Home / Destaques / Zorin OS 16 Lançado – E é Surpreendente

Zorin OS 16 Lançado – E é Surpreendente

Boa tarde meus amigos da tecnologia.

Hoje eu gostaria de falar sobre um sistema operacional que já era muito bacana, mas conseguiu ficar ainda melhor. Trata-se do Zorin OS 16. Sua versão anterior, a 15.3 era baseada em Ubuntu 18.04, e finalmente saiu a versão 16, baseada no Ubuntu 20.04.3 LTS, o que trás diversas melhorias por baixo do capô tanto por ser baseada nesta versão de longo suporte do Ubuntu com versão mais recente do kernel e do ambiente Gnome que ele utiliza, que nesta nova versão já tem um consumo de memória RAM bem reduzido em relação à última, além das diversas melhorias que o pessoal do Zorin realizou tanto em relação aos ajustes de otimização do sistema quanto às evoluções da distro e seus apps.

A “Pegada do Zorin”

Muitos sistemas operacionais baseados em Linux, ou seja as Distribuições Linux, em seus sites tem uma chamada interessante ao dizer que seus sistemas são “os substitutos perfeitos para o Windows ou o Mac OS”. A verdade é que igual à eles nenhum vai ser, e nem é a intenção que seja, mas sim, oferecer um substituto estável e de fácil utilização ao usuário. Nessa interpretação mais realista, poucas distros oferecem um sistema realmente pensado nesse objetivo de trazer usuários que criaram a cultura de utilização de outros sistemas operacionais. Mas surpreendentemente o Zorin OS é um dos melhores nesse sentido. Na verdade em minha opinião atualmente, ele poderia facilmente ser considerado o melhor, (e eu vou explicar porquê).

A “pegada” do Zorin é oferecer um sistema não apenas altamente customizável como a maioria das distros fazem, mas que permitem que o usuário comum, realize conjuntos de customizações ao alcance de um clique do mouse, mudando o layout do sistema para se parecer com o (e pasmem agora), Windows 7, Windows 10, Windows 11, Mac OS, ou de ambientes do Linux mesmo, como o Gnome puro ou o Gnome do Ubuntu, entre outros.

Esse recurso incrível se dá pelo aplicativo Zorin Appearance, e esse é o maior appeal desta distro. Sem falar que além disso a distro é fantástica. Vou explicar logo abaixo. Vamos às novidades!

Veja alguns comentários de páginas famosas de tecnologia.

Novidades do ZORIN OS 16 por eles

Abaixo segue a descrição oficial das novidades de acordo com a própria página do Zorin OS.

Esta análise é feita sobre todos os recursos disponíveis na versão “PRO” que tem um custo de U$ 39 para ajudar os mantenedores da distro. A versão “Core” é gratuita e oferece um pouco menos de recursos de aparência e menos apps pré-instalados.

“A Melhor Versão de Todos os Tempos”

Nossa versão mais avançada de todos os tempos. Repleto de recursos e melhorias para levar seu computador a um nível totalmente novo.

Computador exibindo layouts de área de trabalho no Zorin OS 16

Desde o lançamento de nossa última versão principal em junho de 2019, o Zorin OS 15 foi baixado quase 3 milhões de vezes em todo o mundo. Desde então, ouvimos seus comentários e trabalhamos muito para construir o sistema operacional mais moderno; um que ajuda a tornar seu computador melhor, mais rápido, fácil, mais seguro e que respeita a privacidade.

Hoje, estamos empolgados para finalmente lançar a próxima versão principal de nosso sistema operacional: Zorin OS 16. Este é um grande salto à frente que refina todos os níveis do sistema operacional: desde sua aparência até como funciona. É embalado com novos recursos e melhorias que ajudam você a obter o máximo de energia do seu computador, para que você possa realizar mais do que nunca.

Para obter o Zorin OS 16, visite agora a página de download ou continue lendo para saber o que há de novo.


Um novo visual deslumbrante

O Zorin OS 16 foi atualizado com uma aparência renovada e refinada fora da caixa. Introduzimos um tema padrão novo e mais sofisticado que é mais agradável aos olhos. Você encontrará toques detalhados e animações encantadoras em todo o sistema que elevam sua experiência de computação.

Zorin OS 16 desktop padrão

Também introduzimos novas ilustrações e papéis de parede para a área de trabalho. Fora da caixa, você é saudado com um papel de parede dinâmico que muda de acordo com a hora do dia.

Papel de parede de montanha dinâmico

A tela de bloqueio agora exibe uma versão borrada do papel de parede da área de trabalho.

Tela de bloqueio

Desempenho mais rápido e suave

A velocidade tem sido o foco principal no Zorin OS 16, então a área de trabalho é muito mais rápida em uma ampla variedade de hardware, antigo e novo. Otimizações de desempenho foram feitas em todos os níveis do sistema operacional, desde o kernel até o ambiente de desktop. Os aplicativos abrem mais rápido, as animações são mais suaves e os tempos de carregamento são reduzidos para que você possa passar mais tempo sendo produtivo.

Laptop exibindo a imagem de um foguete

Comece mais facilmente com o tour

O novo Tour é o melhor lugar para aprender como usar o Zorin OS. Quando você faz login pela primeira vez, o Tour irá guiá-lo através dos conceitos básicos de como usar e personalizar a área de trabalho, conectar suas contas online, vincular seu telefone ao computador usando o Zorin Connect e instalar o software de que você precisa para trabalhar e Toque. É a maneira mais acolhedora de passar de novato a especialista em Zorin OS e configurar a área de trabalho para funcionar melhor para você.

Se você estiver usando um laptop, mover-se entre seus aplicativos e áreas de trabalho é ainda mais rápido e fácil. Zorin OS 16 apresenta gestos de touchpad multitoque, habilitados fora da caixa. Agora você pode alternar entre áreas de trabalho com movimento 1: 1 fluido, deslizando 4 dedos para cima ou para baixo. Aperte o touchpad com 3 dedos para abrir a visão geral das atividades e ver instantaneamente todos os aplicativos em execução em seus espaços de trabalho.

Nosso mundo de aplicativos acabou de ficar maior: o Flathub agora está habilitado

Você notará que ainda mais aplicativos estão disponíveis para instalação na loja de software no Zorin OS 16 do que nunca. Isso é graças à adição do repositório Flathub ao Zorin OS pronto para uso. Flathub é o repositório padrão de fato de onde obter aplicativos usando o formato de pacote Flatpak. Ele floresceu em um enorme ecossistema de aplicativos e jogos de muitos desenvolvedores independentes, bem como software diretamente de grandes nomes como Spotify, Zoom e Discord.

Agora o Zorin OS vem pré-carregado com os catálogos de aplicativos do Flathub , a loja Snap e os repositórios APT do Ubuntu e Zorin OS, bem como a capacidade de instalar pacotes .deb e AppImage e aplicativos do Windows (opcionalmente usando Windows App Support , por WINE). Graças a isso, o Zorin OS 16 tem a maior biblioteca de aplicativos pronta para uso de todos os tempos.

Gerenciadores de pacotes com suporte

A loja de software integrada também recebeu muitas otimizações internas, bem como melhorias na interface do usuário para tornar ainda mais fácil encontrar e instalar aplicativos de diferentes fontes. Se um aplicativo estiver disponível em vários repositórios (como Flathub e a loja Snap), você pode selecionar de qual instalar; usando o menu “Fonte” na página de lista do aplicativo.

Menu suspenso de fontes de software

No entanto, a loja de software mantém sua experiência de usuário simples e unificada, para que você possa encontrar e instalar as versões mais recentes dos aplicativos que deseja com um clique, sem precisar pensar sobre qual fonte ou formato de pacote de aplicativo usar.

Sideload do software Windows mais seguro e fácil

Ao fazer o sideload de aplicativos e jogos, o Zorin OS 16 torna ainda mais fácil instalar o software que você deseja da maneira mais compatível e segura.

O Zorin OS agora vem com um banco de dados embutido que detecta arquivos populares do instalador do Windows, para que o sistema possa guiá-lo durante o processo de instalação. Se o sistema reconhecer o arquivo .exe ou .msi em que você clicou duas vezes, ele irá sugerir automaticamente que você instale o aplicativo ou jogo (ou sua alternativa mais próxima) a partir da fonte recomendada, seja um pacote nativo na loja de software ou um Instalador otimizado para Linux para um jogo de PC no Lutris ou Steam. Ele também fornece uma opção simples e informada para instalar o Windows App Support se você deseja executar a versão do Windows do aplicativo ou jogo.

Acreditamos que esse recurso tornará ainda mais fácil para novos usuários começar a usar seu software favorito no Zorin OS e aprender a amplitude e os benefícios do ecossistema de aplicativos do Linux.

Instalando Zoom e Overwatch

Novo aplicativo gravador de som

O novo aplicativo Gravador de som oferece uma maneira simples e bonita de gravar áudio e fala e reproduzi-los. Esteja você criando um memo de voz para si mesmo ou produzindo um podcast, o aplicativo Sound Recorder se adapta ao seu fluxo de trabalho e torna a gravação de áudio sem esforço.

Gravador de som

Uma barra de tarefas mais informativa e personalizável

Agora é mais fácil do que nunca ver o status de seus aplicativos em execução de relance. A barra de tarefas agora exibe emblemas que mostram o número de mensagens não lidas, bem como barras de progresso para operações em andamento, como ao copiar arquivos grandes no aplicativo Arquivos.

Indicadores da barra de tarefas

O desktop Zorin OS 16 agora está mais personalizável do que nunca, graças às novas configurações da barra de tarefas e do painel. Basta clicar com o botão direito na barra de tarefas para acessar as Configurações da barra de tarefas, onde agora você pode:

  • Mova o painel para o lado esquerdo ou direito da tela, além das partes superior e inferior
  • Defina a transparência e o tamanho do painel
  • Exibir o painel em vários monitores
  • Mostrar / ocultar e mover os botões e indicadores do painel
  • Escolha exibir apenas ícones da barra de tarefas para aplicativos em execução na área de trabalho ou monitor atual
  • Altere o comportamento ao clicar ou rolar os ícones do aplicativo na barra de tarefas
  • Mostrar / ocultar visualizações de janela e dicas de ferramentas ao passar o mouse sobre os ícones do aplicativo da barra de tarefas
  • Mostrar / ocultar automaticamente o painel de forma inteligente

Zorin Appearence redesenhado

Falando em personalização, agora tornamos o Zorin Appearance ainda mais fácil de usar e navegar. A aparência do Zorin permite que você selecione um layout de área de trabalho diferente, altere o aplicativo e o tema do ícone, escolha a fonte da área de trabalho e ajuste outras partes da área de trabalho para torná-la verdadeiramente sua.

No Zorin OS 16, atualizamos o layout do aplicativo para tornar ainda mais fácil encontrar opções de personalização, com as guias de categoria movidas do topo para o lado esquerdo da janela. Os layouts da área de trabalho também foram separados em uma guia dedicada e agora você pode definir o tamanho dos ícones da área de trabalho independentemente do aplicativo Arquivos.

Novo layout de desktop semelhante ao Windows 11

Estamos introduzindo um layout de desktop totalmente novo no Zorin Appearance que se assemelha à interface padrão do Windows 11. Ele apresenta uma interface de usuário moderna e simplificada que se adapta bem a computadores com touchpads, mouses ou telas sensíveis ao toque. O novo menu de grade, botão de visão geral das atividades e ícones da barra de tarefas são colocados na frente e no centro para fácil acesso e navegação sem esforço em telas de todos os tamanhos.

O layout da área de trabalho semelhante ao Windows 11 está disponível como uma opção no Zorin OS 16 Pro.

Layout de desktop semelhante ao Windows 11

Modo Gelatina

Sem dúvida, o recurso mais inovador e revolucionário que já incluímos, o Modo Jelly mudará fundamentalmente a forma como você usa seu computador para sempre ?. Quando ativadas, as janelas oscilam quando movidas pela área de trabalho e se comprimem nos ícones de seus aplicativos quando minimizadas. Você pode habilitar o modo Jelly na guia Interface em Zorin Appearance para dar à sua área de trabalho uma sensação mais fluida e divertida.

…e muito mais

  • Escala fracional para telas de alta resolução
  • Use e instale os drivers NVIDIA mais recentes diretamente no arquivo .iso
  • Junte-se facilmente a um domínio do Active Directory a partir do instalador do sistema
  • Arquivos estrela para fácil acesso no aplicativo Arquivos
  • Melhor suporte ao leitor de impressão digital com configuração mais simples
  • Novo aplicativo de fotos para gerenciamento de fotos mais simples
  • Exiba um código QR para conectar facilmente seus dispositivos ao ponto de acesso Wi-Fi do seu computador
  • O aplicativo Configurações agora tem um layout de categoria atualizado que é mais fácil de navegar
  • Crie pastas de aplicativos facilmente na grade de aplicativos arrastando aplicativos uns para os outros (somente layouts de área de trabalho semelhantes aos do MacOS e do Ubuntu)
  • Rastreamento e telemetria integrados desativados no Firefox por padrão para uma experiência de navegação na web mais respeitadora da privacidade
  • Experiência de inicialização sem oscilação (em hardware compatível)
  • Instalações criptografadas agora podem criar uma chave de recuperação
  • Suporte aprimorado para hardware mais recente
  • Baseado no Ubuntu 20.04.3 LTS

Isso é apenas arranhar a superfície do que há de novo e melhor no Zorin OS 16. Com a consolidação de centenas de novos recursos e melhorias nesta versão, o Zorin OS 16 é a manifestação mais clara de nossa visão que estabelecemos há mais de uma década: combinar a tecnologia de desktop mais poderosa com o design mais amigável.


O Zorin OS 16 terá suporte com atualizações de software e patches de segurança até abril de 2025. Esse período de suporte estendido o torna a escolha perfeita para grandes implantações em empresas, escolas e organizações.

Como obter o Zorin OS 16

Você pode baixar Zorin OS 16 Core e Pro da página de download em nosso site hoje.

Conclusão

O Zorin OS tem se mostrado uma excelente distro tanto para velhos usuários avançados, técnicos, desenvolvedores, ou para usuários iniciantes e para empresas, sim, mesmo as que controlam as contas de usuários com o controlador de domínio do Active Direcory. Nesta versão, destaque, para o novo Zorin Appearence, novos layouts disponíveis, com destaque para o layout padrão que é lindo, o que imita o Windows 11, e o Mac OS, também para a Central de Programas que se utiliza de todas as fontes já configuradas, sejam biblioteca do sistema, Flatpaks, Snaps e AppImage, além de um novo suporte quando o usuário tenta instalar um aplicativo de Windows seja do tipo “exe”, ou “msi”, dando sugestões para a instalação dos mesmos de forma nativa do Linux ou através de plataformas como o Lutris. Também contamos com novidades como os novos gestos de touchpad, o instalador da distro está incrível também, tornando possível já para empresas definirem o ingresso ao domínio. O app Zorin Connect conecta seu smartphone Android ao sistema. Todos os detalhes desde a tela de boot, até a tela de login e tema do desktop, tema de janelas e tema de ícones também estão demais. Sem falar do modo Dark. Muitos dos recursos são realizados por extensões do Gnome criadas para o Zorin muitas vezes exclusivas e em outros casos forks de outras extensões.

ZORIN OS 16 se mostrou uma distro matadora, “vapo vapo”!!!

Abraços.

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

2 comments

  1. Show de bola a avaliação.
    Parabéns!

Leave a Reply

x

Check Also

Como Deixar o Windows 10 Mais Rápido – 2020/2021 – Para Jogos ou Trabalho

Olá pessoal, olha eu aqui de ...