404 Not Found


nginx
Review Zorin OS 17.1 Pro – Cleuber.com.br
Dicas e TutoriaisDistro ReviewsLinux

Review Zorin OS 17.1 Pro

Saudações terráqueos!

Hoje vou falar um pouco do Zorin OS versão 17.1 Pro.

Essa distribuição Linux irlandesa criada e mantida por Artyom Zorin, CEO e cofundador da Zorin Group e seu irmão Kyrill Zorin. O projeto no princípio foi criado enquanto Artyom e Kyrill ainda eram adolescentes.

Kyrill and Artyom Zorin in 2010. Picture credit: podcast.ubuntu-uk.org

“A história do Zorin OS começou no verão de 2008, quando meu irmão Kyrill e eu tentamos Linux pela primeira vez. Assim que inicializamos nosso CD do Ubuntu 7.10, ficamos surpresos com o quanto era melhor do que os sistemas operacionais tradicionais de desktop. Isso fez nosso computador funcionar muito mais rápido, era muito mais personalizável e flexível, e não preocupávamos em obter vírus.”

Sim, eles são a prova viva que é possível empreender no mundo do open source com um projeto com excelente propósito e planejamento.

Versões

Hoje o Zorin OS está disponível nas versões Core e Education que são gratuitas, e versão Pro que é comercial, com suporte e recursos adicionais. https://zorin.com/os/download/

Então…sim, eu fiz! Huahuahua (minha risada sinistra)…Comprei a versão Pro do Zorin OS!

Eis uma coisa que não é muito usual no mundo de distribuições Linux para Desktop. Sabemos que a maioria das distribuições Linux são gratuitas, exceto as que são de utilização empresarial e oferecem suporte do mantenedor, como o RedHat, SUSE e Oracle Linux. Já no mundo de desktop, o que ocorre é que a grande maioria é gratuita, mas algumas empresas possibilitam receber do usuário uma doação para ajudar os desenvolvedores, o que eu acho muito justo. É o caso do elementaryOS por exemplo, que em sua página de download permite ao usuário doar os valores sugeridos, ou personalizar o valor, ou ao digitar zero, o baixar gratuitamente.

Já no Zorin OS, eles criaram uma versão Pro, que além do suporte que o usuário terá direito, vem com mais opções de personalização e mais softwares embarcados como uma espécie de curadoria de apps para vários tipos de utilização, tais como, para estúdio de edição de vídeo e áudio, e o usuário decide se irá manter ou remover o que ele não usa.

Venho utilizando esse sistema a muitos anos em minha máquina principal em múltiplo boot com o PopOS! e Windows. Ele é baseado em Ubuntu, é estável e cheio de recursos.

Após o processo de pagamento, ele te dá um Support Code, que é um número de série que permite que você obtenha suporte, e os links de download de duas versões pro. A normal, cheia de apps, e a versão Lite, que vem apenas com os apps principais.

Uma Boa Opção Para Empresas

Utilizando o Zorin Grid pode-se controlar os endpoints dos usuários, com diversos recursos interessantes. Saiba mais em https://zorin.com/grid/.

Instalação ou Upgrade

O Zorin também te permite realizar o upgrade da versão anterior 16.3 para a versão 17.1 Pro através de um app de atualização, nele, você precisa apenas preencher com seu e-mail cadastrado e Support Code, e ele faz o restante.

Comigo, eu tive alguns desafios. O primeiro foi que eu não tinha espaço em disco suficiente para fazer o upgrade, então tive que fazer uma limpeza e transferência de arquivos pessoais para outro disco, e depois o processo de atualização apresentou falha, mas nesse passo, ele já havia registrado minha aquisição e configurado os repositórios da versão Pro. Então para eu não perder mais tempo, bastou eu abrir o terminal e rodar o comando “apt dist-upgrade” que ele se encarregou do resto e deu tudo certo.

Mas caso você não tenha nada muito importante que o faça escolher pelo upgrade, eu sugiro sempre realizar uma instalação limpa.

Sucesso de Downloads

Um pouco depois de seu lançamento, o Zorin OS 17 foi baixado mais de 500 mil vezes. Quase 80% vieram de macOS e Windows, “refletindo nossa missão de levar o poder do Linux a novas pessoas e aumentar a comunidade para o benefício de todos”, disse Artyom Zorin, CEO e cofundador.

Ficha Técnica

  • Kernel Linux 6.5
  • Gnome 43
  • Mesa 23.2
  • Sistema de Janelas Wayland (ou X)
  • Repositórios do Ubuntu 22.04 LTS

A fim de alcançar a experiência de uso mais parecida com a de quem instalou o sistema de forma limpa, eu criei um usuário novo e fiz o login com ele.

Depois disso, quero falar um pouco do que achei do sistema.

Tela inicial do Desktop

Vemos uma bela combinação de aparência do Mac com Windows com Chrome OS. Wallpaper de montanhas, barra de tarefas semi transparente, menu estilo Windows 7, janelas com tema claro e cantos levemente arredondados. Claro que tudo isso é extremamente customizável. E ao primeiro login, abre-se o app de boas-vindas e lhe permite realizar um tour pelo sistema.

O menu no layout padrão.

Wallpapers

O Wallpaper padrão é o Zorin.jpg e que muda para o Zorin-Dark caso o tema escolhido seja o escuro.

O Conjunto de Wallpapers é esse, combinando formas geométricas com paisagens, lembrando que a versão pro possui mais wallpapers que a versão básica.

Tema de Ícones

O tema de ícones padrão é o Zorin-Blue.

Zorin Appearance

Com o app Zorin Appearance é possível escolher entre layouts que remetem ao Windows, Mac, Ubuntu ou Gnome e diversas outras opções de customização, como escolher entre tema de cores, claro ou escuro, ou mudança automática de um para outro a depender da hora do dia, também alterar o tema de ícones, fontes (tipos de letra) do sistema, ícones da área de trabalho e efeitos adicionais como Cubo e Alt+Tab 3D.

Suporte aprimorado à aplicativos Windows via Wine

Chegando dois meses e meio após o Zorin OS 17, a versão Zorin OS 17.1 está aqui para melhorar o suporte para aplicativos do Windows, incluindo a camada de compatibilidade mais recente do Wine 9.0 para executar aplicativos e jogos do Windows em sistemas GNU/Linux, bem como a interface gráfica do usuário do Bottles para o Wine.

Além disso, o Zorin OS 17.1 expande o banco de dados interno de aplicativos personalizados para detectar arquivos do instalador para aplicativos e jogos populares do Windows. Mais de cem aplicativos agora são suportados para fornecer aos ex-usuários do Windows recomendações ainda mais personalizadas para alternativas aos seus aplicativos favoritos do Windows.

Por exemplo, o Zorin OS agora solicitará que os usuários instalem a versão nativa do Linux dos aplicativos que os usuários tentarem iniciar usando os instaladores do Windows para esses aplicativos. O Zorin OS permanece fiel ao seu objetivo de ser a distro Linux ideal para usuários do Windows ou macOS que desejam migrar para o Linux.

Vídeo do Review

Veja o vídeo de Review completo no Youtube:

Bom pessoal, sem mais delongas, bom proveito!

Abraços.

Cleuber Silva Hashimoto

Administrador

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança.
Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

 cleuber.hashimoto@gmail.com  https://cleuber.com.br

Cleuber Silva Hashimoto

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança. Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo