404 Not Found


nginx
Novo Linux Kernel 4.0 – Quais as novidades e como instalar – Cleuber.com.br
Dicas e TutoriaisLinuxServidores Linux

Novo Linux Kernel 4.0 – Quais as novidades e como instalar

A nova versão estável do  Kernel Linux foi anunciada por Linus Torvalds na lista de discussão do kernel Linux. 

Linux 4.0, codinome ‘Hurr durr eu sou uma ovelha “- (sim este é o nome do kernel) – traz consigo um conjunto pequeno de novo suporte de hardware, melhorias em drivers, ajustes de performance, correções de bugs e afins.

Mas comentando sobre a atualização, escreveu Torvalds;

“Em geral, 4.0 não tem muito de especial. Muito tem sido
feito na nova infraestrutura, patch do kernel, mas realisticamente […] nós
tivemos mudanças muito maiores em outras versões. Então, isso é muito mais um release “código sólido em progresso”.”

Linus acrescenta que Linux 4.1 é provável que seja uma ‘liberação maior’.

Recursos do Novo Linux Kernel 4.0

Instalar atualizações do kernel sem reinicializar

Se você já teve a necessidade de reiniciar a sua máquina Linux para concluir a instalação de uma atualização do kernel você não está sozinho. É um pequeno inconveniente na área de trabalho, e uma das mais importantes para os servidores.

gerenciador de atualização no Ubuntu

A capacidade de instalar / aplicar patches de segurança para o kernel do Linux “ao vivo”, sem a necessidade de reiniciar, tem sido um desejo de longa data de muitos entusiastas do Linux há anos.

Uma série de projetos de terceiros, como o Ksplice da Oracle e Kpatch da Red Hat, têm procurado oferecer funcionalidade patching ao vivo para determinadas distribuições.

Para os servidores, a empresa e os casos de uso de missão crítica, onde o tempo de atividade é prioridade, o patch do kernel ao vivo é um negócio muito bom.

A boa notícia é que o Linux 4.0 faz ter que reiniciar para completar a atualização do kernel uma coisa do passado.

Bem, quase.

A base inicial para apoiar patching sem reinicialização chega nesta última versão, pronta para administradores experientes para aproveitar o kernel Linux 4.0.

Distribuições Linux Desktop também devem ser capazes de tirar proveito do recurso (embora dada a complexidade envolvida na configuração da funcionalidade de “sem-reinicialização” para usuário final pode ser um pouco difícil).

Esta infraestrutura irá continuar a ser refinada e melhorada ao longo da série 4.x. Então em breve, todos nós vamos começar a ouvir mais sobre ele.

Outras mudanças

Embora seja considerado um pequeno lançamento do mais novo kernel Linux, temos um conjunto de bem-vindas melhorias de hardware, novos drivers e ajustes de performance. Esses incluem:

  • Melhorias na plataforma Intel “Skylake ‘
  • Suporte Intel Quark SoC
  • Várias correções para melhorar Linux rodando em um Playstation 3
  • Töpen-source AMD Radeon driver suporta DisplayPort Áudio
  • Vários ajustes de driver HID variado, incluindo Lenovo teclados compactos, Wacom Cintiq 27QHD
  • Toshiba – configurações de energia do driver acrescenta Hibernar USB / função de carga, carga rápida, o Hibernar com música, e etc.
  • Tweaks do sistema de arquivos, incluindo F2FS, BtrfFS, e etc.

Instalar Linux Kernel 4.0 no Ubuntu

A Canonical já disponibilizou para download.

Embora classificado como estável, (o que é bom), não há no momento a necessidade de os usuários de desktop ou recém-chegados ao Linux em atualizar. 

O usuário mais impaciente ou gamer que queira utilizá-lo, pode correr um risco de ter um crash no sistema ao instalar o Linux 4.0, então recomendo fazê-lo em um Linux que não seja o principal de uso. Para os mais conservadores, melhor é manter o arquivo de kernel padrão da Canonical.

Obs. O Ubuntu 15.04 Vervet Vivid foi lançado em Abril de 2015 com Ubuntu Kernel 3.19.

Então, para quem gosta de fortes emoções, poderá instalar com o seguinte comando abaixo:

cd /tmp && wget https://db.tt/8fEb05ZY -O kernel-4.0 && chmod +x kernel-4.0 && sudo sh kernel-4.0 && sudo update-grub && sudo reboot

Eu instalei o kernel 4 em meu notebook de trabalho em duas distros recém instaladas e que eu poderia testar, (o Zorin OS e o recém lançado Elementary OS Freya) principalmente por minha APU ser AMD, mas perdi meu driver de Wi-Fi, então, ao invés de buscar instalar o driver ou outro reparo, eu apenas voltei a usar o kernel anterior. 😉

kernel4
Zorin OS com kernel 4.0

Abraços

Cleuber

Via OMG Ubuntu

 

Cleuber Silva Hashimoto

Administrador

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança.
Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

 cleuber.hashimoto@gmail.com  https://cleuber.com.br

Cleuber Silva Hashimoto

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança. Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo