemos abaixo.

O Que Faltou?

Como nem tudo é perfeito, sempre há coisas que alguns de nós esperamos e que muitas vezes não temos. Como o elementary OS tem essa filosofia de ser mais enxuto e deixar para o usuário escolher o que a mais ele deseja instalar, seria injusto dizer que está faltando uma suíte de escritório, games e outras coisas. Também existe a filosofia de usar apps da distro como o navegador Epiphany ao invés de outros como o Firefox, e isso eu também entendo e não vou dizer que é um ponto negativo. Mas alguns recursos e apps que considero essenciais e não vieram, acho que seria importante citar.

As que eu notei foram as seguintes:

  • Um item de personalização nas Configurações do Sistema que permitisse alterar tema de ícones, janelas, layout de botões na janela para voltar o botão minimizar e alterar o lado dos botões e etc. Hoje isso é feito apenas com a instalação de um programa chamado elementary-Tweaks.
  • A opção de habilitar o salvamento de arquivos na área de trabalho. Embora isso não me faça falta, há muitos usuários que usam muito esse recurso, e ele poderia estar presente para ser habilitado na Central de Configurações do Sistema.
  • A Central de Aplicativos não tem uma Categoria Flatpak (como vemos na loja do Deepin que considero a melhor Central de Programas entre as Distros).
  • A opção de “minimizar janela atual” foi removida dos Cantos de acesso rápido (Hot corners).
  • Widgets embutidos no sistema como faz o Linux Mint ou o KDE. Isso seria um plus muito legal de se ter. (Hoje eu contorno isso com o app Screenlets).
  • Uma opção de trocar o wallpaper automaticamente de tantos em tantos minutos, como faz o Linux Mint e o KDE. (Hoje eu contorno isso com o app Variety).
  • Um app de Monitor do Sistema. Esse app eu considero importante que tivesse.
  • Um tema do elementary OS para o grub. O Grub é aquele menu de boot que lista os sistemas operacionais instalados em sua máquina quando você liga o computador. Ele aparece quando há mais de um sistema instalado, por isso, para quem usa dual boot, ou triple boot, ou eu que uso 4 sistemas operacionais na mesma máquina, seria legal ter um tema melhor do que uma tela preta com uma lista em texto. Para contornar isso, eu customizo o meu grub com o Grub-Customizer ou com o Burg.

Para deixá-lo mais completo para o meu gosto pessoal, eu instalo alguns apps e faço algumas configurações. Veja como nesse artigo abaixo.

Baixe Agora

Personalize o valor de que deseja doar, ou zero para gratuito e baixe.

Download elementary OS Juno

Conclusão

O elementary OS cumpre o que propõe fornecendo um sistema operacional estável, rápido e enxuto. Seu propósito não é oferecer um sistema com dezenas de apps instalados, e sim um sistema conciso e pronto para que o usuário instale o que desejar usando a Central de Apps. A aparência dele como sempre é muito bonita e elegante.

Eu uso o elementary OS há tempos. A versão anterior a essa que foi o Loki eu usei desde o lançamento até agora e nunca deu nenhum problema comigo. Todas as necessidades adicionais que eu tinha de softwares e customizações eu realizei com sucesso para que ele me atendesse melhor. Realmente essa é a proposta do elementary, fornecer um sistema bonito, funcional e minimalista, dando possibilidade do usuário deixá-lo como quiser. Comigo deu muito certo, sendo um dos sistemas que eu mais gosto e certamente o que eu mais uso.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

3 comments

  1. Eliude Angelo Carneiro Neto

    muito bom!!!!

  2. JULIO CESAR DE ARRUDA JUNIOR

    Como faço para instalar o picture in picture em outra distribuição? (Mint por exemplo)

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...