404 Not Found


nginx
Winget – O Comando Mágico No Windows 11 Para Atualizar Todos os Seus Softwares – Cleuber.com.br
DestaquesDicas e TutoriaisWindows

Winget – O Comando Mágico No Windows 11 Para Atualizar Todos os Seus Softwares

O Windows 11 tem se aprimorado muito em funcionalidades e cada vez mais estando no páreo com o Apple iOS e com o Linux, e em alguns casos até os superando. Vemos isso no uso de inteligência artificial do Co-Pilot por exemplo.

Hoje irei falar de uma funcionalidade tão solicitada e aguardada por muitos usuários que é a atualização de softwares de terceiros via comando por meio do software Winget que na verdade existe desde o Windows 10, e pode ser utilizado nos apps de terminal, tais como, o Prompt de comando, Windows Power Shell ou Terminal.

Por que é importante manter os seus softwares atualizados?

Em termos de cibersegurança, atacantes criminosos podem explorar vulnerabilidades nos softwares para realizar ataques. Quando essas vulnerabilidades são descobertas, as empresas as corrigem, lançando versões mais seguras de seus softwares.

Em termos de funcionalidade, todos querem aplicativos atualizados para a última versão que forneça mais funcionalidades úteis, melhorias na interface e melhorias de desempenho. Quem não?

Gerenciadores de Pacotes Não São Novidades

Essa funcionalidade já existe em distribuições Linux há muito tempo, ou seja, quando um usuário de alguma distribuição Linux deseja instalar algum app de forma mais rápida, ou atualizar todo o sistema operacional somado a todos os apps de terceiros que instalou como navegadores e ferramentas basta utilizar via terminal seu software de gerenciador de pacotes e rodar apenas um ou dois comandos e voilà, tudo atualizado. No Debia, Ubuntu e seus derivados, o gerenciador de pacotes é o “apt” e nele seria apenas um comando “apt update” (anteriormente usávamos o “apt-get” que foi renomeado e simplificado), que atualiza a base de versões e busca por novas versões disponíveis, e um “apt upgrade” que atualiza tudo, ou somar os dois comandos com “apt update && apt dist-upgrade –all -y”, para atualizar tudo e concordar com tudo, e aguardar ele instalar tudo de uma vez. Em outras distribuições baseadas em Red Hat, como o Fedora, ou em SUSE, como o openSUSE ou em Gentoo como o Sabayon, são utilizados outros gerenciadores de pacotes via comando que fazem exatamente a mesma coisa como o “yum” ou o “equo”. Nos dispositivos da Apple, pode ser utilizado o comando “softwareupdate -i -a”.

Creio que o Windows ainda não chegou nesse nível, pois atualizações do sistema operacional ainda precisam ser feitas pelo Windows Update no app de configurações, mas uma maneira que encontraram para instalar e atualizar softwares de terceiros via terminal tem sido muito prática, e não é à toa que o nome dado à ferramenta de linha de comando é “winget”.

Caso queira entender bem tudo o que o comando faz e todas as opções basta abrir qualquer terminal, aqui utilizarei o app terminal mesmo, e digitar o comando “winget –help”. Ou saiba mais em https://learn.microsoft.com/pt-br/windows/package-manager/winget/

Mão na Massa – Atualizando o Sistema

Rode o comando “winget update” para ver quais atualizações estão disponíveis. No meu caso, são oito.
Obs. Você pode escolher abrir o terminal como administrador e ele não pedirá confirmação para cada app que for atualizar ou instalar.

Você notará algumas mensagens de aviso como esta que aponta 3 pacotes de software possuem versões que não podem ser determinadas. Na hora de atualizar é possível utilizar parâmetros ao comando para incluir a atualização desses pacotes como o “–include-unknow” (incluir desconhecidos).

Para instalar apenas os listados como disponíveis, vamos rodar comando:

winget upgrade --all 

Você notará que ele iniciará uma fila de instalação e seguirá os passos de download, verificação de integridade do arquivo pela hash, e depois instalação, o que pode chamar a tela de instalação de cada programa, como exibido no print abaixo na instalação do aplicativo Zoom.
É a coisa mais linda de se ver! 😛

Lembrando que por ser um gerenciador de pacotes, você poderá utilizá-lo também para instalar pacotes que você não tem. Basta usar o comando: winget install nome-do-pacote Ou para remover apps com winget remove nome-do-pacote.

Parâmetros Úteis

É possível utilizar diversos parâmetros adicionais para diversas funções e atalhos. Alguns deles são menos seguros como pular a verificação de integridade por hash, mas podem ser úteis se você deseja instalar tudo o que é possível sem deixar nada para trás. Depois de utilizar um pouco e tentar resolver problemas com alguns pacotes que não conseguia atualizar de forma prática pelo terminal, comecei a utilizar um comando que já atualiza tudo o que é possível de uma vez. Ele irá atualizar tudo, incluindo os que possuem versões instaladas que são desconhecidas, aceitará tudo sem avisos, e ignorará a checagem de hash. Antes disso você precisará habilitar a desativação da checagem de hash pelo comando:

winget settings --enable InstallerHashOverride 

E então:

winget upgrade --all --include-unknown --nowarn --ignore-security-hash

Veja que no exemplo abaixo, um app, que é o jogo Roblox que meu filho usa, seguiu com a instalação, mesmo que a hash cadastrada nos índices não corresponde com a versão que existe no repositório. Bom, é um risco, mas se a fonte é confiável (…), no meu caso, escolhi seguir em frente.

Pontos de Melhoria

É importante pontuar que ainda existem diversos pontos de melhoria no winget, como por exemplo, ele não rodar em background uma verificação automática ao iniciar o sistema, o erro de ele continuar listando alguns pacotes como necessários para atualização, mesmo depois de atualizados, ficando numa espécie de looping onde se atualiza o pacote e ele não reconhece que está atualizado e também, como já mencionado, o fato de ele não incluir atualizações do Windows, e ser utilizado apenas para softwares de terceiros e ainda sim não estar integrado em um gerenciador de pacotes com interface gráfica como a Microsoft Store. Todos esses pontos são comuns e funcionam bem há muitos anos em distribuições Linux.

Dicas Adicionais

Embora o Winget não esteja integrado à Microsoft Store, um desenvolvedor independente chamado Martí Climent desenvolveu um app com interface gráfica para gerenciar os pacotes, instalar, remover e atualizar, utilizando o winget e o batizou de UniGetUI (antigo wingetUI). Visite a página dele em https://winstall.app/apps/SomePythonThings.WingetUIStore. Para instalá-lo basta rodar o comando:

winget install --id=SomePythonThings.WingetUIStore  -e

Após isso, você poderá abrir o app e fazer tudo o que precisar seja instalação, remoção ou atualização por ele.

Em configurações, você também poderá configurar para que ele atualize seus apps automaticamente. No meu caso eu marquei essa opção ilustrada abaixo pela seta, e alterei a checagem de atualizações para 1 dia.

O legal é a integração com o sistema operacional com ícone na bandeja do sistema.

Você ainda poderá utilizar para encontrar e instalar pacotes de software.
Nesse teste pesquisei por “Firefox”. Basta escolher a versão e instalar.

Conclusão

Embora esse ecossistema de repositórios e gerenciador de pacotes esteja no começo e tenha pontos importantes de melhoria e estruturação, creio que é uma ferramenta excelente para manter seu sistema de apps atualizado e um grande avanço aguardado por tanto tempo.

Nos vemos por aí!

Cleuber Silva Hashimoto

Administrador

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança.
Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

 cleuber.hashimoto@gmail.com  https://cleuber.com.br

Cleuber Silva Hashimoto

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança. Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo