Home / Dicas e Tutoriais / O que virá de novo no Ubuntu 13.10 “Saucy Salamander”?

O que virá de novo no Ubuntu 13.10 “Saucy Salamander”?

O novo Ubuntu 13.10 em breve será lançado, mais precisamente dia 17 de Outubro.
A versão que chamará Saucy Salamander, (Salamandra Atrevida), continuará sobre a nova politica de “portas fechadas”, ou seja, novidades são adicionadas ao final do lançamento, todavia sendo o Ubuntu um software livre a equipe disponibiliza uma imagem do Ubuntu para aqueles que assim o precisam. Você poderá baixá-lo através deste link.
Você poderá testá-lo, gavando a imagem em um cd e fazendo o boot de sua máquina pelo cd, sem a necessidade de instalá-lo, ou montando a imagem em um pendrive, como mostrei neste artigo, e fazendo o boot pelo pen drive.
Este é o cronograma oficial.
  • Alpha 1 – 20 de Junho de 2013
  • Alpha 2 – 18 de Julho de 2013
  • Alpha 3 – 1 de Agosto de 2013
  • Beta 1 – 5 de Setembro de 2013
  • Beta Final – 26 de Setembro de 2013
  • Release Candidate – 10 de Outubro de 2013
  • Versão Final – 17 de outubro de 2013

 Vamos as Novidades:

Busca Inteligente (Smart Scopes) – A mais esperada.

Basicamente é uma aplicação que possui mais de 100 lentes integradas, que permitem aos usuários terem acesso direto do Dash do Unity a serviços online, como por exemplo o Google Drive, YouTube, Wikipédia, Yahoo!, Vimeo, dentre outros. Recurso que a Microsoft gostou e implementou no Windows 8.1.

Mir – o novo servidor gráfico do Ubuntu

Apesar de ter sido anunciado durante o ciclo de lançamento do Ubuntu 13.04 Raring Ringtail, o Mir só vai realmente aparecer no Ubuntu à partir do 13.10. Ele é um servidor de ambiente gráfico que substitui o Servidor X e é totalmente otimizado pro Unity. Apesar de estar disponível para todos os sabores do Ubuntu e ter rodado muito bem em outros ambientes gráficos como o XCFE e LXDE, alguns times de desenvolvimento como o do Lubuntu e Kubuntu, já anunciaram que não irão aderir ao Mir por questões de licenciamento dele na GPLv3

Xubuntu-on-XMir

 Unity 7

A versão 7 do ambiente de desktop padrão do Ubuntu, o Unity, chega ao 13.10 com melhorias incríveis de performance, como otimizações específicas para rodas os Smart Scopes sem “pesar muito” nas máquinas. Os desenvolvedores implementaram lançadores baseados em C a fim de acelerar o carregamento das lentes.

Como esta versão do Ubuntu será a primeira a rodar tanto em desktops como em dispositivos móveis, os desenvolvedores implementaram por padrão suporte a API Json (JavaScript Object Notation), a qual acelera muito a leitura/escrita de dados.

Aplicativos do Ubuntu Touch

Como já comentamos acima, à partir de agora o Ubuntu serpa um sistema híbrido, ou seja, funcionará com o mesmo core tanto em desktops quanto em dispositivos móveis. Pensando nisso a Canonical implementou algumas aplicações exclusivas do Ubuntu Touch no core do Ubuntu. No vídeo abaixo você fica por dentro de algumas aplicações que já foram inseridas.

 Configurações de Privacidade

O Ubuntu usa por padrão o Zeitgeist para registrar e rastrear eventos nos logs do sistema. À partir da versão 13.10 nós teremos ainda o Activity Log Manager – uma espécie de módulo para o Zeitgeist que permite o usuário ajustar a atividade de monitoramento do Zeitgeist, ou seja, o usuário será capaz de selecionar os tipos de arquivos que serão monitorados (como por exemplo, a remoção de faixas de música nos eventos controlados pelo Zeitgeist), bem como apagar o histórico de uso da máquina.

activity-log-manager-096-saucy

 Novo Gerenciador de Pacotes

Uma das novidades já divulgadas por Colin Watson, seria a implementação de um novo gerenciamento de pacotes para o Ubuntu.

O Ubuntu continuará usando o DPKG e APT, porém adotará um novo gerenciador desenvolvido em Python, novidade vem no intuito de manter o Ubuntu “igual” entre dispositivos, pois ao depender apenas do Python torna-se possível rodar em qualquer tipo de sistema. Além disso, a intenção é facilitar e agilizar a instalação de pacotes, tornando mais fácil para programadores criarem e portarem seus programas para o Ubuntu.
Bom é isso, por enquanto, pois mais novidades chegarão antes do lançamento.

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...