Home / Dicas e Tutoriais / Acesso SSH com Janela Gráfica

Acesso SSH com Janela Gráfica

Olá pessoal,

No Artigo acesso-remoto-no-ubuntu-13-10 eu explico como realizar diversos tipos de acesso remoto usando diversos programas e métodos.

Um desses acessos descritos é feito em terminal, usando o protocolo Secure Shell, ou SSH.

ssh

Hoje, vamos realizar um acesso ssh, mas podendo chamar a janela gráfica do programa.

Instalação do SSH-Server

Primeiramente temos que ter um servidor que você precisará acessar para realizar alguma tarefa.
Em ambientes de CPD com servidores Unix ou Linux, é recomendável que você possa acessá-los via ssh, para realizar todo tipo de tarefa sem precisar ir fisicamente até a máquina. Então um serviço servidor de ssh deve estar instalado e ativo nos servidores.

Em servidores Linux é fácil de instalar, mas você pode instalar em seu desktop também, sem problemas. No Ubuntu, esta instalação dá-se através do comando no terminal “sudo apt-get install openssh-server“. Depois, para iniciar o serviço basta usar o comando “sudo service ssh start“.

Opcional

A porta de rede padrão que ele utiliza é a 22, mas você pode alterá-la se quiser. Basta editar o arquivo /etc/ssh/sshd_config. Outra coisa que é importante fazer é habilitar o login como root e o encaminhamento de janela gráfica, ou seja o X11Fowarding.

Pode usar o nano ou o gedit (se o server possuir interface) e altere o seguinte:

Port 22 #Para uma porta a sua escolha;
 
 Protocol 2
 PermitRootLogin no
 X11Forwarding yes

Conexão Simples

E para conectar ao servidor basta usar o comando “ssh nome-do-usuário@endereço-ip”

No exemplo abaixo eu irei acessar o servidor 192.168.0.204 usando o usuário root.

acesso ssh2

Agora que estou logado, posso executar diversos tipos de tarefas e administrar o servidor, como por exemplo atualizar este servidor com um clássico:

sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade -y

Acesso Com Janela Gráfica

Agora, se você não é muito adepto a gerenciar servidores Linux via linha de comando e quer chamar algumas aplicações com janela gráfica, como se elas estivesses rodando em sua máquina aí o comando de acesso muda.

Primeiramente seu servidor precisa possuir interface gráfica, ou seja Ambiente Desktop ou DE (Desktop Enviroment). E você precisa saber o nome do programa que deseja chamar no terminal.

Exemplo:

Vamos supor que meu ambiente desktop é o Gnome, e eu queira editar um arquivo de configuração do sistema que é um arquivo de texto, mas ao invés de editar esse arquivo dentro do terminal usando o “Vi“, “Vim” ou o “Nano”, eu queira editá-lo usando o “Gedit que é um editor de texto gráfico, padrão no Gnome e em outros Ambientes Desktop.

Basta começar fazendo o acesso remoto ssh com o parâmetro “X” (sim o mesmo X que representa o servidor gráfico no Linux)

Então, ssh -X -C usuário@ip-do-servidor.

E depois basta chamar a aplicação com o comando gedit e Pronto. O Gedit se abrirá em branco, sem nenhum dado de texto, mas se quero editar um documento existente utilizando o Gedit, como por exemplo, o arquivo de configuração grub.cfg, que fica na pasta /boot/grub/, basta eu usar o comando:

sudo gedit /boot/grub/grub.cfg

E olhe só na imagem abaixo, repare que ele chamou o Gedit remoto para editar um arquivo de texto que está dentro do servidor.

ssh-comjanela

O mesmo pode ser feito para chamar outros programas. Por exemplo vou chamar o Update-Manager que realiza atualizações no sistema de forma gráfica.

O comando é update-manager, e pronto, você pode atualizar seu servidor com uma janela gráfica deste programa. (que na verdade é o mesmo programa que você pode chamar para atualizar a sua máquina sem estar em um acesso remoto ssh).

Legal não é?

ssh com janela

Claro que tudo isso são exemplos, mas são muitas as possibilidades de gerenciamento remoto utilizando SSH.

Do Windows

Se você estiver usando o Windows, eu recomendo o uso de 2 programas.

O Xming automaticamente ficará na bandeja do sistema, agora o Putty teremos que configurá-lo.

No campo Host Name, obviamente você colocará o host do seu servidor ou o IP. Em Port você deve indicar a porta que foi configurada anteriormente. (caso tenha mudado, se não mantenha a porta 22 mesmo)

Linux: Executando aplicativos de interface gráfica via ssh com Clientes Linux ou Windows

Depois vá em Connection > SSH.

Habilite a opção: Enable X11 forwarding, depois em X display location: localhost:0

Linux: Executando aplicativos de interface gráfica via ssh com Clientes Linux ou Windows

Clique em Open e pronto! Ao executar qualquer programa com interface GUI abrirá uma janela do Xming no Windows executando sua aplicação Linux!

E está aí abrindo aplicações Linux remotamente dentro do Windows.

 

putty e xming

Agora se você quiser realmente acessar o Desktop inteiro remotamente, tem que dar uma olhada neste meu outro artigo que citei no começo deste post: acesso-remoto-no-ubuntu-13-10

Bom é isso aí pessoal, boa diversão.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...