Home / Destaques / Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é uma tarefa fácil. Sabemos que alguns mantenedores de sistemas operacionais baseados em kernel Linux fazem um trabalho esplêndido nesse sentido. Diferentemente de apenas pegar uma Distro pronta, mudar a aparência e lançá-la como algo novo, as melhoras empresas mantenedoras se utilizam de uma base sólida e criam algo realmente exclusivo, bem pensado, funcional e belo. É a proposta do elementary OS. Nesta versão há uma extensa lista de aprimoramentos e novidades excelentes. Seu codnome “Odin” segue a lista de nomes de deuses da mitologia nórdica. (já tivemos a Hera, o Loki, quem sabe o próximo seja o Thor). Talvez o nome do maior desses deuses nórdicos, Odin, (pai de Thor e Loki), tenha se dado pela grandeza no avanço desta versão em termos de remodelagem e novidades.

Um Pouco Sobre o elementary OS

Ela por muitos anos foi considerada uma das Distros mais bonitas de se usar e dessa vez continua entregando essa característica. Seus lançamentos ocorrem depois de anos de desenvolvimento e dessa vez levou 4 anos, seguindo a máxima deles de entregar “apenas quando tudo estiver realmente pronto”.

Seu ambiente chamado Pantheon é exclusivo desenvolvido por eles mesmos, seus apps embarcados são exclusivos, desenvolvido por eles e por desenvolvedores que o fazem de acordo com as regras de desenvolvimento que eles estabeleceram. Sua loja de aplicativos possui apenas esses apps criados para o sistema operacional elementary OS. E dessa vez eles restringiram os apps da loja ainda mais para que lá só tenha esses apps feitos para o eOS.
Isso pode ser considerado bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque esses apps são em suma feitos para o sistema e se comportarão melhor com o sistema, incluindo em termos de aparência e privacidade. E ruim, pois não há na Loja de Apps todos os apps que gostamos de usar em outras distros, inclusive não há um pacote de escritório instalada por padrão como de costume, mas nessa versão nem disponível na loja como o Libre Office, por exemplo. Mas isso é contornável, claro, banstando instalar o que se precisa via linha de comando ou instalando outro gerenciador de pacotes gráfico como o Synaptic ou Software do Gnome.

Como já foi avaliado anteriormente, o elementary OS está se tornando aos poucos mais do que apenas uma Distribuição Linux, está se tornando uma plataforma, tanto como Sistema Operacional como de apps esclusivos pelos dfesenvolvedores que se associam. Com o tempo creio que a loja que atualmente está restrita a apps exclusivos irá se tornar algo bem mais populado de opções criadas para o eOS, e esperamos que principalmente uma suíte de escritório esteja nessa lista.

Outra coisa interessante no elementary OS é o conceito de uso de seu desktop, que por exemplo não possui nas janelas o botão de minimizar, fazendo o usuário tentar se acostumar a não utilizar mais esse recurso. Teoricamente, tudo muito interessante, mas no uso do dia a dia, eu particularmente não acho muito prático. Talvez por eu teoricamente não me adaptar em usar o desktop da maneira que “eles acham ser a correta” (e olha que já tentei). Isso também é contornável, mas também exige a instalação de um programa “de fora” (elementary Tweaks) e a realização de alguns ajustes, emboram eles digam que a versão 6 Odin seja a mais personalizável até agora, alguns desses “tweaks” não estão disponíveis, mas como sempre o usuário avançado dá um jeito.

Vale A Pena Usar?

Talvez a pergunta então seja, “por que usar uma distro que necessite de tantos ajustes para que possa ser usada melhor?” Esta é uma boa pergunta. Posso dizer que “usar uma Distro como ela vem por padrão não é meu forte”. Eu sempre faço ajustes em todas as Distros que eu uso, então para mim é uma coisa normal, mas para o usuário iniciante que quer apenas usar como vem de fábrica, no caso o elementary OS, isso pode ser um pouco mais trabalhoso. Posso dizer que na minha experiência usando o elementary OS por pelo menos as últimas 4 versões, depois de meus ajustes, o uso do sistema é bem satisfatório, por isso por muitos anos ela foi a minha Distro principal e hoje uma de minhas 3 favoritas.

Existe algo muito bom e difícil de explicar, como um “felling”, que realmente existe em usar o ambiente Pantheon. Pode ser o cuidado com a fluidez, com a iconografia, tema de janelas, botões, balões flutuantes, tipografia, conforto de recursos de alguns apps, ou a harmonia e usar tudo isso junto. Tudo muito baseado em desenvolvimento da experiência no uso do sistema e dos apps, ou seja, código bem feito somado ao UX-Design mais design gráfico, backend com frontend bem feitos, motor e carroceria bem feitos e chega de analogias… (risos).

Claro que depois de muita evolução de outras distros, esses milhares de detalhes minúsculos, trabalhosos de desenvolver e que fazem toda a diferença foram aprimorados também nas melhores distros concorrentes. O próprio ambiente Gnome evoluiu muito nos últimos anos e recentemente teve um salto com a versão 40, e Distros como o Deepin e o Zorin também tem entregue uma experiência de uso do desktop muito boa. Sem falar dos avanços constantes do KDE. Por isso tenho estado muito animado com tudo isso.

Diria que sim, vale a pena, mas assim como a maioria das distros, um trabalho de ajustes e instalação de apps podem ser necessário para você, (e talvez um pouco mais do que em alguma outras distros), pois, lembre-se, como diz o seu nome o elementary OS, tende a entregar de fábrica apenas o que é essencial e “elementar”, deixando ao usuário que o complete como achar melhor.

Vamos Ao Que Há de Novo!

Vou passar abaixo as características descritas na própria página de lançamento da distro.

Aparência

elementary OS 6 lança um novo par de papéis de parede projetados em parceria com a agência de criação Freehive e o fotógrafo Brendon Porter , lançado sob a licença Creative Commons BY-SA 4.0 .

Odin Wallpaper
Papel de parede de Odin (escuro)

Também atualizamos nosso conjunto com quatro novos papéis de parede de alta resolução, acrescentam variedade e exibem habilmente as novas cores de destaque. As imagens embutidas aqui são reduzidas e compactadas; você pode obter as imagens de resolução total do OS 6 elementar ou no GitHub.

Tipografia

Você também deve ter notado uma nova fonte de sistema para o OS 6 elementar: Inter de Rasmus Andersson . Inter é um novo tipo de fonte totalmente aberto, cuidadosamente elaborado e projetado para telas de computador; trouxemos para o OS 6 e trabalhamos com Rasmus em uma tipografia atualizada na forma de tamanhos, pesos, cores e configurações de renderização ajustados para melhorar a legibilidade e o contraste.

Inter

Dark Style – Estilo escuro e cor de destaque

Prepare-se para desligar as luzes, porque Dark Style está aqui para o sistema operacional. O novo estilo visual está disponível diretamente na tela de boas-vindas ou a qualquer momento em Configurações do sistema → Área de trabalho → Aparência. Escolha o estilo clássico Padrão ou um novo estilo Escuro, e o sistema e os aplicativos padrão seguirão o exemplo. Os aplicativos de terceiros são incentivados a seguir essa nova preferência, embora evitemos a quebra ao não forçá-la; se o seu aplicativo favorito não acompanhar, certifique-se de relatar isso ao desenvolvedor. O estilo escuro também pode ser programado para seguir o pôr do sol e o nascer do sol na sua localização, ou com base em sua própria programação.

Esquerda: Estilo escuro e cores de destaque na tela de boas-vindas | À direita: Configurações do sistema → Área de trabalho → Aparência

Também adicionamos 10 novas cores de destaque ao sistema, afetando tudo, desde botões de ação sugeridos e interruptores para estilos de foco de seleção de texto – e a nova preferência de cor de destaque automática escolhe uma cor de destaque de seu papel de parede atual. elementary OS 6 é a versão mais personalizável até o momento, permitindo que você mude completamente a aparência brincando com diferentes papéis de parede, estilos visuais e cores de destaque.

elementary OS 6 é a versão mais personalizável até hoje, permitindo que você mude completamente a aparência.

Esses novos recursos são possibilitados por um redesenho completo e reescrita da folha de estilo do sistema OS elementar. Revisitamos todos os detalhes, desde sombreamento e contraste contextual a sombras, traços e raios de borda. O resultado final garante um contraste muito melhor em todo o sistema operacional, permitindo uma personalização sem precedentes.

Mudanças de aparência e comportamento chegando ao OS 6 elementarAtualizações de design visual que vão além da superfícieDaniel Foré Fundador e CEO  9 min de leitura.

Painel

Na versão anterior, elementary OS 5.1, adicionamos uma dica de ferramenta ao menu de aplicativos para fornecer mais informações, incluindo atalhos de teclado – tornando um recurso principal do sistema operacional de inicialização de aplicativos mais detectável. Conversando com vários usuários, aprendemos que muitos não sabiam que a maioria dos indicadores tinha um atalho do botão do meio para alternar rapidamente seu controle principal. Portanto, com o OS 6, expandimos essa convenção para a maioria dos indicadores no Painel ao passar o mouse.

Dica para o indicador de som
Dica para o indicador de som

Agora, ao pairar: o indicador Night Light mostra o status e clique com o botão do meio para adiar o atalho; o indicador de som mostra o volume preciso e clique com o botão do meio para silenciar o atalho; o indicador de rede mostra o nome da rede sem fio atual; o indicador de Bluetooth mostra o estado ligado / desligado e clique com o botão do meio para alternar o atalho; o indicador de energia expõe a porcentagem precisa da bateria e o tempo até que ela seja carregada ou vazia, além do clique do meio para alternar o atalho; o indicador Notificações mostra exatamente quantas notificações existem, bem como o clique do meio para o atalho Não perturbe; e o indicador de sessão detalha o nome do usuário atual e clique com o botão do meio para solicitar o encerramento do atalho.

Indicador de som
Indicador de som

Expandimos a funcionalidade do indicador de som no OS 6, também: o indicador agora mostra os dispositivos de entrada e saída diretamente no popover, tornando a mudança entre fones de ouvido e alto-falantes ou microfones diferentes mais fácil em movimento, sem ter que abrir o configurações de som completas.

Indicador de energia
Indicador de energia

Melhoramos o indicador de energia no OS 6 com melhor suporte para dispositivos de desktop, além de um novo recurso útil: selecionar um dispositivo no popover agora abre uma interface de estatísticas de energia com mais informações como a energia do design e a capacidade total da bateria do dispositivo.

Juntas, essas mudanças significam que os indicadores do sistema no OS 6 elementar são mais poderosos e tornam os atalhos úteis e que economizam tempo muito mais detectáveis ​​do que antes.

Recursos da área de trabalho

Adicionamos novos recursos à área de trabalho e gerenciamento de janela do OS 6 elementar para acelerar seu fluxo de trabalho.

títulos de janela
Esquerda: Título da janela | Centro: Menu da janela | Direita: menu da área de trabalho

O elementary OS 6 apresenta títulos de janela ao passar o mouse sobre as janelas na Visualização de multitarefa para que você possa encontrar mais facilmente a janela certa a partir de várias outras visualmente semelhantes. Melhoramos o menu de contexto da janela ao clicar com o botão direito do mouse na barra de cabeçalho de uma janela com um novo layout, cópia aprimorada e um novo recurso: Captura de tela. Isso torna mais fácil fazer capturas de tela de janelas específicas, além de ajudar a expor o atalho do teclado para torná-lo ainda mais rápido no futuro. E, por último, adicionamos um novo menu de contexto à própria área de trabalho: clicar com o botão direito do mouse no papel de parede da área de trabalho agora expõe atalhos rápidos para alterar o papel de parede, definir as configurações de exibição ou ir para Configurações do sistema.

Configurações de multitarefa da área de trabalho
Configurações de multitarefa

O OS 6 elementar expandiu as configurações de multitarefa em Configurações do sistema → Área de trabalho → Multitarefa . Combinamos a visualização anterior de cantos quentes com novos novos controles para quando mover as janelas para um novo espaço de trabalho, incluindo opções para alternar o comportamento para tela inteira e maximizar.

Novas características

Não seria um novo lançamento de sistema operacional sem novos recursos empolgantes para melhorar sua experiência, e o OS 6 oferece isso.

Multi-touch

Um dos novos recursos mais difundidos para usuários de tela de toque e touchpad é o novo suporte multitoque em todo o OS 6. Um toque de três dedos abre suavemente a Visualização de multitarefa, expondo aplicativos e áreas de trabalho abertos. Um deslizar de três dedos para a esquerda ou direita alterna suavemente entre os espaços de trabalho dinâmicos, tornando ainda mais rápido pular entre as tarefas.

Visualização multitarefa
Gestos multitoque 1: 1 usados ​​para Visualização de multitarefa e espaços de trabalho de comutação
Troca de espaços de trabalho

Mas não é apenas a área de trabalho que oferece suporte a multitoque; trabalhamos para trazer gestos multitoque de dois dedos suaves e intuitivos para os aplicativos também. Passe pelos layouts de páginas, como capturas de tela no AppCenter, meses no indicador Data e hora ou etapas nas telas Configuração inicial e Bem-vindo. Deslize para dispensar os balões de notificação na tela ou na Central de Notificações. Deslize para voltar na Web, Configurações do sistema e vários outros aplicativos. E deslize suavemente entre os usuários no saudador de tela de login / bloqueio.

Capturas de tela do AppCenter
Centro de Notificação
Layouts de teclado

Esses novos gestos multitoque tornam o OS 6 básico mais rápido e fácil de navegar em uma tela de toque ou touchpad – tudo isso enquanto garante que cada interação seja tão fácil com um mouse e teclado tradicionais quanto antes. Os gestos multitoque podem ser personalizados em Configurações do sistema → Mouse e Touchpad → Gestos.

Notificações

O sistema operacional elementary sempre forneceu notificações na área de trabalho, mas o OS 6 traz um redesenho e uma reescrita interna com notificações mais ricas e capazes do que nunca.

Notificação com um ícone de emblema
Novos balões de notificação

Os balões de notificação agora apresentam capacidade de crachá, permitindo que os aplicativos enviem informações mais ricas, como um indicador de status visual, garantindo que você sempre saiba de qual aplicativo uma notificação está vindo. Os aplicativos agora também podem enviar ações junto com notificações, que são exibidas como botões dentro do balão de notificação – é mais fácil do que nunca não apenas ser informado pelos aplicativos, mas também realizar ações rápidas sem precisar abrir o aplicativo.

Bolha de notificação urgente
Bolha de notificação urgente

Como as notificações agora usam widgets GTK nativos como aplicativos nativos, elas seguem a preferência de estilo escuro e os emoji são exibidos em cores. As notificações urgentes apresentam uma nova aparência e um som distinto para torná-las mais fáceis de identificar. Por último, as bolhas de notificação agora também oferecem suporte para deslizar para dispensar multitoque em telas sensíveis ao toque e touchpads.

Centro de Notificação
Centro de Notificação redesenhado

A Central de Notificações também foi redesenhada; as notificações aqui agora correspondem à aparência dos balões de notificação, incluindo emblemas e emojis coloridos. Eles também estão agrupados de forma mais clara por aplicativo e são compatíveis com o recurso de deslizar para dispensar multitoque.

Apps

Todos os Apps agora são Sandbox

O elementary OS 6 aproveita a tecnologia de sandbox de última geração para garantir a privacidade e as proteções de segurança em um nível técnico. No OS 6, todos os aplicativos AppCenter agora são empacotados e distribuídos como Flatpaks, um formato de contêiner moderno que mantém os aplicativos isolados uns dos outros – e de seus dados confidenciais. Vários aplicativos de sistema operacional padrão agora estão sendo distribuídos como Flatpaks também.

Além disso, o eOS 6 utiliza portais para mantê-lo no controle de como os aplicativos interagem entre si e com seus dados. Os aplicativos devem solicitar permissão explicitamente de uma forma bem definida, por exemplo, para obter acesso a arquivos ou iniciar outros aplicativos. Uma nova visualização de Permissões em Configurações do Sistema → Aplicativos expõe todas as permissões que os aplicativos solicitaram e dá a você o controle para substituí-las ou revogá-las.

Configurações de permissões de aplicativos
Configurações do sistema → Aplicativos → Permissões

Essas proteções estão em vigor para aplicativos instalados a partir do AppCenter, mas também se aplicam a todos os aplicativos instalados por meio do utilitário Sideload integrado – incluindo todos os aplicativos Flatpak de terceiros de fontes externas como Flathub ou o próprio site do desenvolvedor. Com essas proteções integradas e o OS 6 elementar priorizando o Flatpak, é mais fácil e seguro do que nunca obter e usar os aplicativos de que você precisa.

App Tarefas

O novo aplicativo Tasks é lançado no OS 6 elementar, ajudando você a lidar com sua lista de tarefas, esteja ela armazenada em seu dispositivo ou sincronizada com uma conta online.

Tarefas

O Tasks foi desenvolvido em torno do formato CalDAV aberto, garantindo que seja compatível com a maioria dos provedores de contas online. Ele suporta a sincronização com várias contas e listas, lembretes baseados em tempo, lembretes baseados em localização e muito mais.

Atualizações de firmware

O elementary OS 6 vem com atualizações de firmware integradas, fornecidas pelo Linux Vendor Firmware Service . As atualizações de firmware são fornecidas para dispositivos suportados por fabricantes de hardware como Star Labs, Dell, Lenovo, HP, Intel, Logitech, Wacom, 8bitdo e muitos mais – agora os dispositivos suportados podem obter as atualizações mais recentes para segurança e estabilidade diretamente em Configurações do sistema → Sistema → Firmware ou pesquisando “Firmware” no Menu de Aplicativos.

Configurações de firmware
Atualizações de firmware integradas nas configurações do sistema

Atualizações de aplicativos

Vários aplicativos no OS 6 elementar apresentam novos recursos, tornando o OS 6 mais capaz do que nunca.

Navegador Web

Web em um estilo leve
Web nos estilos claro e escuro

O navegador da web no elementary OS 6 foi atualizado e renomeado. Anteriormente conhecido como Epiphany, o Web agora é distribuído como Flatpak para permitir atualizações ainda mais rápidas para oferecer suporte às tecnologias da web mais recentes. A Web também possui proteção de rastreamento inteligente e bloqueio de anúncios embutidos e habilitados por padrão para proteções de privacidade ainda maiores. O novo modo de leitor traz uma visão simplificada e mais fácil de ler para páginas com muito conteúdo. A Web segue a nova preferência de estilo escuro com sua própria interface e para sites que suportam a preferência de esquema de cores CSS padronizado. E, como mencionado anteriormente, a Web agora suporta deslizamentos multitoque para navegar para frente e para trás entre as páginas para usuários de touch e touchpad.

Correio

Correspondência
Correio

O app Correio foi completamente reescrito no OS 6. Com a reescrita, vem uma integração mais estreita com as contas online, fornecida pelo Evolution Data Server de código aberto. Para começar, as novas configurações de contas online em todo o sistema suportam o padrão IMAP para contas de e-mail, mas agora temos a base para adicionar mais tipos de contas ao longo do tempo. A reescrita também traz sandbox de processo da web, de forma que cada e-mail seja exibido em sua própria sandbox, melhorando a proteção e segurança. O novo Mail está usando widgets nativos em vez de desenhos personalizados em lugares como a lista de mensagens e visualização de conversas, melhorando muito o suporte para idiomas da direita para a esquerda e recursos de acessibilidade em toda a plataforma.

Calendário

Calendário
Calendário

O Calendário também oferece suporte à integração de contas online por meio do padrão CalDAV; adicione qualquer conta compatível com CalDAV nas Configurações do sistema e seus eventos e tarefas serão exibidos nos aplicativos Calendário e Tarefas. Também adicionamos a importação ICS, melhoramos o suporte offline e corrigimos uma série de problemas relacionados a eventos e fusos horários durante todo o dia.

Câmera

Câmera
Câmera

Renovamos a câmera no OS 6 com uma nova interface de usuário e vários novos recursos. A câmera agora oferece suporte para alternar entre várias câmeras, alternar o espelhamento da imagem e o ajuste de brilho e contraste. Quando uma gravação é concluída, a câmera agora envia uma notificação no aplicativo com um botão para abrir o vídeo – perfeito para garantir que ele tenha a aparência desejada.

AppCenter

Central de aplicativos
Central de aplicativos

Com o elementary OS 6 sendo todo em Flatpaks, o AppCenter foi atualizado para corresponder. Embora sempre tenhamos revisado, aprovado e feito curadoria de aplicativos AppCenter de terceiros, agora eles também são distribuídos como Flatpaks em área restrita para maior privacidade e segurança. Quando um aplicativo é instalado a partir de uma lista, o AppCenter agora mostra uma notificação no aplicativo quando é concluído, para que seja ainda mais rápido de abrir. Melhoramos o design dos cabeçalhos dos aplicativos, incluindo o contraste dos botões. E as notificações do AppCenter agora fornecem um contexto mais rico com linguagem aprimorada e emblemas contextuais para aplicativos instalados e atualizações.

Arquivos

arquivos
Arquivos

Depois de muito feedback do usuário, testes e iterações, estamos enviando uma mudança comportamental sutil, mas importante para Arquivos no OS 6: como sempre, um único clique navega entre as pastas, mas abrir um arquivo em seu aplicativo padrão agora usa um Duplo click. Essa alteração equilibra a eficiência da navegação com um único clique (combinando com o resto do sistema operacional e a web) enquanto aborda o problema real de abrir acidentalmente várias cópias de um arquivo ou abrir um arquivo grande em um aplicativo de carregamento mais lento. Arquivos também tem uma barra lateral totalmente nova no OS 6 que torna mais fácil arrastar para pastas de favoritos enquanto exibe animações elegantes. Também melhoramos a exibição de lista com um tamanho mínimo menor e adicionamos emblemas de arquivo para comunicar status como permissões ou novos arquivos em um projeto Git, adicionamos cores Mint e Bubblegum para tags de arquivos, alvos de clique aprimorados para arquivos, e suporte aprimorado para dispositivos que usam protocolos AFP, AFC e MTP. E o Files agora fornece a interface do seletor de arquivos para aplicativos Flatpak para maior consistência.

Code

Código
Code

Para desenvolvedores, continuamos aprimorando o Code no OS 6. Você notará um novo botão de projeto na barra de cabeçalho que mostra o projeto Git ativo e permite alternar rapidamente entre projetos abertos. Fechar um projeto agora também fecha qualquer um de seus arquivos abertos. Continuamos a iterar na integração do Git introduzindo a capacidade de alternar e criar branches e adicionando novo status do Git linha por linha na sarjeta. O suporte a Markdown foi aprimorado com novos atalhos de editor do tipo WYSIWYG e suporte à verificação ortográfica. Implementamos uma pesquisa de texto completo totalmente nova em pastas e projetos inteiros com diferenciação de maiúsculas e minúsculas e suporte a expressões regulares. Para usuários do modo Vim, você notará comandos Vim novos e aprimorados, bem como Código padronizado para o modo de comando quando habilitado. Também melhoramos como o Code salva e restaura seu estado no OS 6,

Terminal

terminal
Terminal

Embora os usuários do sistema operacional elementar nunca precisem do Terminal para concluir tarefas básicas, ele é o favorito dos desenvolvedores e usuários experientes do Linux – e está melhor do que nunca no sistema operacional 6. Um recurso carro-chefe do Terminal elementar é a proteção de pasta inteligente; no OS 6, isso foi expandido para incluir pastas de várias linhas além de sudopastas. Também revisamos a cópia de proteção contra colagem para maior clareza e adicionamos detalhes expansíveis, incluindo o comando que seria executado. Os níveis de zoom agora são controlados e lembrados por guia. Agora você pode recarregar uma guia a partir de seu menu de contexto ou com ShiftCtrlR. Também adicionamos atalhos de teclado para mover as guias ( CtrlAlt) e alternar entre as guias (CtrlTab) E agora no OS 6, todas as ações do Terminal que possuem atalhos de teclado mostram seus atalhos diretamente no menu de contexto para que sejam mais fáceis de aprender e lembrar. Por fim, as notificações de conclusão do processo agora incluem um crachá e uma cópia para indicar se o processo foi encerrado com erros ou não.

Ferramenta de Captura de Tela

Melhoramos cada um desses aplicativos e muito mais no OS 6, como Música, Vídeos, Fotos e Calculadora, com correções de bugs, desempenho aprimorado e localização atualizada.

Utilitário de captura de tela
Caixa de diálogo para salvar o utilitário de captura de tela

Utilitário de captura de tela

O utilitário Screenshot é mais fácil de mover com a capacidade de arrastar de qualquer lugar na janela. Você também pode arrastar a imagem de visualização da caixa de diálogo Salvar diretamente para outro aplicativo, como um editor de imagens, para pular de clicar nos botões Copiar para a área de transferência ou Salvar.

Instalando Aplicativos de Terceiros

Sideload
Progresso do sideload
Sideload sucesso

Sideload

Instalar aplicativos de terceiros de fora do AppCenter no sistema operacional elementary é tão fácil quanto baixar um Flatpak e clicar nele; o utilitário Sideload assume para apresentar informações relevantes e fazer com que o aplicativo seja instalado. No OS 6, o Sideload agora oferece suporte a pacotes Flatpak, expandindo os tipos de aplicativos que podem ser instalados. O Sideload agora também está vinculado à nova página Configurações do sistema → Aplicativos → Permissões para que você possa ajustar o que quiser após a instalação. E, por último, o Sideload se oferece para eliminar o arquivo do instalador baixado assim que o aplicativo for instalado para ajudar a manter a pasta Downloads organizada.

Novo Instalador do Sistema Operacional

o eOS 6 dá grandes passos na frente de “obtenção”; provado pela primeira vez em 2018 , o novo front-end do instalador projetado e desenvolvido pela elementary estreia no OS 6. O novo instalador foi projetado para ser mais simples, mais direto e muito mais rápido do que o instalador Ubiquity anterior desenvolvido pela Canonical para o Ubuntu.

Uma consideração importante do novo instalador é que “cada instalação é uma instalação OEM”. O trabalho do instalador é apenas colocar o sistema operacional em um dispositivo e um pouco mais; após a instalação, você será solicitado a desligar (por exemplo, para entregar o dispositivo a outra pessoa) ou reiniciar no novo sistema operacional. De qualquer maneira, a criação da conta do usuário é tratada no sistema operacional instalado por nosso novo utilitário de configuração inicial e, em seguida, você efetua login diretamente para começar a usar sua conta.

Página de configuração inicial do usuário
Configuração inicial

Isso significa que não lidamos com conectividade de rede, contas de usuário ou atualizações no próprio instalador, simplificando e acelerando muito o processo. Isso também significa que pequenos OEMs ou organizações que instalam manualmente o sistema operacional nos dispositivos (em vez de usar um servidor de imagem, por exemplo) podem fazer isso de forma rápida e fácil, desligando o dispositivo depois de instalado e enviando-o diretamente para o usuário. Significa, também, OEMs ou organizações que não usam uma abordagem baseada em imagem pode configurar uma instalação personalizada do sistema operacional básico (por exemplo, através da instalação de todos os drivers de hardware adicional), exclua a conta OEM, e fazer uma imagem de que; uma vez inicializada no hardware, a Configuração inicial será executada para um novo usuário, assim como em uma nova instalação padrão.

Com o envio de sistema operacional elementar em vários dispositivos de hardware de vários varejistas , também continuamos investindo em melhorias de hardware . O OS 6 apresenta uma nova inicialização simplificada exibindo com destaque o logotipo do fabricante do dispositivo junto com elementos mínimos como um botão giratório de carregamento ou entrada de senha para unidades criptografadas. O Startup tem uma marca intencionalmente não elementar, pois parece muito mais uniforme – e não precisamos anunciar constantemente seu sistema operacional para você.

Tela de inicialização: carregando spinner
inicialização do elementary OS 6 em um dispositivo Star Labs

O elementary OS 6 também inclui desempenho aprimorado na área de trabalho e aplicativos graças em parte ao nosso trabalho nas compilações experimentais do Pinebook Pro e do Raspberry Pi. Com o OS 6, melhoramos a comunicação do processo entre os componentes do desktop e reduzimos as leituras e gravações em disco, o que é especialmente evidente em processadores de menor clock e meios de armazenamento mais lentos, como discos rígidos giratórios e cartões SD. Essas melhorias de desempenho beneficiam toda a gama de dispositivos nos quais o sistema operacional elementar é executado.

Acessibilidade e Inclusão

Outro elemento de nossa abordagem para o sistema operacional elementar é garantir que seja o mais inclusivo possível – o que significa que pode ser usado confortavelmente por qualquer pessoa, incluindo aqueles com necessidades de acessibilidade temporárias, crônicas ou permanentes. Como tal, nos concentramos em nossos esforços de recursos de acessibilidade são apenas recursos no OS 6.

Indicador de acesso universal
Indicador de acesso universal

O elementary OS 6 inclui um novo indicador de acesso universal para expor alternâncias para recursos como o leitor de tela, teclado na tela, clique de permanência, etc. para que sejam fáceis de ligar ou desligar conforme necessário. Este novo indicador pode ser ativado manualmente nas Configurações do sistema, mas também é exibido automaticamente no saudador de login e tela de bloqueio e no instalador para tornar o sistema operacional elementar mais acessível pronto para uso. Dwell Click e Locate Pointer apresentam novas animações com cores de destaque no OS 6 para torná-las mais visíveis quando em uso. Também melhoramos a usabilidade em todo o sistema operacional com novos recursos e melhores padrões – cortes no meio-fio, se você se lembra do meu post de alguns anos atrás: 

A folha de estilo do sistema reprojetada e reescrita garante um contraste muito maior por padrão na área de trabalho e aplicativos nativos – incluindo aqueles de desenvolvedores no AppCenter; isso pode ajudar pessoas com necessidades de visão, aquelas com configurações de hardware não convencionais, como projetores ou mais antigos, monitores de baixo contraste e até mesmo qualquer pessoa usando seu dispositivo em um ambiente claro como a luz solar direta.

O dimensionamento de tamanho de texto expandido e uma nova opção de texto amigável para dislexia podem ajudar aqueles com visão específica ou necessidades de leitura. Além disso, a nova folha de estilo do sistema agora usa o tamanho do texto para dimensionar de maneira inteligente o restante da IU, tornando-a uma opção real para lidar com resoluções de exibição que não se encaixam bem nos baldes de dimensionamento de inteiros – tudo isso enquanto mantém a IU perfeita em pixels e nítido.

A nova preferência de estilo escuro é um deleite visual para aqueles que preferem, mas também pode ajudar aqueles com sensibilidade à luz e enxaquecas a serem capazes de usar o sistema operacional elementar de forma mais confortável. A nova cor de destaque Slate pode reduzir o efeito de cores perturbadoras para aqueles com necessidades específicas de aprendizagem ou atenção. E ao expor atalhos de teclado de forma mais consistente em menus de contexto e dicas de ferramentas em toda a área de trabalho no OS 6, estamos ajudando usuários mais novos, guerreiros do teclado e aqueles com mobilidade limitada a aprender como realizar suas tarefas sem alcançar o mouse ou o touchpad.

Os gestos multitoque são uma nova maneira inteligente de navegar no sistema operacional em um touchpad ou tela sensível ao toque, mas também melhoram a acessibilidade: antes, recursos apenas do teclado, como zoom da área de trabalho, agora podem ser usados ​​apenas em um touchpad ou tela sensível ao toque com três – ou pinça com quatro dedos para aumentar o zoom. Especificamente para o zoom, também aumentamos o nível máximo de zoom e adicionamos feedback quando não é possível aumentar o zoom em qualquer direção.

Também aprimoramos nossa iconografia no sistema operacional elementar para melhorar a acessibilidade e a inclusão. Formas consistentemente arredondadas em setas, controles de mídia e muito mais são mais amigáveis ​​e convidativas. As representações de pessoas em ícones são agora mais genéricas e neutras em termos de gênero. E vários ícones coloridos foram aprimorados para contraste e visibilidade em uma variedade de planos de fundo, especialmente quando usados ​​com o novo estilo escuro.

Baixe o Elementary OS 6

elementary OS 6 Odin está disponível em elementary.io hoje. Downloads diretos localizados e um link magnético de torrent são fornecidos.

Conclusão

Como eu disse no início, puderam perceber como é trabalhoso desenvolver um sistema operacional. Realmente esta versão do elementary OS 6 Odin é uma das que foram mais trabalhadas e com mais coisas remodeladas ou reescritas, mas o incrível é que tudo mantém o “look and feel” da marca. São esses milhares de detalhes pensados em tornar a experiência do usuário mais completa, fluída e agradável que fazem do elementary OS uma das melhores distros disponíveis em nossos dias. Se você ainda não experimentou, faça um teste, instale, personalize, instale mais apps que precisar, use por um tempo e então forme sua opinião.

Abraços

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Como Deixar o Windows 10 Mais Rápido – 2020/2021 – Para Jogos ou Trabalho

Olá pessoal, olha eu aqui de ...