Home / Destaques / Mais de 70 coisas em 7 passos para fazer depois de instalar o Ubuntu 14.04

Mais de 70 coisas em 7 passos para fazer depois de instalar o Ubuntu 14.04

Na última vez que postei este artigo foi para o Ubuntu 13.10, então embora pareça o mesmo artigo, este foi feito para o Ubuntu 14.04. Eu fiz algumas alterações no artigo, baseadas nas instalações que fiz, em minha instalação limpa do Ubuntu 14.04. Então tudo que está abaixo funcionou na prática para mim, pois foi testado.
Então, vamos ao trabalho?!

repo


1 – ADICIONAR REPOSITÓRIOS

Vamos adicionar mais de 40 repositórios para a instalação de softwares adicionais que iremos realizar neste tutorial. No terminal digite ou copie e cole o comando abaixo, que adicionará todos de uma vez.

 

sudo add-apt-repository -y ppa:cairo-dock-team/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:diesch/testing && sudo add-apt-repository -y ppa:noobslab/indicators && sudo add-apt-repository -y ppa:noobslab/themes && sudo add-apt-repository -y ppa:noobslab/icons && sudo add-apt-repository -y ppa:noobslab/apps && sudo add-apt-repository -y ppa:noobslab/pear-apps && sudo add-apt-repository -y ppa:teejee2008/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:atareao/atareao && sudo add-apt-repository -y ppa:elementary-os/daily && sudo add-apt-repository -y ppa:elementary-os/unstable-upstream && sudo add-apt-repository -y ppa:jconti/recent-notifications && sudo add-apt-repository -y ppa:tsbarnes/indicator-keylock && sudo add-apt-repository -y ppa:tualatrix/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:numix/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:moka/stable && sudo add-apt-repository -y ppa:webupd8team/java && sudo add-apt-repository -y ppa:otto-kesselgulasch/gimp && sudo add-apt-repository -y ppa:ubuntu-wine/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:videolan/stable-daily && sudo add-apt-repository -y ppa:linrunner/tlp && sudo add-apt-repository -y ppa:peterlevi/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:git-core/ppa && sudo apt-add-repository -y ppa:nathan-renniewaldock/xbmc-stable && sudo add-apt-repository -y ppa:jacob/media && sudo add-apt-repository -y ppa:mozillateam/firefox-next && sudo add-apt-repository -y ppa:mozillateam/thunderbird-next && sudo add-apt-repository -y ppa:ubuntu-mozilla-security/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:mythbuntu/0.28 && sudo add-apt-repository -y ppa:ubuntu-desktop/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:team-xbmc/ppa && sudo apt-add-repository -y ppa:ehoover/compholio && wget -q -O - https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add - && sudo sh -c 'echo "deb http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable main" >> /etc/apt/sources.list.d/google-chrome.list' && wget -q -O- http://archive.getdeb.net/getdeb-archive.key | sudo apt-key add - && sudo add-apt-repository "deb http://archive.getdeb.net/ubuntu trusty-getdeb apps" && wget -q -O - 'http://archive.ubuntugames.org/ubuntugames.key' | sudo apt-key add - && sudo add-apt-repository "deb http://archive.ubuntugames.org ubuntugames main"

Atualize o cache do Apt

Após terminar dê um comando:

sudo apt-get update

E confira se todos os repositórios estão ok.

Caso algum apresente erro, você pode fazer um “sudo apt-get update” novamente para se certificar, e se continuar com erro, eu recomendo remover o repositório adicionado, usando o passo abaixo na aba de “Outros Programas”. Mas todos os repositórios acima neste momento que faço este artigo, funcionaram sem erros para mim até o momento.

Obs. Se quiser checar os ppas que instalamos, visite http://www.ubuntuupdates.org/ppas


1.1 – HABILITANDO REPOSITÓRIOS EXTRAS DO SISTEMA

Clique na Dash Programas e Atualizações.

Captura de tela de 2014-01-07 16:31:01

Na primeira aba marque os itens conforme imagem abaixo.

Programas1

Na aba “Outros Programas”,  observe que os repositórios que adicionamos no primeiro passo também estão presentes aqui, e você poderá desabilitá-los por aqui quando precisar, mas agora nesta aba não precisa fazer nada.

Programas2

Na aba “Atualizações” e marque os itens conforme a imagem abaixo.

Programas3

Agora vamos atualizar o sistema e depois voltamos ao “Programas e Atualizações” para instalarmos os Drivers Adicionais, conforme imagem acima.

 

update1  2 – ATUALIZAR O SISTEMA

Abra o terminal e digite:
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
Confirme com “s” e aguarde a atualização.
Obs. Caso tenha sido atualizado o Kernel, o Ubuntu solicitará que reinicie a máquina. Aguarde até o fim da atualização e reinicie.

Bom, agora para os mais pacientes, vamos instalar passo a passo e por etapas.


nvidia-settings
3 – INSTALANDO DRIVERS E
AJUSTANDO O VÍDEO

 


INSTALANDO
Na aba “Drivers Adicionais” Cheque se o driver Adicional foi instalado. Se não estiver Ativo, ative-o clicando em “Aplicar alterações”.
No meu caso ele ativou a da placa de Vídeo e rede Wireless.

catalyst6

Placas de vídeo geralmente exigem um tratamento especial. Geralmente o Ubuntu instala o driver para a sua placa de vídeo automaticamente, sendo Nvidia GeForce ou AMD/ATI Radeon, mas em todo caso, depois de alguns testes, eu ativei este driver para a minha placa de vídeo AMD/ATI, que também instala o painel de controle do fabricante chamado “AMD Catalyst Control Center” que te permite configurar o vídeo. Caso você também possua placa de vídeo AMD/ATI Radeon escolha a opção conforme a imagem acima (não sou nenhum especialista em drivers, mas este foi o que melhor funcionou para mim).

A ordem preferencial de instalação é essa.

nvidia-settings    NVIDIA:
1. nvidia-current
2. nvidia-current-updates
3. (nvidia-173)
4. (nvidia-173-updates)
5. nvidia-experimental

ati_radeon    ATI:
1. fglrx
2. fglrx-updates
3. fglrx-experimental

Nvidia Bumblebee:
É uma ferramenta para notebook que usam Nvidia Optimus (são os que por padrão usam um chip de vídeo integrado da Intel e o da nvidia offboard), e o Bumblebee desativa a placa de vídeo Nvidia quando não está em uso e te faz economizar energia. Mas se você estiver planejando usar uma solução híbrida para seus gráficos, não o instale.

Para instalar:
sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia

E reinicie a máquina.

Obs. Atualmente existe um bug no Ubuntu 13.10 que impede “optirun” de funcionar. Para corrigir, execute o seguinte comando:

x86:
sudo ln -s /usr/lib/i386-linux-gnu/libturbojpeg.so.0 /usr/lib/i386-linux-gnu/libturbojpeg.so
x64:
sudo ln -s /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libturbojpeg.so.0 /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libturbojpeg.so

Nvidia Optimus:
Infelizmente os drivers da Nvidia Optimus ainda não tem suporte completo para Linux.
Por isso recomendo que deixe o driver padrão nvidia que vier.
O Ubuntu 13.10 vem com um novo pacote chamado “nvidia-prime”, o qual habilita as placas de Vídeo sobre sistemas Optimus.

Obs. Com as instruções abaixo, a placa de vídeo Nvidia vai estar em uso, mas não será possível  trocar as opções que economia de energia, estender o monitor (terá que editar o “X” manualmente), entre outras opções. Se estiver usando um notebook, ele poderá consumir mais energia que o normal e possivelmente esquentar demais, mas se precisar instalar:

Primeiramente, caso tenha instalado o “Bumblebee”, remova-o.
sudo apt-get purge bumblebee* bbswitch-dkms

Certifique-se também de remover o libvdpau-va-gl1
sudo apt-get purge libvdpau-va-gl1

Depois instale o driver nvidia-prime
sudo apt-get install nvidia-319 nvidia-settings-319 nvidia-prime

E reinicie o Sistema

Obs.
Se não quiser continuar com ele:
sudo apt-get remove nvidia-319 nvidia-settings-319 nvidia-prime


CONFIGURANDO
VÍDEO

Após a instalação/ativação do seu driver de vídeo, pelo “Programas e Atualizações” ou pelos comandos, abra o Software de Gerenciamento de vídeo do fabricante.

Se for Nvidia: Nvidia X Server Settings
nvidia-prime-nvsettings

 

No meu caso é o AMD Catalyst Control Center (Administrativo)

catalyst0

 

Agora faça as alterações que desejar.
No meu caso, quando estou usando o notebook plugado em uma tela adicional ou na TV de casa, eu só precisei estender o monitor.

IMG_20140106_091807

 

Na aba “Vários monitores”, mudei a opção padrão “monitores clonados” para “Área de trabalho com vários monitores” Arrastei a tela 2 para o lado esquerdo da 1, (pois é assim que o monitor está em minha mesa), depois cliquei em cada tela e escolhi a maior resolução disponível, conforme imagens abaixo.

catalyst9

catalyst3

 

Depois disso foi só mandar aplicar, dar Ok e fechar. Ele pedirá para reiniciar seu PC.
catalyst5

 

Após reiniciar o sistema se a resolução da tela ainda não for a desejada, você poderá ir na “Configurações do Sistema”, e depois na sessão “Monitores” e realizar o mesmo procedimento para estender o vídeo e alterar a resolução.
monit

catalyst7

 

Ao aplicar, não será necessário reiniciar.
Eu costumo desmarcar a opção “Bordas Aderentes” pois quando você estiver passando o cursor do mouse ou arrastando alguma janela de uma tela a outra, esta opção prende a janela ou o cursor na divisão entre as telas e atrapalha bastante.
Ligado na minha TV de LED 40″.
monitores

 

Legal não é?!

dual monitor

 

Ou com 3 monitores Tela do Notebook + VGA + HDMI.
tres monitores1

 

repo2

4 – INSTALAÇÃO DOS PROGRAMAS!

Agora vamos instalar os softwares adicionais que são muito utilizados e podem ser úteis a você.
Se quiser pular o passo a passo deste tutorial e instalar QUASE tudo de uma vez no terminal rode este grande comando mais abaixo.

Mas se você for iniciante no Linux, não recomendo rodar este “comandão”, por estes motivos:

1 – Não tem a instalação de todos os programas do artigo, pois muitos programas não são instaláveis via repositório, e iremos baixar alguns do site do fabricante para instalar.
2 –  O artigo explica muitas CONFIGURAÇÕES a serem feitas
3 – Passo a passo é melhor para entender  o que está sendo instalado,
4 – Passo a passo lhe permite escolher o que deseja instalar ou não
5 – E porque o artigo tem links para outros artigos meus que complementam este, como o Artigo sobre jogos, virtualização, multimedia, acesso remoto e etc.

Mas se quiser adiantar um pouco o trabalho, vamos lá, 😉 copie e cole o comando abaixo no terminal:

sudo apt-get install gksu gdebi synaptic gparted ntfs-config ubuntu-tweak gnome-tweak-tool unity-tweak-tool dconf-tools language-pack-gnome-pt language-pack-gnome-pt-base preload handbrake virtualbox nautilus-open-terminal gstreamer0.10-plugins-ugly libxine1-ffmpeg gxine mencoder libdvdread4 totem-mozilla icedax tagtool easytag id3tool lame nautilus-script-audio-convert libmad0 mpg321 flashplugin-installer faad ffmpeg2theora freepats libmjpegtools-dev libass4 libcdaudio1 libdirac-encoder0 libflite1 libgme0 libgstreamer-plugins-bad0.10-0 libmimic0 libmms0 libmodplug1 libmpcdec6 libofa0 libslv2-9 libsoundtouch0 libspandsp2 libvo-aacenc0 libvo-amrwbenc0 libwildmidi-config libwildmidi1 libzbar0 libzvbi-common libzvbi0 gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-plugins-bad flashplugin-installer cdtool dvd+rw-tools cdrdao normalize-audio vcdimager dvdauthor soundconverter mediainfo mediainfo-gui vlc vlc-data vlc-dbg vlc-plugin-fluidsynth vlc-plugin-jack vlc-plugin-notify vlc-plugin-pulse vlc-plugin-sdl vlc-plugin-svg vlc-plugin-zvbi arj p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unrar unace-nonfree libxss1 photofilmstrip dvdrip vlc pitivi mplayer banshee clementine amarok cheese git recordmydesktop gtk-recordmydesktop vokoscreen kazam gimp gimp-plugin-registry inkscape shutter openshot avidemux audacity pitivi pinta blender wallch variety cairo-dock cairo-dock-plug-ins screenlets screenlets-pack-all docky compiz compizconfig-settings-manager compiz-plugins conky conky-all conky-manager midori thunderbird xul-ext-lightning xul-ext-calendar-timezones geary pidgin gwibber p7zip-rar p7zip-full unace unrar zip unzip sharutils rar arj cabextract file-roller uudeview mpack ttf-mscorefonts-installer ttf-xfree86-nonfree cabextract xfonts-terminus-dos xfonts-terminus xfonts-terminus-oblique tv-fonts ttf-tuffy ttf-sjfonts ttf-georgewilliams ttf-fifthhorseman-dkg-handwriting ttf-essays1743 ttf-freefont ttf-dejavu-extra ttf-dejavu-core ttf-dejavu ttf-bitstream-vera equivs ttf-aenigma gnome-specimen google-chrome-stable oracle-jdk7-installer virtualbox git numix-icon-theme numix-icon-theme-circle numix-gtk-theme shimmer-themes delorean-dark zoncolor-icons moka-icon-theme moka-gtk-theme faba-icon-theme faba-mono-icons faba-colors

Observações sobre a Instalação múltipla de programas

Obs. 1

Se você preferiu não rodar este comandão acima, vamos devagarzinho, passo a passo, para entendermos o que será instalado.
Só continue vendo e executando os comandos e dicas abaixo, até o fim da página, e abrindo os links de tutoriais extra, e páginas de downloads de alguns programas que não são instaláveis via repositório e ao final, você terá um Ubuntu perfeito para você.

Obs. 2

Pode ser que futuramente ao ato desta postagem, algum repositório deixe de funcionar ou algum programa deixe de estar nos repositórios padrão do Ubuntu, e você receba a mensagem que algum programa do comando acima não foi encontrado.

Exemplo:

(...)
Lendo informação de estado… Pronto
E: Impossível encontrar o pacote ubuntu-tweak
E: Impossível encontrar o pacote skype

Nesse caso, basta remover o programa do comando de instalação de programas, e rodar o comando novamente. Se quiser, pode copiar o comando para seu editor de texto, retirar o programa e copiar e colar novamente no terminal para rodá-lo.

Obs 3.

Durante a instalação, instalaremos alguns programas gratuitos, mas de licença proprietária, então aparecerá algumas janelas de confirmação para que você aceite algumas licenças de softwares, como o do Java, Steam e das fontes da Microsoft, então aceite as licenças marcando os botões de “Sim” e“Aceito/Agree” com as teclas “Tab” e então “espaço” ou “Enter” para confirmar, e a instalação irá prosseguir.

 

4.1 – FERRAMENTAS + TWEAKS + SUPORTE COMPLETO AO IDIOMA

fonts   No terminal digite, ou copie e cole:
sudo apt-get install gksu gdebi synaptic gparted ntfs-config ubuntu-tweak gnome-tweak-tool unity-tweak-tool dconf-tools language-pack-gnome-pt language-pack-gnome-pt-base preload nautilus-open-terminal git

 

Synaptic: Gerenciar softwares, repositórios e até ver pacotes quebrados e muitas outras funções.
Gdebi: Instala pacotes tipo “.deb” baixados da internet, sem precisar abrir a Central de Programas.
Preload: Deixe o seu sistema mais rápido informando ao Ubuntu / Mint os programas que você mais usa.
Gksu:
Permite que você abra o Nautilus como root com o comando gksu nautilus.
Nautilus Open Terminal: Para abrir o Terminal de dentro de uma localização de pasta pelo Nautilus
Ubuntu Tweak, Gnome-Tweak-tool, Unity-Tweak-tool e dconf-tools: São ferramentas de customização do sistema. Vamos falar delas mais para frente, mas pode ver alguma coisa do Ubuntu-Tweak neste ARTIGO.
Gparted: Crie, edite, exclua, formate, redimensione partições de qualquer disco em seu computador.
Ntfs-config: Permite você configurar para o Ubuntu montar automaticamente no boot suas partições adicionais
Sobre o uso do Gparted e do NTFS-Config você poderá dar uma olhada neste ARTIGO.

Depois configure a função minimizar com um clique:

Para ativar o recurso de minimizar janela de aplicativo ao clicar no Lançador Unity no Ubuntu 14.04, faça o seguinte:

Passo 1.
Instale o compizconfig-settings-manager pela Central de Programas, ou Digite o seguinte comando:
sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Passo 2.
Abra o programa clicando no Dash e digitando: compiz

Passo 3.
Com o programa aberto Clique em “Ubuntu Unity Plugin” e em seguida, navegue até a guia “Launcher”.

Passo 4.
Ative a opção “Minimize Single Window Applications (Unsupported)”, marcando a caixa, conforme imagem abaixo.

compiz-minimize

Pronto:

MinimizeOnClick

 

Outros ajustes de Aparência você pode conferir neste artigo:
Transforme Totalmente a Aparência do seu Ubuntu“.

4.2 – MELHORANDO O GERENCIAMENTO DE ENERGIA E BATERIA EM NOTEBOOKS.

notebookNo terminal digite, ou copie e cole:
sudo apt-get install tlp tlp-rdw tp-smapi-dkms smartmontools ethtool

E você usa Sandy Bridge (X220/T420, X230/T430 et al.) instale estes pacotes também:
sudo apt-get install acpi-call-tools

E se seu Notebook for da família ThinkPad, rode este comando abaixo também:
sudo apt-get install tp-smapi-dkms


4.3 – MULTIMEDIA:

multimedia

Codecs, e Players (VLC, Mplayer, Banshee, Amarok, Clementine), Cheese (Webcam software), habilitando reprodução de DVD, XBMC Media Center, Screencasters como o Vokoscreen, Kazam e Record-my-desktop e muito mais.
Para isso siga as instruções deste ARTIGO.

 

4.4 –INTERNET
Navegadores, cliente de redes socias (Gwibber), cliente de e-mail (Thunderbird) e Geary.
internet icons



thunderbird   E-MAIL
Você pode utilizar deles para configurar sua conta de e-mail, como o gmail, hotmail, yahoo e etc. Basta abrir e configurar adicionando sua conta. Vamos utilizar o Mozilla Thunderbird e o Geary

internet-mail   No terminal:
sudo apt-get install thunderbird xul-ext-lightning xul-ext-calendar-timezones geary

 


firefox
   NAVEGADORES:
    O Ubuntu já vem com o Firefox instalado, mas vamos adicionar outros?

 

 

google-chrome  Google Chrome
sudo apt-get install google-chrome-stable
Ou baixe o pacote adequado DESTE LINK e abra o mesmo com o botão direito do mouse e escolher GDebi.

 

chromium-browser  Chromium
Digite no terminal
sudo apt-get install chromium

 

midori   Midori
Digite no terminal
sudo apt-get install midori

 

opera-browser   Opera
Você poderá baixar o Opera nestes links de acordo com a arquitetura do seu Ubuntu.
Depois abra-o com a Central de Programas do Ubuntu ou com o instalador de pacotes Gdebi

Baixe AQUI ou clique na imagem
opera1

 

INSTALE O JAVA:

java_tux
No terminal digite:
sudo apt-get install oracle-jdk7-installer

Aceite a licença usando a tecla TAB do teclado para selecionar o “Sim” e aperte Enter.

 

4.5 – APLICATIVOS DE CHAT E REDES SOCIAIS

SKYPE:

skype

Já adicionamos o repositório dele, então podemos fazer pelo terminal:
sudo apt-get install skype

Ou baixando o pacote e instalando manualmente:
Baixe o pacote .deb AQUI e abra com o GDebi (utilizando o menu do botão direito do mouse)

 

pidgin-icon
PIDGIN:

sudo apt-get install pidgin

 

friends
GWIBBER (FRIENDS): (redes sociais)
sudo apt-get install gwibber

 

 

4.6 –CLIENTES DE TORRENT

BitTorrent-Clients
Quer usar todo o potencial da sua internet e baixar jogos, músicas, filmes e tudo mais que quiser?
Sim, é possível usando um aplicativo que baixa tudo isso através de um arquivo de torrent.

Por padrão o Ubuntu vem com o aplicativo Transmission, que me atende muito bem, mas temos outras opções disponíveis, tais como o Vuze, Deluge e até o Utorrent.
Para isso dê uma olhada neste ARTIGO
E para encontrar bons sites de torrents para baixar, dê uma olhada neste ARTIGO.

 

4.7 – EXTRAS

file-roller  Descompactadores de arquivos:
No terminal digite, ou copie e cole:
sudo apt-get install p7zip-rar p7zip-full unace unrar zip unzip sharutils rar arj cabextract file-roller uudeview mpack

fonts
Fontes Adicionais:
  No terminal digite, ou copie e cole:

sudo apt-get install -y msttcorefonts ttf-xfree86-nonfree cabextract xfonts-terminus-dos xfonts-terminus xfonts-terminus-oblique tv-fonts ttf-tuffy ttf-sjfonts ttf-georgewilliams ttf-fifthhorseman-dkg-handwriting ttf-essays1743 ttf-freefont ttf-dejavu-extra ttf-dejavu-core ttf-dejavu ttf-bitstream-vera equivs ttf-aenigma gnome-specimen

Aceite a licença usando a tecla TAB do teclado para selecionar o “Sim” e aperte Enter.


4.8 – APLICATIVOS PARA ESCRITÓRIO

KINGSOFT OFFICE ou WPS OFFICE – Um pacote parecido com o Microsoft Office
Dê uma olhada neste ARTIGO

kingsoftwoffice

O PRÓPRIO MICROSOFT OFFICE RODANDO NO SEU UBUNTU!
Também é possível instalar o Microsoft Office o 2010 através do Playonlinux e Wine no seu Ubuntu,
Dê uma olhada neste ARTIGO

office19

 

PORTABLES
Existem diversos aplicativos que foram transformados em portáteis, ou seja, você não precisa instalá-los para usá-los.Basta clicar neles e eles abrirão. Você pode utilizá-los a partis de um pendrive ou de uma pasta local.
O mais legal é que com o aplicativo Wine, você pode rodar a plataforma onde rodarão os portáteis compatíveis com o Windows dentro do Ubuntu. Dê uma olhada neste ARTIGO

portables2

 

GESTÃO COMERCIAL NO UBUNTU

Existem alguns sistemas muito bons para gestão comercial no Ubuntu, como o FreedomERP e o Stoq, mas o que eu gostaria de sugerir aqui é o próprio Stoq.
Quem tiver interesse em testá-lo dêem uma olhada na página do STOQ e podem realizar a instalação.

http://www.stoq.com.br/ubuntu/

stoq stoq2

Para instalar, digite no terminal:
sudo apt-add-repository ppa:stoq-dev/lancamentos
sudo apt-get update
sudo apt-get install stoq

 

ACESSO REMOTO

remoto2

O Ubuntu já vem o Remmina instalado, que permite acesso via protocolos RDP, VNC, SSH e SFTP, porém se quiserem mais opções e detalhes de acesso remoto, basta seguir as orientações deste ARTIGO.

preferences-desktop

5 – CONFIGURAÇÕES

 

 

5.1 – CONFIGURANDO SUA PRIVACIDADE E PESQUISAS INTEGRADAS

Para desabilitar as sugestões online do do Scope do Lens:

gsettings set com.canonical.Unity.Lenses disabled-scopes "['more_suggestions-amazon.scope', 'more_suggestions-u1ms.scope', 'more_suggestions-populartracks.scope', 'music-musicstore.scope', 'more_suggestions-ebay.scope', 'more_suggestions-ubuntushop.scope', 'more_suggestions-skimlinks.scope']"

Depois vamos configurar algumas coisas através das Configurações do Sistema
Priva0

Aba Segurança: Geralmente não modifico, mas poderá ser usada para configurações de senha e suspensão.
priva1

Manter ou não o Registro de Arquivos e Aplicativos Recentemente usados e quais deseja. Eu deixo desligado.
priva2

Desligar o funçao de trazer o resultado de pesquisas online da Dash
priva3


5.2 –
EXIBIR O NOME DO USUÁRIO LOGADO AO LADO DO RELÓGIO.

nome
Agora no Ubuntu 14.04 existe uma opção de fazer isso pelas configurações do sistema, depois vá até Contas de Usuários e marque a caixa no rodapé. (show my login name in the menu bar). E pronto aparecerá lá ao lado do relógio.

user accounts Ubuntu1404

Anteriormente no Ubuntu 13.10 faríamos assim:
No terminal digite para mostrar:
gsettings set com.canonical.indicator.session show-real-name-on-panel true
E para voltar a ocultar:
gsettings set com.canonical.indicator.session show-real-name-on-panel false


5.3 – DESATIVANDO NOTIFICAÇÕES DE ERRO DO APPORT

apport

O serviço do Apport é aquele que te avisa se há algum erro interno no sistema operacional. Na maioria das vezes estes erros são imperceptíveis para nós até que somos notificados, então, por vezes, o pop-up de alerta acaba sendo mais irritante do que um erro que não nos afeta. Se deseja desabilitar isso e parar de ser importunado, faça o seguinte:

No terminal digite:
sudo gedit /etc/default/apport

Tudo que você precisa fazer é alterar o valor de “enable” (última linha do arquivo) de 1 para 0. Uma vez alterado, salve e feche o arquivo;

Selecao14

 


5.4 –
CONFIGURAR SUA CONTA DE USUÁRIO

users

 

Poderá adicionar uma foto, adicionar permissões e definir se deseja que a sessão inicie automaticamente sem pedir sua senha (o que eu não recomendo). Poderá também adicionar outras contas de usuário que desejar.
Clique no botão “Desbloquear” antes de fazer as alterações que deseja.
users2

 

5.5 – ADICIONE SUAS CONTAS ONLINE

Há muitos anos que o Ubuntu é totalmente integrado com as contas online e com armazenamento na nuvem com o serviço do UbuntuOne que é similar ao Dropbox.
Recomendo adicionar suas contas de e-mail, Twitter e Facebook. Poderá definir o seu status de online ou ausente ou ocupado quando quiser (através do ícone de e-mail ao lado do relógio) e usar o Empathy e o Gwibber para se comunicar com a galera.

Contas online

Adicionando minha conta do Facebook

contas online 2

contas online 3

contas online 4

Agora adicionando minha conta do Google e depois do hotmail

Contas online 6

Finalmente está aí o que eu preciso.

contas online 5

 

5.6 – USANDO AS CONTAS ONLINE NO DIA A DIA.
Abra e aproveite o Empathy e o Gwibber

social2

Opcionalmente poderá também adicionar suas contas de e-mail ao cliente de e-mail Thunderbird.

 

5.7 – ADICIONANDO OS UNITY-WEBAPPS

O Unity-Webapps são Estes atalhos da Dash que abrem páginas na internet, mas também podem fazer notificações.
Clique na Dash, digite Synaptic, coloque a senha de root e pesquise por unity-webapps, marque para instalar os que você utiliza e aplique, conforme as imagens abaixo.

unity-webapps

unity-webapps2

Após instalado, quando através do Firefox acessar e fizer login Facebook, Gmail, Livemail entre outros, o Ubuntu lhe perguntará se deseja adicionar um programa na Dash. Confirme a instalação quando o ícone aparecer na barra, bloqueie-o no lançador. O resultado é esse.

unity-webapps3

Ou abra-os assim:

Gmail applet


5.8 – VOCÊ NA NUVEM!
Se você deseja salvar arquivos diretamente na nuvem, ou seja, num servidor de armazenamento de arquivos usando uma conta pessoal sua, eu havia recomendado o próprio Ubuntuone, porém, recebi um e-mail da equipe do Ubuntu One que o mesmo será descontinuado. Então sugiro ao instalar algumas destas opções use o Dropbox ou o Syncdrive, e pule o Ubuntu One.

Para fazer isso siga as instruções deste ARTIGO

UbuntuOne

dropbox8

 

 


5.10 – Configure o Brilho e Bloqueio

brilho

Por padrão vem assim.

brilho e bloqueio1

Mas eu geralmente desativo tudo, exceto a opção de pedir senha ao desbloquear (quando estou no trabalho), e quando quero bloquear a tela ao sair da mesa, apenas faço “Ctrl + Alt + L”

Brilho e Bloqeio2


5.11 – ACERTE MAIS ALGUNS DETALHES

Volte ao Painel de Configurações do Sistema e clique em “Detalhes”

Detalhes0

detalhes

Aqui são os aplicativos padrão. Eu mudei o player de músicas que era o Rythmbox por padrão para o Banshee.
E troquei também o aplicativo de Vídeo padrão pelo VLC.
Escolha o que gostar mais.

detalhes3

Aqui em Mídia removível, escolha o que acontece quando ela é inserida.

detalhes4

5.12 – UM OU DOIS CLIQUES?

Prefere navegar nas pastas do Nautilus com 1 ou 2 cliques?
Ultimamente eu tenho usado 1 clique apenas para entrar nas pastas, como é a opção padrão no Dolphin do KDE.
Para fazer isso no Nautilus, abra-o e vá no menu Arquivo/Preferências na barra superior.

Depois que abrir as preferências, vá até a aba “Comportamento” e mude a opção “Clique duplo para abrir itens” para “Clique único para abrir itens”, e está feito.

Nautilus cliq

Agora, o cursor virou “mãozinha”, clicou, abriu! kkk

cursor

 

6 – GAMES!!!

Transforme seu Ubuntu numa Estação de Jogos

O Ubuntu já vem com alguns jogos instalados, mas vale a pena experimentar mais!

Então vamos instalar alguns dos Games mais populares para Ubuntu.
Vale lembrar que quanto melhor a placa de vídeo de seu desktop ou notebook, melhor os jogos irão rodar e com maior detalhes gráficos, principalmente os jogos mais pesados.

Para fazer isso sigas as instruções deste ARTIGO.

supertuxkart


7 – CUSTOMIZAÇÃO VISUAL

Esta parte é opcional para quem gosta de deixar a área de trabalho mais bonita e com mais recursos.
Incluem ferramentas de produtividade tais como Widgets para área de trabalho, uma “dock” de ícones com recursos avançados semelhante ao do Mac OS, além de efeitos de ações e transições das janelas, gerenciamento de àreas de Trabalho, Trocador automático de Wallpapers e temas para as janelas, ícones e cursores do mouse. Apesar de não consumir quase nada de processamento nos computadores e notebooks atuais, quem preferir a área de trabalho padrão, sem nada na tela, pode optar em pular esta etapa.
Mas para quem gosta de experimentar recursos e efeitos extras, preparei um artigo que lhe ajudará.

Veja este ARTIGO.

Basta dizer que depois de pronto seu desktop pode ficar assim.
Captura de tela de 2014-01-05 20:10:21


compiz

 

OU SE VOCÊ NÃO QUISER APENAS O UNITY
Quer experimentar outros ambientes de trabalho no Ubuntu 13.10 ou 14.04?

Eu gosto muito do Unity, e já adicionei todos estes ambientes que mostrarei neste artigo.
Porém atualmente estou usando apenas o Unity no Ubuntu, mas tenho outras Distribuições Gnu/Linux instaladas em meu PC e Notebook.
Mas estes ambientes gráficos são muito bons e você poderá e alternar entre eles com um simples logoff. E trocar de ambiente na tela de login, pois terá a opção de Ambiente gráfico.

Gostou da ideia? Então dê uma olhada nas instruções deste ARTIGO


LIMPEZA E FIM!

No terminal digite:
sudo apt-get clean
sudo apt-get autoclean
sudo apt-get autoremove

Abra o Ubuntu Tweak e marque as opções na lateral da esquerda e no campo do meio e clique no botão “Limpar” no canto inferior direito.
Ele pedirá a senha de root algumas vezes, marque sempre os campos do meio que estiverem vazios e clique em limpar novamente.

limpeza

Fazendo isso aparecerá esta tela.

limpeza2

Recomendo reiniciar a máquina mais uma vez e pronto.

Ufa acabou!

Sua máquina agora é uma potente estação de Trabalho, Multimedia e Jogos.
O Ubuntu é leve, poderoso, versátil e elegante.

Ainda existem muitas outras coisas bacanas que poderão ser feitas e que não coloquei aqui, mas as principais para Desktop que conheço aí estão.
Ainda farei muitos artigos de para Ubuntu Server que não se aplicam neste, então, aguardem.

Tem mais alguma sugestão? Deixe sua dica.

Abraços.

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

26 comments

  1. Amigo, adicionei seu site em meus favoritos e feeds de notícias.

    Eu o encontrei por acaso (oráculo, rs) e gostei, você explica tudo (quase) perfeitamente.

    Abraço e obrigado por compartilhar seus conhecimentos!

  2. Cara sou um entusiasta linux e seu site eh nota 10 informações muito..muito valiosas ..

    Abraço

  3. Belo Artigo! Vou começar a implementar as dicas. Valeu mesmo!

  4. muito bom cara, ajudou pra caramba

  5. Cleuber, minhas congratulações pelas explanações deste artigo.
    Por favor se possível, peço que me ajude em uma qestão:
    O que devo fazer para que um arquivo do LibreOffice Calc, abra na inicialização do Ubuntu?
    Procurei na net mas nao encontrei nada que me ajuda-se.
    Em todo caso se não for possível, meu muito obrigado de qualquer maneira.

  6. Show demais. Obrigado.

  7. Bom dia,
    estou tentando implementar o tutorial Mais de 70 coisas em 7 passos para fazer depois de instalar o Ubuntu 14.04, no ubuntu desktop 14.04.02, e esta dando os seguinte erros com os seguintes comandos: “sudo sh -c ‘echo “deb http://…..” da o seguinte erro “Permissão negada ” e com o comando “wget -q -O – https://…..” da o seguinte erro “gpg: nenhum dado OpenPGP válido encontrado.”. Poderia me ajudar. sou iniciante.

    • Bom dia Anderson.
      Acho que é a sintaxe do comando, pois as vezes o parâmetro com dois traços separados “- -“, ele junta para um só, pelo editor de texto do navegador, ou parâmetro “-” (sinal de menos) ele converte para um hífen, e daí bagunça o comando mesmo rsrs. Eu vou mudar o tipo de formatação do texto do comando, para que fique correto. Obrigado pelo feedback. Atualize a página, copie novamente os comandos e tente novamente. Creio que dará certo, se não der, por favor, me avise de novo.
      Abraço.

  8. Cleuber.. eu ja te agradeci pelo sites e varias dicas pelo FACE… novamente agradeço. Esse tutorial eh top, principalmente esse lance q vc faz do comandão rsrsrs… cara da pra usar tudo isso no XUBUNTU ???

  9. Cleuber, bom dia… gostaria de tirar mais uma duvida… meu UBUNTU 14.04 ficou top com todas essas dicas, somando as dicas de aparencia que vc ja postou tbm … enfim esta muito show, parabéns!!! Agora a duvida, caso eu precise formatar ou ate instalar pra alguem, enfim fazer do zero, eu posso salvar com o Y-ppa manager os repositorios e executar o comandao lá ??? ou alguma outra dica pra salvar esses repositorios.. rsrs da muito trabalho add um a um…

    • Valeu Diogo.
      Verdade, dá trabalho adicionar os repositórios uma a um…kkk
      Eu realmente sempre faço assim, um a um, pois o Ubuntu solicita e faz a negociação com o servidor de chaves e então autentica o repositório através da chave baixada. Conheço o Y-ppa manager, mas nunca usei para isso.
      O que se pode fazer também é um “comandão” de adição de repositórios juntando um comando ao outro com “&&” e usando o parâmetro “-y” (eu creio), onde você rode e ele irá baixar e automaticamente instalar e aceitar todas as chaves de todos os repositórios em uma fila. Daí bastará esperar ele terminar. 🙂
      Amanhã colocarei o comandão no post, obrigado pela dica.

    • Diogo, fiz o comandão de repositórios ppa, tente executar. 😉
      Uma dica é que você pode concatenar os outros comandos que quiser usando a junção “&&” e o “-y”.
      Por exemplo, pode juntar depois de tudo isso um ” && sudo apt-get update && sudo apt-get install programa -y && …assim por diante” 😉
      Pode até fazer um comandão só de: (adição de repositórios + atualização do apt + instalação de programas + upgrade da distro).
      Então pode salvar este arquivo de texto como por exemplo “comandao.sh”, dar permissão de execução nele “sudo chmod +x comandao” e rodá-lo: “sudo ./comandao.sh”.
      E daí é só esperar ele fazer tudo…kkk 😉

      Abraço

      • Fiz um comando agora que reúne a adição dos repositórios, atualização do apt, instalação de programas (ferramentas, internet e multimedia) e atualização geral do sistema. Quem quiser testá-lo, basta copiar em seu terminal e mandar bala.

        ————

        sudo add-apt-repository -y ppa:cairo-dock-team/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:diesch/testing && sudo add-apt-repository -y ppa:noobslab/indicators && sudo add-apt-repository -y ppa:noobslab/themes && sudo add-apt-repository -y ppa:noobslab/icons && sudo add-apt-repository -y ppa:noobslab/apps && sudo add-apt-repository -y ppa:noobslab/pear-apps && sudo add-apt-repository -y ppa:teejee2008/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:atareao/atareao && sudo add-apt-repository -y ppa:elementary-os/daily && sudo add-apt-repository -y ppa:elementary-os/unstable-upstream && sudo add-apt-repository -y ppa:jconti/recent-notifications && sudo add-apt-repository -y ppa:tsbarnes/indicator-keylock && sudo add-apt-repository -y ppa:tualatrix/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:numix/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:moka/stable && sudo add-apt-repository -y ppa:webupd8team/java && sudo add-apt-repository -y ppa:otto-kesselgulasch/gimp && sudo add-apt-repository -y ppa:ubuntu-wine/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:videolan/stable-daily && sudo add-apt-repository -y ppa:linrunner/tlp && sudo add-apt-repository -y ppa:peterlevi/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:git-core/ppa && sudo apt-add-repository -y ppa:nathan-renniewaldock/xbmc-stable && sudo add-apt-repository -y ppa:jacob/media && sudo add-apt-repository -y ppa:mozillateam/firefox-next && sudo add-apt-repository -y ppa:mozillateam/thunderbird-next && sudo add-apt-repository -y ppa:ubuntu-mozilla-security/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:mythbuntu/0.28 && sudo add-apt-repository -y ppa:ubuntu-desktop/ppa && sudo add-apt-repository -y ppa:team-xbmc/ppa && sudo apt-add-repository -y ppa:ehoover/compholio && wget -q http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/oracle_vbox.asc -O- | sudo apt-key add – && sudo sh -c ‘echo “deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian trusty contrib” >> /etc/apt/sources.list.d/virtualbox.list’ && wget -q -O – https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add – && sudo sh -c ‘echo “deb http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable main” >> /etc/apt/sources.list.d/google-chrome.list’ && wget -q -O- http://archive.getdeb.net/getdeb-archive.key | sudo apt-key add – && sudo add-apt-repository “deb http://archive.getdeb.net/ubuntu trusty-getdeb apps” && wget -q -O – ‘http://archive.ubuntugames.org/ubuntugames.key’ | sudo apt-key add – && sudo add-apt-repository “deb http://archive.ubuntugames.org ubuntugames main” && sudo apt-get update && sudo apt-get install gksu gdebi synaptic gparted ntfs-config ubuntu-tweak gnome-tweak-tool unity-tweak-tool dconf-tools language-pack-gnome-pt language-pack-gnome-pt-base preload nautilus-open-terminal gstreamer0.10-plugins-ugly libxine1-ffmpeg gxine mencoder libdvdread4 totem-mozilla icedax tagtool easytag id3tool lame nautilus-script-audio-convert libmad0 mpg321 flashplugin-installer faad ffmpeg2theora freepats libmjpegtools-dev libass4 libcdaudio1 libdirac-encoder0 libflite1 libgme0 libgstreamer-plugins-bad0.10-0 libmimic0 libmms0 libmodplug1 libmpcdec6 libofa0 libslv2-9 libsoundtouch0 libspandsp2 libvo-aacenc0 libvo-amrwbenc0 libwildmidi-config libwildmidi1 libzbar0 libzvbi-common libzvbi0 gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-plugins-bad flashplugin-installer cdtool dvd+rw-tools cdrdao normalize-audio vcdimager dvdauthor soundconverter mediainfo mediainfo-gui vlc vlc-data vlc-dbg vlc-plugin-fluidsynth vlc-plugin-jack vlc-plugin-notify vlc-plugin-pulse vlc-plugin-sdl vlc-plugin-svg vlc-plugin-zvbi arj p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unrar unace-nonfree libxss1 photofilmstrip dvdrip handbrake-gtk vlc pitivi mplayer banshee clementine amarok cheese git recordmydesktop gtk-recordmydesktop vokoscreen kazam gimp gimp-plugin-registry inkscape shutter openshot avidemux audacity pitivi pinta blender wallch variety cairo-dock cairo-dock-plug-ins screenlets screenlets-pack-all docky compiz compizconfig-settings-manager compiz-plugins conky conky-all conky-manager midori thunderbird xul-ext-lightning xul-ext-calendar-timezones geary pidgin gwibber p7zip-rar p7zip-full unace unrar zip unzip sharutils rar arj cabextract file-roller uudeview mpack ttf-mscorefonts-installer ttf-xfree86-nonfree cabextract xfonts-terminus-dos xfonts-terminus xfonts-terminus-oblique tv-fonts ttf-tuffy ttf-sjfonts ttf-georgewilliams ttf-fifthhorseman-dkg-handwriting ttf-essays1743 ttf-freefont ttf-dejavu-extra ttf-dejavu-core ttf-dejavu ttf-bitstream-vera equivs ttf-aenigma gnome-specimen google-chrome-stable oracle-jdk7-installer virtualbox-4.3 git numix-icon-theme numix-icon-theme-circle numix-gtk-theme shimmer-themes delorean-dark zoncolor-icons moka-icon-theme moka-gtk-theme faba-icon-theme faba-mono-icons faba-colors && sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras gstreamer0.10-plugins-ugly libxine1-ffmpeg gxine mencoder libdvdread4 totem-mozilla icedax tagtool easytag id3tool lame nautilus-script-audio-convert libmad0 mpg321 flashplugin-installer faad ffmpeg2theora freepats libmjpegtools-dev libass4 libcdaudio1 libdirac-encoder0 libflite1 libgme0 libgstreamer-plugins-bad0.10-0 libmimic0 libmms0 libmodplug1 libmpcdec6 libofa0 libslv2-9 libsoundtouch0 libspandsp2 libvo-aacenc0 libvo-amrwbenc0 libwildmidi-config libwildmidi1 libzbar0 libzvbi-common libzvbi0 gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-plugins-bad flashplugin-installer cdtool dvd+rw-tools cdrdao normalize-audio vcdimager dvdauthor soundconverter mediainfo mediainfo-gui vlc vlc-data vlc-dbg vlc-plugin-fluidsynth vlc-plugin-jack vlc-plugin-notify vlc-plugin-pulse vlc-plugin-sdl vlc-plugin-svg vlc-plugin-zvbi arj p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unrar unace-nonfree libxss1 photofilmstrip dvdrip handbrake-gtk vlc pitivi mplayer banshee clementine amarok cheese git xbmc recordmydesktop gtk-recordmydesktop vokoscreen kazam gimp gimp-plugin-registry gimp-resynthesizer inkscape shutter openshot avidemux audacity pitivi pinta blender kdenlive && sudo apt-get dist-upgrade -y

  10. Achei da hora Cleuber, muito bom mesmo. So uma duvida, esses comandos server pro novo Ubuntu Gnome? Muito obrigado.

  11. Cara, tem como me arranjar aquele Wallpapper da praia, onde você mostrava o messenger e o friends ativos?
    E agradeço desde já pelo tutorial.

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...