Home / Dicas e Tutoriais / 26 Coisas a Fazer Depois de Instalar o Elementary OS 5.0 Juno

26 Coisas a Fazer Depois de Instalar o Elementary OS 5.0 Juno

Olá pessoal,

Como vocês sabem, o elementary OS Juno 5.0 foi lançado e eu fiz um review especial para ele. O quê, você não viu o review? kkk

Agora faz-se necessário deixá-lo com os programas mais importantes que podem atender a maior parte dos usuários. Vou sugerir algumas coisas e o que for interessante, você poderá usar. Vamos lá?!

1 – Atualize o Sistema

Antes de começarmos, é importante fazermos o primeiro update, pois mesmo depois do lançamento já foram lançadas algumas pequenas correções. Abra o terminal e comece colando e rodando o comando abaixo. Confirme com S, e enter.

sudo apt update && sudo apt dist-upgrade

Depois disso, basta fazer um reboot para começarmos a instalar os programas e configurarmos.

2 – Complete o suporte ao Idioma

Abra as configurações do sistema > Idioma

Clique em “Desbloquear” e depois digite a senha, procure na lista do lado esquerdo o “português”, depois defina no campo “região” e “Formatos” para Brasil, e depois clique em “Completar a instalação”

Aguarde o término da instalação e depois clique em “Definir idioma padrão”. Será solicitado a fazer logoff e depois quando fizer login, deverá autorizar a mudança de nome das suas pastas.

3 – Permitir Adicionar Repositórios de Terceiros

system-software-installerO Elementary Juno não lhe permite por padrão adicionar repositórios. Então faz-se necessário instalar um programa para adição de repositórios, pois o mesmo foi removido nesta versão. Também instalaremos a interface gráfica para gestão dos repositórios, o que nos permitirá também manipularmos os repositórios de forma gráfica (adicionar, remover, editar, habilitar e desabilitar), além de verificar e instalar drivers de terceiros. No terminal, cole e rode o comando abaixo.

sudo apt install software-properties-common software-properties-gtk

Ative agora o repositório “Parceiros da Canonical”

Como você sabe o elementary OS é baseado no Ubuntu e se beneficia de repositórios do Ubuntu que formam sua base. Este especificamente é o de parceiro e que libera diversos softwares que você não encontraria sem habilitá-lo.

Basta abrir o “Programas e Atualizações”.

E ir até a aba “Outros Programas” e marcar a caixa “Parceiros da Canonical”.

4 – Verificar Drivers (Opcional)

Sabe aquela sua placa gráfica da AMD ou NVidia? Pois bem, o Elementary irá instalar o software proprietário compatível com ela na instalação do sistema. Mas e se você quiser  mudar o software do proprietário para o open source? (meu conselho é “se está funcionando, não mude”…risos). E se houver outros drivers a instalar e você quer descobri-los e instalar? Bom agora, graças a instalação anterior que fizemos é possível fazer isso. Ainda em “Programas e Atualizações” vá até a aba “Drivers Adicionais”

drivers-eos

Instale uma Tonelada de Programas

5 – Suítes de Escritório

O elementary OS por padrão não vem com um conjunto de aplicativos de escritório, mas o mais comum de ser instalado é o LibreOffice.

LibreOffice 6 ou 6.1

libreoffice2Esta talvez seja uma das primeiras coisas a se instalar.
Você pode instalar o LibreOffice 6 usando apenas um comando. Abaixo instalaremos também o pacote de linguagem e corretor em português do Brasil.

sudo apt install libreoffice libreoffice-lightproof-pt-br libreoffice-help-pt-br libreoffice-l10n-pt-br

Agora, se você deseja instalar a versão 6.1 que foi lançada recentemente, terá que baixar e instalar manualmente com os comandos abaixo, rodando-os um a um.

wget http://tdf.c3sl.ufpr.br/libreoffice/stable/6.1.2/deb/x86_64/LibreOffice_6.1.2_Linux_x86-64_deb.tar.gz -O libreOffice.tar.gz
wget http://tdf.c3sl.ufpr.br/libreoffice/stable/6.1.2/deb/x86_64/LibreOffice_6.1.2_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR.tar.gz -O libreOffice-pt-br.tar.gz
tar -vzxf libreOffice.tar.gz
tar -vzxf libreOffice-pt-br.tar.gz
cd LibreOffice_*
cd DEBS
sudo dpkg -i *.deb
cd
cd LibreOffice*langpack_pt-BR/
cd DEBS
sudo dpkg -i *.deb

Além do Libre Office, eu recomendo muito a instalação do WPS Office, por ser muito bom e para quem gosta, ele é bem parecido com o MS Office.

WPS Office

Vamos instalar o WPS com o comando. No terminal, cole e rode o comando abaixo.

wget http://kdl.cc.ksosoft.com/wps-community/download/8392/wps-office_11.1.0.8392_amd64.deb -O wps-office.deb && wget http://kdl.cc.ksosoft.com/wps-community/download/fonts/wps-office-fonts_1.0_all.deb -O web-office-fonts.deb && sudo dpkg -i wps-office*.deb && sudo apt-get install -f

Consertando a Acentuação do WPS Office:

Agora basta corrigirmos uma coisinha para que os acentos funcionem adequadamente. No terminal, cole e rode os comandos abaixo.

sudo apt install ibus-qt4

Depois disso abra o ibus e acrescente o idioma

ibus-setup

Irá abrir uma janela. Clique em sim.

Agora clique em “OK”

Agora deixe apenas o idioma português do Brasil

Agora vá até as configurações do sistema > Aplicativos > Inicialização, e na parte de baixo acrescente um comando personalizado:

ibus-daemon -drx

Pressione Enter e pronto.

Pronto, o método de entrada em português do Brasil estará correto sempre que fizer o login.

6 – App para Personalização e Alguns Ajustes Antes de Continuarmos

6.1 – Instale o Elementary Tweaks e Extra Temas Para Personalização

elementary-tweaks

Esse app tornará possível que você realize diversas personalizações, tais como mudar o tema de ícones e de janelas (GTK+), comportamento do Plank, disposições dos botões das janelas, fazer aparecer o botão de minimizar, entre outros. No terminal, cole e rode o comando abaixo.

sudo add-apt-repository ppa:philip.scott/elementary-tweaks
sudo apt update
sudo apt install elementary-tweaks

6.2 – Extra Temas

Você pode querer mudar os temas de ícones e de janelas.
Eu gosto muito do tema padrão do elementary OS, mas existem outros bem bacanas também. Vou sugerir alguns.

Vamos adicionar os repositórios do Noobslab

sudo add-apt-repository ppa:noobslab/icons -y && sudo add-apt-repository ppa:noobslab/themes

Agora iremos instalar alguns temas

sudo apt install arc-theme vertex-icons faba-icon-theme moka-icon-theme faenza-icon-theme vimix-icon-theme gtk2-engines-aurora ultra-flat-icons ultra-flat-icons-green ultra-flat-icons-orange numix-icon-theme-circle numix-icon-theme-square numix-blue-gtk-theme numix-gtk-theme numix-icon-theme light-themes ultimate-maia-icons ultimate-maia-theme ultimate-dark-theme flat-remix-themes flat-remix-icons super-flat-remix-icons flat-remix-themes stylish-themes canta-themes canta-icons plane-theme plane-icons delft-icons papirus-icons

Para alterar os temas, basta abrir o Configurações do Sistema e ir até o item Tweaks e então para temas de janelas mudar no campo “GTK+” e mudar o tema de ícones também.

No exemplo abaixo escolhi o tema de ícones Papirus e de janelas o Stylish-Dark-Blue

Alguns Ajustes Opcionais

6.4 – Volte o Botão de Minimizar nas Janelas

Essa é uma das mais pedidas. Ainda no item Tweaks, Vá até o item “aparência”, depois em Window control, e no campo “layout” escolha a opção de minimizar como quiser. No exemplo abaixo eu escolhi o minimizar à direita.

Se quiser também habilitar que minimize uma janela ao clicar com o botão do meio do mouse na barra de título da janela (sim o botão de rolagem também clica), basta rodar o comando abaixo.

gsettings set org.gnome.desktop.wm.preferences action-middle-click-titlebar 'minimize'

Para voltar como era antes:

gsettings set org.gnome.desktop.wm.preferences action-middle-click-titlebar 'none'

6.5 – Volte os indicadores na bandeja do Sistema

O elementary OS 5.0 Juno infelizmente não trouxe suporte aos aplicativos que rodam um ícone indicador na bandeja. Provavelmente isso foi feito para que não houvessem ícones que desarmonizassem com o tema de ícones do sistema.

Se você não sabe do que eu estou falando, imagine que você usa o Dropbox e está acostumado com aquele ícone dele que dá acesso as funcionalidades perto do controle de volume, então, esse ícone não irá aparecer mais. Isso serve para qualquer aplicação que tenha um ícone indicador nesta área, popularmente chamada de bandeja. Eu mesmo utilizo um app chamado Diodon que mantém meu histórico da área de transferência em uma lista para mim, e outro app chamado Variety onde eu controlo os wallpaper e mudo quando eu quero, o app de captura de tela Kazam (que sem o ícone da bandeja fica difícil parar uma gravação de vídeo do desktop), o app de Whatsapp e etc. E os ícones deles não aparecem mais. Embora ainda dê para controlar esses aplicativos diretamente da dock Plank, talvez você queira o ícone na bandeja como antes.

Então, se você precisa trazer essa funcionalidade de volta por causa de algum app que usa e tem ícone indicador na bandeja, faça o seguinte, abra o terminal e copie, cole e rode cada linha de comando abaixo uma a uma, (mas se você usa bluetooth olhe antes a observação que coloquei depois da instalação).

mkdir -p ~/.config/autostart
cp /etc/xdg/autostart/indicator-application.desktop ~/.config/autostart/
sed -i 's/^OnlyShowIn.*/OnlyShowIn=Unity;GNOME;Pantheon;/' ~/.config/autostart/indicator-application.desktop
wget http://ppa.launchpad.net/elementary-os/stable/ubuntu/pool/main/w/wingpanel-indicator-ayatana/wingpanel-indicator-ayatana_2.0.3+r27+pkg17~ubuntu0.4.1.1_amd64.deb
sudo dpkg -i wingpanel-indicator-ayatana_2.0.3+r27+pkg17~ubuntu0.4.1.1_amd64.deb

Depois disso, basta fazer logoff e login de novo que seus indicadores favoritos estarão lá.
No meu caso todos os indicadores estão positivos e operantes.

Obs. Mas tem um bug ao fazer isso, o ícone do bluetooth da bandeja (caso você tenha bluetooth em sua máquina) não aparece mais (o espaço fica lá e os controles ao clicar também, mas o ícone não apareceu mais). Se quiser desfazer isso, basta renomear ou apagar o arquivo que foi criado “indicator-application.desktop”. No exemplo abaixo vou renomeá-lo usando o terminal adicionando um “.old” no final, isso deve resolver.

cd .config/autostart
mv /indicator-application.desktop indicator-application.desktop.old

6.6 – Voltando os Ícones na Área de Trabalho

Gosta da Área de Trabalho com Atalhos e Pastas?

Este é um item que muitos usuários que tentam usar o elementary OS o abandonam por causa disso. O fato de não poder ver os arquivos na Área de Trabalho. Eu realmente não sinto falta dessa funcionalidade já que é possível ver os arquivos como atalhos e documentos na Área de Trabalho bastando abrir o app Arquivos e navegando até as pastas, mas eu compreendo quem está acostumado a salvar tudo lá e depois organizar como quiser.

Vamos fazer isso através de um app chamado Desktop Folder. Basta abrir a Central de Aplicativos e procurar por ele e instalá-lo.

Com esse app, além de voltar a aparecer os ícones na Área de Trabalho, ainda permite criar painéis, editar ícones, acrescentar notas adesivas, links e outros recursos. Aqui no meu Desktop funcionou perfeitamente! 🙂

6.7 – Abrir o menu com a tecla ⌘ (também chamada de tecla Super ou tecla Windows).

No elementary OS para abrir o menu usamos a combinação de teclas ⌘ + Espaço e talvez seja difícil de se acostumar no começo.
Nesta versão apenas a tecla ⌘ serve para mostrar os atalhos do sistema em um pop up na tela. 
Talvez você queira apenas pressionar a tecla e o menu já se abrir e não precise mais ver os atalhos do sistema pressionando apenas ⌘.
Se for esse o seu caso, acesse as Configurações e vá até o item Teclado, e no item “Comportamento da tecla ⌘”, mude para Menu de Aplicativos.

Feito isso, se você precisar depois relembrar algum atalho que tenha esquecido, basta consultar na aba Atalhos.

7 – Programas Para Internet, Flash e Java

browsers

Você poderá adicionar o Firefox e Google Chrome, Chromium Browser, corebird (cliente de Twitter, empathy messenger (cliente de facebook), Pidgin (chat com diversos canais), leitor de feeds Liferea, cliente de acesso remoto Remmina e cliente de torrent Transmission. No terminal, cole e rode o comando abaixo.

sudo apt install firefox filezilla thunderbird thunderbird-locale-pt-br xul-ext-lightning chromium-browser adobe-flashplugin pidgin corebird empathy empathy-skype liferea remmina transmission && wget https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb && sudo dpkg -i --force-depends google-chrome*

Se quiser instalar o navegador Opera também, visite o site, baixe o pacote deb e instale manualmente.
Outro navegador excelente da empresa do mesmo fundador do Opera, é o Vivaldi.

Agora rode o seguinte comando:

sudo apt install -f

Depois de instalar os navegadores, vale a pena se você usa o Firefonc Sync, entrar com seus dados para sincronizar seus favoritos. Eu fiz isso no navegador nativo Epiphany e depois também no próprio Firefox.

Java

Necessário para acessar sites, como os de bancos e rodar aplicativos que o utilizam, como games baseados em Java como o Minecraft.

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update && sudo apt-get install oracle-java8-installer

Obs. Concorde com os termos, confirmando com o teclado em “OK” e depois mova para a esquerda em “Sim” e pressione enter novamente.

Skype

Se você usa Skype para realizar vídeo chamadas e conversar em seu chat, cole e rode os comandos abaixo um a um.

echo "deb [arch=amd64] https://repo.skype.com/deb stable main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/skype-stable.list
wget https://repo.skype.com/data/SKYPE-GPG-KEYsudo apt-key add SKYPE-GPG-KEY
sudo apt install apt-transport-https
sudo apt update
sudo apt install skypeforlinux


Whatsapp Desktop

Se quiser um app de Whatsapp para o seu Linux, cole e rode os comandos abaixo um a um.

wget http://sft.if.usp.br/deepin/pool/non-free/w/whatsapp-desktop/whatsapp-desktop_0.4.2-1_amd64.deb
sudo dpkg -i whatsapp*
sudo apt install -f

8 – Multimedia – Editores de Vídeos, Imagens, Players e etc

multimedia

Para permitir a execução de CDs e DVDs com criptografia como a maioria possui, instalaremos o “libdvd-pkg“. E instalaremos também o ubuntu-restricted-extras/addons, para:

  • MP3 e outros codecs de audio (GStreamer plugins)
  • Fontes extras da Microsoft
  • Adobe Flash plugin
  • LAME, software para criar arquivos de áudio compactados

E instalaremos também o Gimp para editar imagens, kdenlive, openshot e pitivi para editar vídeos, alguns players de vídeos adicionais, como o mplayer e vlc, player de música com o tomahawk, e também alguns programas de captura como o Kazam, vokoscreen e recordmydesktop, além de um programa de webcam com efeitos chamado cheese. No terminal, cole e rode o comando abaixo.

sudo apt install kdenlive pitivi openshot gimp cheese banshee inkscape pinta mypaint kazam gtk-recordmydesktop vokoscreen vlc mplayer libdvd-pkg ubuntu-restricted-addons ubuntu-restricted-extras

Obs. Irão aparecer telas de confirmação na instalação do “ttf-core-fonts” e também no “libdvd”. Basta confirmar com “ok” e “sim” com o teclado para continuar.

Após instalar rode o comando:

sudo dpkg-reconfigure libdvd-pkg

Também aparecerá uma tela de confirmação, então confirme movendo para a esquerda em “Sim” e pressione “Enter”.

Instale o Spotify

No terminal, cole e rode os comandos abaixo um a um.

sudo apt-key adv --keyserver hkp://keyserver.ubuntu.com:80 --recv-keys 931FF8E79F0876134EDDBDCCA87FF9DF48BF1C90
sudo echo deb http://repository.spotify.com stable non-free | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/spotify.list
sudo apt update
sudo apt install spotify-client

Ou se quiser instalar o Spotify tipo snap diretamente basta apenas entrar com o comando:

sudo snap install spotify

9 – Wallpaper Slideshow

Diferentemente do KDE que possui um trocador de wallpaper embutido no sistema, o elementary OS, assim como o Ubuntu, não o possui. No terminal, cole e rode o comando abaixo.

sudo apt install variety

variety

10 – Alguns Games – do Básico ao Avançado + Emuladores + Steam

O Elementary também não vem com nenhum jogo instalado. Então, se você gosta de jogar e tem uma configuração de vídeo que suporta bem jogos 3D, poderá instalar alguns que irei recomendar e também vamos instalar o suporte ao joypad sem fio. Já com os emuladores Wine e Playonlinux, podemos instalar alguns games e programas que só rodariam no Windows.

O comando a seguir contém um jogo de kart, um de deslizar um montanha abaixo, um de bilhar, um de estourar bolhas, além do Wine e Playonlinux. Você pode encontrar outros depois na Central de Aplicativos.

No terminal, cole e rode o comando abaixo.

sudo apt-add-repository -y ppa:rael-gc/ubuntu-xboxdrv && sudo apt update && sudo apt install frozen-bubble supertuxkart extremetuxracer billard-gl wine-stable playonlinux ubuntu-xboxdrv

Jogos Clássicos de Tabuleiro

Se quiser instalar alguns jogos de tabuleiro do Gnome, como xadrez e outros, faça isso com o seguinte comando:

sudo apt install gnome-games

Emuladores de Vídeo Games Antigos

Ainda podemos instalar emuladores de Super Nintendo, Nintendo64, Nintendo Wii, NeoGeo, Playstation 2 entre outros.

sudo apt install higan mupen64plus-data mupen64plus-input-all mupen64plus-video-all mame mame-tools mame-extra gnome-video-arcade dolphin-emu

Ou pode Emular diversos usando o Lutris que emula diversos vídeo games antigos em um programa só.

Minecraft – Java Edition

Basta seguir a dica de instalação manual deste game tão popular, seguindo o procedimento clicando na imagem abaixo.

Games Mais Avançados

Se quiser instalar alguns games mais pesados para Linux, incluindo alguns de tiro em primeira pessoa, eu tenho uma lista com 15 sugestões:

Talvez você queira instalar mais alguns jogos de peso, tais como esses abaixo:

Track Mania Nations Forever

Overwatch

Unreal Tournament 4

Steam – O Aplicativo e Loja de Games

Usa a Steam como sua Central de Jogos? Eu uso.

sudo apt install steam

Confirme a instalação da licença da Steam selecionando “OK” e “I agree”.
Depois abra a Steam, faça login e instale seus jogos, ou navegue na loja e escolha os jogos para Linux que desejar. Tem muitos games pagos e muitos gratuitos. O famoso game Counter Strike é um dos que estão disponíveis entre muitos outros de peso.

Segue abaixo uma lista de 30 Games excelentes para Linux.

11 – Ferramentas do Sistema

Infelizmente o eOS não vem com um Monitor do Sistema. Também faz-se necessário um instalador de programas deb, no caso o Gdebi, e um Gerenciador de pacotes adicional, no caso o Synaptic. Também um analisador de uso de disco, no caso o baobab. No terminal, cole e rode o comando abaixo.

sudo apt install gnome-system-monitor synaptic baobab gparted diodon keepass2 gedit net-tools

Uma das ferramentas que instalamos é o Baobab, para analisar o uso de disco, saiba mais:

baobab

Outra é o monitor do sistema, que é muito útil para analisar processos, (e terminar algum se necessário), e para visualizar a carga do sistema.

monitor

E outra é o Keepass, muito útil para você guardar suas senhas.

Review-KeePass-password-manager-KeePass

Descompactadores

Embora o sistema já venha com um descompactador padrão para lidar com arquivos zip, tar, gz, rar entre outros, vamos instalar mais alguns

sudo apt install rar unrar cabextract lzip lunzip arj unace p7zip-rar p7zip

Gosta de Protetores de Tela Animados?

Sabem aqueles protetores de tela que tem animações bacanas para você escolher? Quando você precisar, com o comando “Super+L”, você bloqueia a tela, e quando voltar é só digitar a senha para voltar ao trabalho. Durante esse intervalo temos uma variedade de animações bacanas. Para instalar, basta colar e rodar os comandos abaixo:

sudo apt install xscreensaver xscreensaver-data xscreensaver-data-extra xscreensaver-gl xscreensaver-gl-extra

Depois disso, precisamos colocar o daemon do Xscreensaver na inicialização. Para isso vá até a Central de Configurações > Aplicativos > Inicialização e adicione um clicando no botão do rodapé “adicionar um comando personalizado”, e então adicione o seguinte comando:

xscreensaver -nosplash

Depois feche e pronto.

Outra dica importante:

Quando eu bloqueio a tela usando o método normal do elementary OS que é apertando a combinação de teclas “Super+L” quando clicando no botão bloquear no menu de desligar na bandeja do sistema, o xscreensaver não é acionado automaticamente. Para contornar isso, vá até as Configurações do Sistema > Teclado.

Agora, adicione um novo comando personalizado. No campo do comando digite xscreensaver-command -lock e clicando no campo “acelerador”, ou seja no campo de atalho de teclado, pressione, “Ctrl+Alt+L”. Com a imagem abaixo é impossível errar.

Dessa forma quando você quiser bloquear a tela pelo elementaryOS use o tradicional  + L, e quando quiser bloquear pelo xscreensaver, use Ctrl+Alt+L. Capiche?

Abra o aplicativo e escolha as opções que desejar.

Eu particularmente, tiro a opção de protetor de tela aleatório, escolhendo o modo “apenas um protetor de tela”, e escolho algum entre os meus favoritos que são o “Atlantis”, o GLMatrix”, ou o “AntSpotlight”. Depois eu deixo o tempo de ativação automática em 10 minutos.

Saiba mais no artigo abaixo:

12 – Extra Apps

Esta é uma dica opcional caso você goste de experimentar muitos apps. E também se gosta de instalar apps universais (que não dependem do sistema) nos formato Flatpak e Snap.

Navegue na Central de Aplicativos padrão do elementary OS também e instale outros apps que acharem bons. Muitos desses que a Central de Aplicativos recomenda são muito bons. Além desses recomendados, se você navegar entre as categorias irá ver diversos outros. A dica nesse passo é ver os feitos pelos desenvolvedores oficiais e se gostar, instalar. Muitos desses tem um preço, (que na loja foi criado para ajudar os desenvolvedores), mas é só mudar para zero e instalar gratuitamente.

Eu instalei quase todos os sugeridos:

  • Melody = Player de músicas
  • Spice-Up = Criador de Apresentações excelente
  • Eddy = Instalador de programas .deb offline
  • Formatter = Para formatar pendrives ou
  • Image Burner = Para gravar imagens de disco
  • Torrential = Cliente de Torrent bacana
  • Beemy = Para medir o IMC (índice de massa corpórea) e descobrir o quanto você está acima do peso…hehe
  • App Editor = Para selecionar diversas opções sobre seus apps instalados
  • Hosts Manager = Para gerenciar seu arquivo /etc/hosts, e apontar urls para endereços de ip
  • Notejot = Widget de notas adesivas para o Desktop
  • Nimbus = Widget para previsão meteorológica para o Desktop. (Prefiro o Gnome-Weather)
  • Luna = Widget de calendário para o Desktop
  • Timetable = Gerenciador de Tarefas pessoais
  • Minder = Mapa mental para organização de ideias
  • Fondo = Baixador de Papéis de Parede extras
  • Notes-up = Caderno de anotações

13 – Instale o Suporte aos Flatpaks

O Ubuntu já vem com o suporte aos pacotes Snaps instalado e como o elementary OS é baseado no Ubuntu 18.04 LTS então ele também já vem. Porém, todavia, entretanto, não vem com suporte aos pacotes tipo Flatpaks. Vamos instalar? No terminal, cole e rode o comando abaixo.

sudo apt install flatpak

Já com o suporte a Flatpak instalado em seu sistema, atualize os repositórios de seu gerenciamento, para isso, execute o seguinte comando no terminal:

flatpak remote-add gnome https://sdk.gnome.org/gnome.flatpakrepo

Agora vamos instalar uma loja para navegar entre os Flatpaks disponíveis.

sudo apt install gnome-software gnome-software-plugin-flatpak gnome-software-plugin-snap

Agora quando quiser instalar algum pacote flatpak, basta abrir a Gnome-Software e digitar “flatpak” para ele listar os apps desse tipo disponíveis, ou digitar “snap” para ele listar os desse tipo disponíveis.

Outra maneira é acessando a loja online do Flathub e escolhendo o que deseja lá.

Snaps

Já no formato Snap que já acompanha o Ubuntu e por isso o elementary OS também, você poderá navegar na página do Snapcraft Store.

Saiba mais sobre o Flatpak

14 – Verificação e Limpeza

Agora vamos ver se faltou alguma dependência, corrigir quaisquer erros e então fazer uma limpeza e pronto. 

sudo apt-get install -f
sudo dpkg --configure -a
sudo apt-get autoremove && sudo apt-get autoclean && sudo apt-get clean

Configurações

Sugestões de Configurações

No item 6 coloquei algumas personalizações que considero importantes. Agora iremos fazer mais algumas.

15 – Adicione Mais Pastas aos Favoritos do app Arquivos

Para isso, basta escolher uma pasta que você acessa com maior frequência e clicar com o botão direito do mouse sobre ela e escolher a opção “Favoritos”. Feito isso você a verá na área de favoritos do Arquivos. Você também poderá pintar o nome da pasta de uma cor usando o mesmo menu de contexto, basta escolher uma cor.

16 – Configure os Hot-Corners

Uma das coisas mais úteis e nativas do elementay OS é a configuração de hot-corners. Com ele, você poderá definir uma ação do desktop para cada canto da tela.

Eu geralmente configuro apenas duas. O Visão Multitarefas para o canto superior direito e o Minimizar Janela atual eu costumava deixar no canto inferior direito, mas agora essa opção não existe mais. (Mas você pode fazer a minimizar a janela com o teclado usando o atalho Super+H). Pode parecer estranho ao começar a usar, mas depois que você se acostuma, não vai querer largar mais.

17 – Configure uma Imagem ao seu Perfil

Acesse o item Contas de Usuário, clique no círculo da imagem de login e escolha alguma imagem de sua preferência.

Aí vai ficar legal

18 – Adicione sua conta de e-mail online

online2

19 – Configure o Idioma do Português do Brasil para os Navegadores também

No Epiphany basta clicar no ícone de configurações > Preferências > Idioma > Adicionar, e escolher Português do Brasil.

idioma-browser

Depois de adicionado mova para cima:

Se você usa o Firefox, clique no Menu > Complementos > Extensões > pesquise por Português do Brasil, e instale estes dois:

firefox-language3

20 – Configure o Calendário para Usar Sua Conta Online

Depois basta adicionar sua conta online ao calendário, defini-la como padrão e pronto.

maya-google

21 – Defina seus Apps Preferenciais.

Em Configurações vá em Aplicativos > Padrão. Então mude o que desejar. Talvez você queira definir o navegador web padrão para o Firefox, ou o cliente de e-mail padrão para o Thunderbird, ou o player de vídeos padrão para o VLC e assim por diante.

22 – Configure sua Tela – Ative Luz Noturna

Se você usa mais de um monitor, configure-os, e para não cansar os olhos, ative o modo “Luz Noturna”. Ainda nas configurações dos sistema no item Telas, mova para um lado ou outro conforme quiser e defina sua tela primária, e depois na aba Luz noturna, basta ativá-la.

23 – Configure Opções de Energia

Aqui eu configurei as opções de Brilho e Desligamento automático do Monitor (eu sempre uso a opção “nunca”)

24 – Configure Opções de Segurança e Privacidade

Primeiramente eu Habilitei o Firewall

Depois eu ativei o novo Serviço de Limpeza automática de temporários

Depois eu ajustei as opções de Bloqueio da Tela e Suspensão

25 – Instale Sua(s) Impressora(s)

Caso, você tenha impressora, basta ir até o item Impressoras do App Configurações e instalá-la por lá. Se quiser fazer isso pela interface web do cups basta acessar a página do cups http://localhost:631/admin/. Aqui a instalação de 2 impressoras de rede funcionou muito bem. O legal é que este item nas configurações agora mostra uma lista dos trabalhos que foram impressos.

Aqui as minhas duas impressoras de rede foram instaladas com êxito. Confira as páginas de teste.

26 – Adicione seus Apps favoritos na dock

Agora para terminar, “ancore na doca” os seus apps favoritos. Basta abrir o menu e clicar com o botão direito no app desejado e escolher a opção “adicionar ao dock”.

 

Conclusão

Passamos de 22 coisas a fazer, mas espero que agora você tenha mais opções de programas e configurações que tornarão seu sistema mais completo para você.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

37 comments

  1. Para ficar super completo faltou somente
    AppGrid
    Audacius
    Deluge
    Conversor de Som
    Pinta
    Fotos
    Gummi
    Linphone
    Pcloud
    QupZilla
    Redshit
    Popcorn
    Playonlinux com office instalado
    Warsaw

    • Legal José! Valeu. Warsaw que você se refere é o game ou o plugin de banco para Firefox? Se for sobre o game, está nas dicas sobre 15 games gratuitos no artigo. O popcorn que você se refere é o Popcorn Time? Se for acho bem legal, mas eu gosto mais do Stremio. O Redshift acho que não precisa pois o recurso “Luz Noturna” já é nativo nesta versão. Sobre o Deluge, o tutorial já instala o Transmission e o Torrential como clientes de torrent, e o Pinta também já está incluído. Sobre os demais achei interessante. Valeu. Abraço.

  2. Clayton Borges Maciel

    Parabéns pelas dicas!
    Um guia completo.

  3. Cleuber eu queria que o Elementary reconhecesse Tar.gz como no Ubuntu é possível?

  4. olá estou tendo um problema muito ruim, o botão de liga/desliga não tem a opção nas configurações de energia, ele só tem hibernar, suspender e fazer nada. o que eu faço pra colocar o botão de liga/desliga funciona ?

  5. como removo o whatsapp desktop ?

  6. como faço pra remover o whatsapp dektop ?

  7. Valew irmão, obrigado, que a Paz do nosso SENHOR JESUS CRISTO SALVADOR esteja sempre conosco!

  8. Como faço pra reverter a instalação do pacote de temas?

  9. Parabéns mano.. .Deve ter dado um belo trabalho isso. Você tem meu respeito. rs
    Abraços e muito obrigado.

  10. El punto 6.5 no funciona en Elementary 5 Loky, lo he realizado varias veces sin resultados positivos.

  11. Olá, boa tarde! Excelente tutorial. Grato!

  12. Bicho, sei nem como agradecer. Primeira vez que uso Linux, me indicaram o Elementary OS, fiquei completamente perdida. Obrigadão pelo tutorial!!!

  13. Os botões do touchpad do meu note não estão funcionando, o que pode ser? Já tentei buscar pelos drivers mas nem sei identificar aqui se é synaptics ou elantch

  14. Cleuber
    Parabéns pelas orientações.
    Uso e gosto muito do Elementary.
    Estou com um problema com a configuração da Tela. Não aparece no “Fator de Escala” a opção “Automático”. Só tem as opções “LoDPI” e “Pixel Duplicado”.
    Sempre estou tendo problema quando conecto um monitor externo ou um projetor de multimídia.
    O que você me orienta fazer?

  15. Obrigado Cleuber, valeu!

    Comigo aconteceu na instalação das fontes microsoft, na tela que se abre não era possível dar “OK”, usei a tecla “tab” para chegar lá, se não trava o “dpkg”. Os icones vamox cairão como uma luva para o ambiente pantheon. ( sudo apt-get install vamox*) depois de instalar os icones da dica.

  16. Você tem algum artigo ensinando a como colocar o efeito de mac no elementary OS?

  17. Rômulo do Vale

    Cleuber,

    Eu venho enfrentando um problema no teclado numério padrão ABNT2 com o WPS Office. Quando teclo o ponto do teclado numério, acima do enter, no lugar do “.” sai uma “,”. Somente nos aplicativos do WPS Office. Eu tentei essa solução que você fez para o Elementary, mas o erro persiste mesmo depois de aplicar essa solução.
    Estou usando o Xubuntu 18.04. Mas esse erro também ocorre no Linux Mint e no Deepin.

    Você conhece alguma solução que se aplicasse ao Xubuntu?

  18. Muito bom, me ajudou demais nessa troca de Windows para Linux, sucesso. Parabens!

  19. Parabéns pelo post! Uma boa dica de Office Free é o Only Office. Com ele não precisa ter esse trabalho que é configurar o WPS Office. O Only Office está disponível via Snap.

    Abs

  20. Adilson Barelli

    Estou com dificuldades para instalar câmera IP

  21. Show de bola, meu querido.
    Percebi que tu és eOS user tbm, parabéns pelo bom gosto.

  22. CLEBER ERLACHER

    Tutorial completo e atual ainda. Hoje foi lançado oficialmente o Elementary OS 5.1 Hera e utilizei esse tuto para deixar meu sistema perfeito para meu uso. Parabéns Cleuber, sucesso.

    https://is.gd/Xja9pM

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...