Home / Dicas e Tutoriais / Windows 10 e Suas Inovações Atrasadas

Windows 10 e Suas Inovações Atrasadas

Olá pessoal, depois de uma longa pausa de férias, quase 3 semanas sem postar nada, voltei! E já vamos começar postando algo legal!

Uma das coisas que queria postar aqui desde o ano passado, é sobre as novas funcionalidades do Windows 10 que não são nenhuma novidade para quem usa Linux ou Mac.

“Novidades”

 Microsoft anunciou no final de 2014 o seu próximo sistema operacional Windows 10. O nome ‘Windows 10′ tem surpreendido muitos como as pessoas estavam esperando que ele seja chamado de Windows 9 como a versão atual é o Windows 8.1. A razão mais plausível para isso é para evitar conflitos com os códigos antigos que lidavam com o Windows 95. O Windows 10 promete algumas características que os usuários da Microsoft podem achar emocionantes. Esses recursos podem ser novos para o Windows, mas eles são realmente novos? Na verdade, muitos destes recursos existem no mundo GNU/Linux e Mac já a algum tempo. Neste artigo veremos cinco recursos do Windows 10 que poderiam realmente ter sido inspirados no Linux ou Mac.

Importante eu ressaltar que existem ainda muitas mudanças previstas para o Windows 10, que não se resumem a produtividade e aparência que este artigo não trata, mas para saber mais do Windows 10, veja estes outros artigos:
https://cleuber.com.br/index.php/2014/10/01/microsoft-revela-o-windows-10
https://cleuber.com.br/index.php/2014/10/03/faca-download-do-windows-10-technical-preview

 

Eu realmente acredito que é muito bom que qualquer sistema operacional se aprimore, inovando ou fazendo coisas boas que já existem em outros produtos, o que é uma prática comum no mercado. No caso do Windows, eu acredito que além dos recursos novos que já apresentaram, deveria haver muitas coisas mais que faltam ao Windows para se tornar um S.O. perfeito. Mas quem sabe no “Windows 20” ? (risos)

Então vamos lá!

Múltiplos Espaços de Trabalho

Um dos principais recursos do Windows 10 são as várias áreas de trabalho virtuais. Você pode deixar vários aplicativos em execução em diferentes áreas de trabalho. Isso permite-lhe alternar entre os aplicativos de uma maneira melhor. Este recurso existe no Linux desde o projeto Gnu em 1991, ou seja há 24 anos atrás. Mais tarde com o surgimento da interface KDE em 1998 o recurso também ganhou uma aparência nova com um preview das áreas de trabalho existentes. Hoje em dia este recurso está presente no Mac OS X também.

Confira abaixo imagens deste recurso no Windows e em outros sistemas.

Task View

O Windows 10 gaba-se de um recurso chamado Task View. Ao clicar no botão de visualização tarefa traz à tona uma série de aplicativos em execução. No ambiente Desktop Unity ou Gnome 3, ambos do Linux, este recurso chama-se Window Spread. E no Mac, este recurso chama-se Mission Control. Confira abaixo.
 Windpws_10_Task_View
Windows 10
Windows_Spread_Linux_Gnome Gnome 3
 mission-controlMac OS X

Buscas Online Aprimoradas

O Windows 10 terá uma melhor pesquisa. A inserção de um termo de pesquisa no campo vai resultar em um arquivo na máquina local, um aplicativo instalado ou aplicativo disponível na Windows Store ou da internet (a ser aberto no Internet Explorer).
Este recurso está presente em apenas alguns Ambientes Desktop Linux, como o Unity presente no Ubuntu ou no Gnome 3, que já há algum tempo fornecem a mesma funcionalidade.
O Unity possui o que é chamado de “lentes ou escopos”. Quando você procura por algo através do Unity Dash, ele lhe fornece sugestão em arquivos locais, aplicações locais, aplicativos do Ubuntu Software Center, os resultados da pesquisa infames da Amazon (que pode ser desabilitada), junto com outros resultados categorizados em várias lentes’. Isso inclui resultados de pesquisa de redes sociais, Wikipedia e You Tube e etc.
Este recurso também está presente no Mac OS X, e chama-se Spotlight e foi aprimorado em sua última versão Yosemite.
windows-10-searchWindows 10 com novos recursos de busca integrados ao “novo-velho” Menu Iniciar.
 unity-dash-searchPesquisa pelo termo “player” na Dash do Ubuntu com ambiente Unity
unity-video-lens-youtube-scopePesquisa filtrada para procurar apenas no Youtube
  3_osx_spotlight
Mac OS X com o Spotlight antes do Yosemite
spotlightMac OS X Yosemite com o Spotlight

Janelas sem Bordas e ícones achatados

Esta é a menor das mudanças de aparência, mas as janelas no Windows 10 serão sem bordas e terá ícones achatados no Windows Explorer. Isto resulta numa aparência mais limpa.
Se você se lembra, esta foi uma das mudanças presentes no Ubuntu 14.04, lançado em Abril de 2014. E os ícones achatados fazem parte do iOS desde a versão 8.
windows10-flat-icons-no-borders-redesigned-look-file-explorer
Borderless_Window_Ubuntu

Mesmo sistema Operacional Desktop nos Tablets e Smartphones

Microsoft prometeu uma melhor convergência entre dispositivos móveis e desktops com o Windows 10.
Windows_10_Convergence
A Apple já fez isso há muito tempo, e dos Linux, o Ubuntu foi o primeiro fazer isso quando lançou o Ubuntu Phone.
overview_hero3
ubuntu-tv-pc-smartphone-tablet
 –
Para ver mais funcionalidades presentes no Linux, segue abaixo um vídeo com as presentes no Ubuntu 14.04 LTS, que é a última versão estável com suporte de longo tempo do Ubuntu.

 –
Bom, é isso aí pessoal!
Abraços,
 
Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...