404 Not Found


nginx
Instalando outros Ambientes Desktop em seu Ubuntu 13.10 – Cleuber.com.br
DestaquesDicas e TutoriaisLinux

Instalando outros Ambientes Desktop em seu Ubuntu 13.10

Cansou do Unity? Quer experimentar outros ambientes de trabalho no mesmo Ubuntu?

No meu artigo original, eu listei muitas coisas a se fazer no Ubuntu 13.10 após a instalação, veja neste ARTIGO. Uma delas é a Customização Visual, que você poderá ver neste ARTIGO.

Mas se além de mudar a aparência, você quiser mudar todo o sistema para outro Ambiente de Trabalho que vem com softwares adicionais pertencentes a cada ambiente, que serão instalados também, você poderá fazer conforme as instruções deste artigo.

Eu gosto muito do Unity, e já adicionei todos estes ambientes que mostrarei neste artigo.
Porém atualmente estou usando apenas o Unity no Ubuntu, e o Mate no meu Linux Mint.
Mas estes ambientes gráficos são muito bons e você poderá e alternar entre eles com um simples logoff. E trocar de ambiente na tela de login, pois terá a opção de Ambiente gráfico.

12

Alguns são mais leves e rápidos, outros possuem mais efeitos gráficos e permitem maior personalização. Lembre-se que adicionando estes ambientes você também traz junto todos seus aplicativos padrão e uma série de bibliotecas do sistema. Eles podem ser instalados através destes simples comandos:

Gnome-shell:
sudo apt-get install gnome-shell
Como pode ficar:
gnome-shell

KDE:
sudo apt-get install kubuntu-desktop
Como pode ficar:
kubuntu_13_10_by_chriptik-d6k5eu5

XFCE:
sudo apt-get install xubuntu-desktop
Como pode ficar:
xubuntu_13_10_by_chriptik-d6l6wga

LXDE:
sudo apt-get install lubuntu-desktop
Como pode ficar:
lubuntu-12.04-sfondo-1024x819

Gnome Clássico:
sudo apt-get install gnome-session-fallback
Como pode ficar:
gnome-fallback-gnome

Cinnamon:
O Cinnamon é um fork do Gnome 3, e foi customizado pela Distro Linux Mint.
Vamos adicionar o repositório antes de instalar. Copie e cole os comandos abaixo no terminal, um a um.
sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable
sudo apt-get install cinnamon

“Cinnamon é um fork do ambiente GNOME 3 desktop que apresenta um layout tradicional semelhante ao GNOME 2, mas com a tecnologia mais moderna do GNOME 3 e novas funcionalidades. A missão do Cinnamon é fornecer aos usuários com um ” fácil de usar e confortável experiência de desktop”, enquanto também se manter atualizado com as últimas tecnologias e capacidades.
Cinnamon foi desenvolvido por Clement Lefebvre, que também criou e continua a desenvolver a distribuição Linux Mint. Linux Mint também fez uma parceria para o desenvolvimento de um ambiente de desktop GNOME baseado em algo semelhante focado conhecido como MATE . Mas enquanto MATE é construída sobre uma fundação GNOME 2 , apenas o layout do desktop de canela é similar ao GNOME 2 – a tecnologia subjacente para o Cinnamon é baseada em GNOME 3.”

Como pode ficar:
cinnamon-ubuntu13.10

Mate:
Fonte do site oficial. http://wiki.mate-desktop.org/download
Vamos adicionar o repositório antes de instalar
sudo add-apt-repository “deb http://repo.mate-desktop.org/ubuntu saucy main”
sudo apt-get update
Obs. Vai aparecer uma mensagem de erro devido a chave, e isso é normal, continue com os comandos abaixo.
sudo apt-get –yes –quiet –allow-unauthenticated install mate-archive-keyring
sudo apt-get update
# Este instala os pacotes base
sudo apt-get install mate-core
# Este instala mais pacotes
sudo apt-get install mate-desktop-environment

Mate é um fork do Gnome2 presente no Linux Mint que é baseado no Ubuntu.
Quem não gostava do Gnome 2, não é mesmo?
Só que no Mate, ele foi alterado para ter funcionalidades que também os usuário tanto pediram.
Como resultado, o Linux Mint que usa o Mate foi considerada a mais usada e melhor distro Gnu/Linux em 2012, conforme este artigo que publiquei.

“Ele provê um intuitivo e atrativo ambiente desktop usando tradicionais recursos de Linux e outros sistemas operacionais “Unix-like”. 
Mate é atualizado para Gtk 3.6 e todos os temas Gtk funcionam com o Mate, e ele vem com 3 temas – Menta, BlackMATE, e GreenLaguna.
Mate desktop usa o oficial gerenciador de arquivos chamado ‘Caja’. Ele permite navegar nos diretórios, prever arquivos e lançar aplicações associadas com eles. Responsável também por manusear os ícones do Mate desktop. Ele funciona em diretórios locais e remotos. Caja é um fork do Nautilus. MATE tem seu próprio terminal que é um fork do GNOME Terminal. O Gerenciador de Arquivos compactados padrão no Mate é o ‘Engrampa’. Ele te permite criar e modificar arquivos, ver o conteúdo de um arquivo, extrair um arquivo compactado. Engrampa é um fork do File-Roller.”

Eu pessoalmente, não instalei o Mate no Ubuntu e sim, instalei o Linux Mint com o ambiente  Mate em dual-boot com o Ubuntu, pois gosto muito dos dois.
Este é meu Linux Mint 15 com o ambiente Mate

mint

Se você quiser experimentar o Mint também baixe a ISO do site http://www.linuxmint.com/,
Pois acabou de ser lançada a versão “Linux Mint 16 “Petra”
MINT

Obs. Sobre Ubuntu-Server: Se instalou o Ubuntu Server e quer o ambiente gráfico do Desktop: sudo apt-get install ubuntu-desktop
Porém, não quer no Ubuntu-Server, os aplicativos que vem com o “ubuntu-desktop”, então é só instalar o “minimum” : sudo apt-get install –no-install-recommends ubuntu-desktop

 

É isso aí galera!

Abraços,

Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto

Administrador

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança.
Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

 cleuber.hashimoto@gmail.com  https://cleuber.com.br

Cleuber Silva Hashimoto

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança. Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

Artigos relacionados

7 comentários

  1. Boa noite, primeiramente venho dizer que gostei muito do site, bem intuitivo pois sou novo no sistema livre e estou me animado com as edições que venho fazendo com a ajuda de vocês, deixo aqui meus parabéns! hehe.
    Tire uma dúvida minha, eu uso Ubuntu 13.10 instalei o tema KDE como vc explicou e deu tudo certo, mas agora quero tirar, como faço, tem um comando no terminal para remover esse apt?
    Grato desde já!

  2. Parabens pelo excelente site, eu pessoalmente gosto muito dos seus posts. Atualmente eu estava lendo seus posts sobre personalização do ubuntu 13.10, e percerbi os ótimos wallpapers das imagens, e gotaria de pedir que vc fizesse um pacote desses e distribuice no site

    1. Obrigado Lucas.
      Sim, vou disponibilizar minha coleção de Wallpapers para Download. Era uma coisa que eu sempre quis disponibilizar, mas nunca havia arumado tempo para fazer…kkk. Mas nesta semana coloco o link para download.
      Valeu por pedir. Ainda hoje estará no ar.
      Abraço.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo