Home / Dicas e Tutoriais / Como Deixar o Windows 10 Mais Rápido – 2020/2021 – Para Jogos ou Trabalho

Como Deixar o Windows 10 Mais Rápido – 2020/2021 – Para Jogos ou Trabalho

Olá pessoal, olha eu aqui de novo. Prepare-se, sente-se em sua cadeira, aperte o cinto, pois esse tutorial é cheio de dicas valiosas para quem quer manter o Windows funcionando bem sempre e ainda mais, otimizá-lo para o trabalho ou jogos.

Sabemos que o Windows quando recém instalado em uma máquina com um hardware razoavelmente bom tem uma performance excelente não é mesmo? Também sabemos que o Windows é um sistema que com o tempo de uso vai se tornando mais e mais lento. Isso acontece porque ele guarda registros e arquivos temporários de tudo o que é instalado ou acessado, além de relatórios de erros e mais milhares de coisas que o usuário nem sabe que está lá sendo lido pelo sistema. Isso é chamado “lixo do sistema” e o Windows possui a possibilidade de se criar uma rotina de limpeza e manutenção automática, por isso, cabe ao usuário do sistema fazer essa configuração e antes disso, fazer uma primeira limpeza, mas sabemos que a maioria dos usuários domésticos não sabe como. Então sempre é chamado aquele conhecido técnico que faz uma manutenção e limpeza para deixar o sistema melhor ou até mesmo a famosa formatação.

Sobre a Formatação – Quando é Preciso?

Muitas vezes apenas a formatação ou aquele Reset de Fábrica do Windows fará o mesmo voltar aos padrões aceitáveis de desempenho, as vezes isso é feito porque o técnico percebe que:

1- Há muitos upgrades de versões e updates a serem feitos e o tempo e trabalho necessário podem não compensar, além do risco de depois de terminado o upgrade, o mesmo causar bugs no sistema, o que é muito comum.

2- Há contaminações por vírus detectados, e apenas uma limpeza com o antivírus não garante que não haja arquivos comprometidos do sistema.

3 – Quando o técnico é muito inexperiente, não sabe examinar nada disso e sempre formata tudo o que vem pela frente.

Então o que fazer para o seu Windows 10 não chegar nesse extremos estado de mau desempenho? Como mantê-lo sempre funcionando bem e rápido? E melhor, como ele pode ser otimizado para funcionar melhor para uso de função de escritório ou ainda mais otimizado ainda, para jogos?

Bom, aqui vão algumas dicas.

DICA ZERO! Compre um Disco SSD

Esta dica vem antes de todas, mas entendo caso você e eu não tenhamos no momento condições financeiras de investir dinheiro em hardware.

Quando não podemos fazer um upgrade mais pesado de hardware como trocar o processador e aumentar memória RAM, podemos fazer algo menos caro, comprando um disco SSD. Este tipo de disco pode ser mais de 5x mais rápido que um HD tradicional que é mecânico.

Com esse disco o desempenho e velocidade geral do Windows fica mais rápido simplesmente porque o sistema operacional e programas estão instalado no disco. Se você comprar um SSD é recomendável fazer backup dos seus dados e então, instalar o Windows nele. (você poderá manter o antigo disco no computador como um disco de arquivos apenas).

Um HD mecânico pode ter 120MB/s de leitura enquanto um SSD 500MB/s.

SSD conexão tipo Sata:

SSD tipo M.2:

Esses discos SSD M.2 são ainda mais rápidos chegando a serem até 3 vezes mais rápidos que os SSD tradicionais. Em algumas placas-mãe eles usam o slot PCI-Express 3.0, por isso você precisará ter um slot desse livre, em outras mais recentes há um slot específico para conectá-los.

Quando um processo é iniciado pelo sistema, ele é lido do disco, é processado pela CPU, enfileirado pela memória RAM, mas no final o resultado dele é trazido de volta ao disco. E a velocidade de gravação e leitura do disco influencia diretamente na velocidade de abertura dos programas.

Um exemplo mais ilustrativo e radical é o boot do sistema que quando em SSD é muito mais rápido mesmo. Muitas vezes, mesmo que você tenha um processador, placa de vídeo e memória ram, bons, pode haver lentidão no carregamento do sistema, aplicativos e até travamentos. Um disco mais rápido é parte fundamental para o sistema ser rápido por inteiro, não boicotando seu processador e memória RAM. 😉

Agora vamos às dicas das quais não gastaremos nada, nenhum centavo!

Ordem de Configurações Que Você Verá Neste Artigo:

  1. Atualize o Seu Windows e Seus Apps
  2. Atualize o Driver de Vídeo AMD ou NVIDIA pelo programa de cada um;
  3. Atualize todos os seus programas instalados;
  4. Configure todas as opções de privacidade do Windows;
  5. Configure os programas iniciados com o Windows, no gerenciador de tarefas e usando uma das ferramentas citadas;
  6. Reinicie a Máquina;
  7. Realize todas as limpezas, com a ferramenta Limpeza de Disco do Windows e depois com uma das ferramentas citadas, incluindo limpeza do registro;
  8. Realize a Desfragmentação do disco com a ferramenta do Windows ou de uma das ferramentas de terceiros citadas;
  9. Ative o Modo Turbo Boost do Advanced SystemCare usando o perfil Escritório ou Game para que sejam automaticamente desativados mais serviços desnecessários do Windows e certifique-se que este módulo irá iniciar junto com o Windows (esse sim pode).

1 – Mantenha sempre seu Windows atualizado, não deixe acumular upgrades de versão.

Recentemente peguei um notebook com Windows 10 que não era atualizado desde 2016. Haviam 2 upgrades de versão e centenas de atualizações. Como o notebook vai ser usado pela minha família, decidi atualizar tudo apenas por curiosidade, e depois, se necessário, formatar. Depois de praticamente 2 dias aplicando atualizações e 2 upgrades de versão, aconteceu o que eu já previa, alguns bugs e 2 pastas na raiz C:/, a “Windows.old” e “Windows.old1”, que eram as pastas das versões anteriores do Windows, ou seja, um monte de lixo.

Removi as 2 pastas, mais todo o conteúdo de C:/SistemDistribuition/ que contém os arquivos baixados para a instalações dos updates que ele fez. Fiz uma limpeza completa e apesar de melhorar, vou formatar assim mesmo por causa de alguns bugs que acontecem após tantos upgrades de versão.

Então, o melhor a fazer é sempre mantê-lo atualizado.

Abra o app Configurações e vá em “Atualização e Segurança” e atualize tudo. Fazendo isso você terá correções do sistema, correções de vulnerabilidades, atualizações do banco de vacinas do Windows Defender, o antivírus embutido do Windows, terá novas versões de drivers e etc. O sistema só funcionará melhor se você o mantiver sempre atualizado.

Repare na imagem abaixo que no momento tenho uma atualização do driver do teclado e mais atualizações opcionais. Basta clicar em Instalar agora, e nas opcionais, se desejar, em “Baixar e Instalar”.

Outra dica importante é sempre deixar os apps atualizados. Abra a Microsoft Store e atualize tudo, clicando no menu de 3 pontinhos e escolher a opção “Downloads e Atualizações” e depois em “Obter Atualizações”.

Atualize os Drivers de Placa de Vídeo

E por fim, se você possui uma placa de vídeo dedicada da NVIDIA ou da AMD, abra o software dela, procure por atualizações de driver e os instale.

No meu caso que uso placa da AMD, cliquei na área de trabalho com o botão direito do mouse e escolhi a opção “Configurações da Radeon”, e no programa, busquei por atualizações, instalei-a e depois reiniciei a máquina. Se sua placa for NVIDIA, o processo é o mesmo.

2 – Otimize Várias Configurações do Windows.

Configurações Através das Propriedades Avançadas do Sistema

No Explorador de Arquivos (teclas Windows+E), clique com o botão direito do mouse sobre o item Meu Computador e depois em propriedades. Ou apenas pressione as teclas Windows+Pause Break.

Agora clique em “Configurações Avançadas do Sistema”.

Feito isso, na área Desempenho, clique em Configurações, e escolha a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho“.

Depois na aba Avançado, certifique-se que no primeiro campo está esolhido “Programas“, e depois no campo, “Memória Virtual“, clique em Alterar.

Aqui por padrão o Windows gerencia sozinho a memória virtual do sistema, mas podemos aumentar isso. Lembrando que a memória virtual ou área de troca (swap), é um espaço em forma de arquivo que o Windows cria dentro de seu disco que reservado para funcionar como um apoio para a memória RAM, ou seja, quando sua memória RAM estiver começando a sobrecarregar-se, o Windows começa e enfileirar processos na memória virtual. Isso garante que o sistema ou programas não irão travar pela falta de memória ram para rodá-los, nem ficarão lentos demais.

A regra para configurar é a seguinte.

O Tamanho Inicial deve ser o mesmo que a quantidade de memória RAM física instalada somado à metade da mesma, ou seja, se você possui 8GB de memória RAM, seria esses 8 + 4 GB, ou seja 12 GB. Se colocar isso na calculadora e fizer a conta 12 x 1024 (bits), o resultado será 12.228, conforme a imagem no exemplo abaixo.

O Tamanho Máximo, é até onde ele pode armazenar em espaço, e aí depende também do espaço que você terá disponível em seu disco.

No meu caso, quando era gerenciado automaticamente pelo Windows eu tinha 5GB, mas então aumentei para 12GB 😉

Usando o Recurso ReadyBoost do Windows Através de Um Pendrive

Esse recurso funciona da mesma forma que a mamória virtual do Windows, ou seja, ele irá enfileirar processos quando a memória RAM estiver cheia. Talvez ele seja mais necessária quando nem a memória virtual está dando conta e talvez porque seu espaço em disco não permite ter muita memória virtual. Nesses casos, é uma memória virtual externa ou seja de um pendrive.

Basta plugar um pendrive em sua máquina, depois no Explorador de Arquivos, clicar com o botão direito na unidade, escolher a opção “propriedades” e depois ir até a aba “ReadyBoost”.

Agora pode habilitar o recurso clicando em “Dedicar este Dispositivo ao ReadyBoost“.

Como eu tinha um pendrive de 64GB, o recurso reservou 32GB – ótimo.

Aumentando o Desempenho Através das Opções de Energia

Abra pelo menu do Windows o Painel de Controle e vá até opções de energia, exiba as configurações que não aparecem pela seta, e escolha a opção de “Alto Desempenho” conforme a imagem abaixo. Isso garantirá que a máquina funcionará usando melhor os recursos de CPU, mas que também poderá consumir um pouco mais energia elétrica.

Configurações Através do App Configurações

  • A. Serviço de indexação do Windows

Você procura por arquivos pelo menu do Windows? (provavelmente porque não sabe onde os salvou)? Não? Então desative a indexação de arquivos do Windows.

O Windows indexa todos os arquivos gerados para que você os encontre com facilidade pelo menu iniciar, mas se você não usa essa facilidade e sabe em que pasta salvou cada tipo de arquivo e tem uma pasta para cada coisa, e crê que não precisa desse recurso, basta desativá-lo. Isso renderá algum processamento e memória a mais disponíveis para outras tarefas.

  • B. Serviços de Pesquisa Na Nuvem

Você usa o serviço de pesquisa na internet pelo menu iniciar? Isso funciona como abrir o menu iniciar e digitar “qual o último show da Madona?” e ver respostas de links para acessar na internet como resultado. Não faz isso? Prefere pesquisar diretamente quando está no navegador? (como quase todo mundo faz), então é só desativar essa função.

Opções de Privacidade

É aqui que você pode “fazer a festa”. Tem tanta coisa aqui para desativar que nem conseguirei citar todas, mas abordarei as principais.

  • ID de Anúncios

Na aba “Geral” poderá desativar a função que o Windows fornece seu ID para apps fornecerem propagandas direcionadas ao seu perfil. Se você não quer que o Windows use ou forneça seus dados pessoais para ele mesmo ou apps lhe apresentarem propagandas desative isso.

  • D. Controle por voz

Usa pesquisa por voz usando um microfone no seu Windows e chamando a Cortana assim “Hey Cortana”, e falando sua frase de pesquisa? Ou pedindo para a Cortana abrir um app? Não, então desative essa função também.

  • E. Personalização de escrita à tinta e digitação

É um grupo de sugestões criado a partir do seu vocabulário pessoal. Se você não escreve com tanta frequência, ou não precisa dessa função para sugestão de frases que usa com frequência ou vocabulário pessoal, basta desativá-la.

  • F. Diagnósticos e Comentários.

Aqui o Windows guarda relatórios de erros e arquivos de diagnósticos para que você possa examinar com um app específico. Você usa essa função? Não, então desative-a, e se preferir exclua os dados de diagnósticos já armazenados.

  • G. Histórico de Atividades.

Aqui você pode não apenas guardar o histórico de tudo o que faz no Windows como permitir também que isso seja enviado à Microsoft. Se você presa pela privacidade, eu sugiro fortemente a desativação desses recursos.

  • F. Permissões de aplicativos.

Aqui tem muita coisa que você pode manter ou desativar, de acordo com seu critério, como o uso de localização, quais apps podem acessar sua câmera, seu microfone, lista de contatos, e-mails, tarefas, mensagens, documentos, imagens e etc. Sugiro que veja com cuidado o que deseja que o Windows tenha acesso ou não e escolha com critério.

  • E. Configure as Notificações

Isso também é visto como um recurso que melhora o desempenho do Windows. Vá até o item “Notificações”, se você deseja desabilitar todas, claro que o desempenho irá melhorar, mas o truque para melhorar o desempenho sem ficar sem nenhuma notificação, basta desmarcar a opção “Obter dicas, truqes e sugestões de como usar o Windows”.

Vai Jogar no Windows? Otimize algumas opções

Caso você jogue no Windows, o mesmo possui uma opção chamada “Modo de Jogo” que otimiza o sistema para funcionar um pouco mais rápido desativando alguns serviços, (esta opção pode ser boa para acelerar o Windows mesmo que você não jogue).

Outra configuração que eu recomendo é sobre a Barra de Jogos. Ela serve para você gravar enquanto joga. Se você não costuma gravar seus jogos enquanto joga, ou possui outra ferramenta para isso, sugiro desativar esse recurso.

3- Realize uma Limpeza do Disco.

O Windows possui nativamente uma ferramenta para limpeza daquele lixo que eu citei no início. Chama-se “Ferramenta de Limpeza de Disco”.

Na Ferramenta de Limpeza de Disco, repare que o conteúdo da pasta “Downloads” poderá ser apagado também e os arquivos na lixeira, se houver. Se você clicar na opção “Limpar Arquivos do Sistema”, o aplicativo irá reiniciar-se e então aparecerá a opção “Limpeza do Windows Update” o que pode liberar muitos arquivos do sistema. Após concluir a limpeza, boa parte de sua manutenção estará feita. Recomendo que faça isso pelo menos uma vez por semana. Dica extra: Mais abaixo darei uma dica de fazer isso através de um app de terceiros.

4- Realize uma Desfragmentação do Disco

O Windows também possui uma ferramenta chamada “Desfragmentar e Otimizar Unidades”.

O que ela faz basicamente é realocar os dados do seu disco em espaços vazios para que os dados fiquem todos juntos sem espaços livres, melhorando o acesso a esses dados pelo sistema. Recomendo que faça isso pelo menos uma vez por semana. Dica extra: Mais abaixo darei uma dica de fazer isso através de um app de terceiros e você pode deixar esta etapa para o final dos procedimentos.

5- Desative Aplicativos de Inicialização

Abra o gerenciador de tarefas do Windows e na aba Inicialização, desmarque os aplicativos que inciam com o Windows e ficam rodando em background. Na próxima inicialização você notará uma grande diferença.

6- Desative Serviços Que Não Utiliza do Windows

Esse passo é para usuários avançados, mas vou dar uma dica através do uso de um aplicativo que fará isso para você.

Manualmente você tem que conhecer bem cada serviço que está rodando no seu Windows e desativar o que sabe que não quer rodando. Para fazer isso, aperte a combinação de teclas Windows+r e depois digite services.msc e você poderá ver os serviços, filtrar pelos que estão em execução clicando no título do status e desativar o que acha que não precisa.


Fazendo a Limpeza e Otimizações Através de Aplicativos de Terceiros

Existem alguns aplicativos que estão no mercado há bastante tempo e tem se mostado muito eficazes para diversos tipos de limpezas e otimizações. Entre eles temos alguns que considero excelente, são eles:

  • 1 – Advanced SystemCare
  • 2 – Glary Utilities
  • 3 – CCleaner

CCleaner

Vamos começar de trás para frente. O Ccleaner, tem esso nome de “Crap Cleaner”, que traduzido é “limpador de cocô” rs. É um aplicativo de limpeza que permite:

  • Limpar o sistema de arquivos inúteis, o lixo.
  • Também, permite a limpeza de cache dos navegadores.
  • Limpeza de Registros do Windows
  • Desinstalação de programas indesejados e plugins dos navegadores.
  • Em Ferramentas / Programas iniciados com o sistema:
    • Windows – Aqui é muito interessante pois pode mostrar resultados que não apareceriam no gerenciador de tarefas do Windows.
  • Tarefas Agendadas. No meu caso, deixei apenas algumas de minha placa de vídeo.
  • Menu de contexto. Aqui não alterei nada, pois é o que aparece com o botão direito do mouse sobre um arquivo ou em uma área vazia no explorador de arquivos.
  • Serviços do Windows: E aqui como você pode ver muitos serviços que não uso (muitos atualizadores de programas instalados), e eu desabilitei muitos.
  • Outras Ferramentas: Você pode fazer diversas coisas, incluindo limpeza do espaço livre do drive C:/ através do item “Limpeza de Dispositivo”.
  • Também poderá localizar e apagar arquivos duplicados. E atualizar os aplicativos instalados no seu Windows, funcionalidade presente apenas na versão paga.

Glary Utilities

Esse programa faz tudo o que o Ccleaner faz e mais um pouco.

Ele possui muitas ferramentas de limpeza e otimização, atualização de softwares e drivers, ferramentas para desfragmentar o disco e limpar o registro também, e além disso, desfragmentar o espaço que o registro do Windows usa no disco (o que o Ccleaner não tem). O gerenciamento dos programas iniciados com o Windows exibe mais opções de programas que você poderá desativar.

Primeira aba – Inicialização
Segunda Aba – Tarefas Agendadas
Terceira Aba – Plugins
Quarta Aba – Serviços de Aplicativos
Quinta Aba – Serviços do Windows

Em “Manutenção com 1 Click” ele verifica e faz diversas limpezar automaticamente, incluindo uma limpeza de spywares que ele tem em sua lista, Mais um ponto positivo que o Ccleaner também não tem.

Além de toda a limpeza de arquivos inúteis e registros do Windows, ele ainda conta com uma gama gigante de ferramentas para otimização, mas quero dar destaque para 2 delas.

  • Atualização de programas instalados
  • Atualização de drivers

Em atualização de programas, ele verifica os programas que você tem instalado, no caso, apps como navegadores entre outros, e te avisa quantos você precisa atualizar, e ao clicar no link ele gera uma página web personalizada em seu navegador que lhe permite baixar a última versão de cada programa. Você ainda pode personalizar os resultados escolhendo quais aplicativos você não deseja ser notificado sobre novas versões.
Você terá que baixar e atualizar um a um, mas a coisa boa é que você não precisará entrar na página de cada fabricante, e outra coisa boa é que esse recurso é gratuito. Mais um ponto positivo.

Basta baixar e instalar todas as novas versões:

Em Gerenciamento de drivers permite que você faça backup de todos os seus drivers, e depois se desejar, procure por atualizações de drivers para os seus dispositivos. Além disso, ele permite a desinstalação e restauração de drivers que você fez backup antes. Isso é uma funcionalidade a mais em relação ao Ccleaner, mas o ponto negativo é que o banco de dados de drivers da ferramenta no meu caso não encontrou todas as versões de atualizações que poderiam ter. Ele apenas disse que todos os meus drivers estavam atualizados, quando eu sabia que não estavam.

Usando a próxima ferramenta que eu vou recomendar, encontrou 20 drivers aproximadamente que o Glary não havia listado. Isso nos leva a ferramenta top 1 na minha opinião.

Advanced SystemCare

Esta é outra ferramenta cheia de módulos de limpeza como os outros. Assim como o Glary, ela limpa o lixo do sistema, registros dos sistema e desfragmentação dos registros do Windows. Assim como os outros ele possui diversas ferramentas para reparo dos discos, e procura por arquivos grandes, arquivos duplicados.

O destaque dela é para a interface que é muito bacana também e mais fácil de usar para os usuários menos técnicos.

Um plus que esta ferramenta trás são as Ferramentas na aba Toolbox. Entre elas a mais importante eu diria que é a “Driver Booster”. Ela busca e atualiza todos os seus drivers e depois recomenda a reinicialização da sua máquina.

Ele também tem um antivírus chamado malware fighter, mas que eu diria não ser uma vantagem tão grande já que existem outros de mercado pagos e gratuitos que são melhores.

Ela também possui ferramentas de customização do Windows 10 e reparos pontuais do Windows 10. Aí é um ponto a mais que ela tem e que os outros não.

Eu estou usando a versão em Inglês, mas se você baixar será em português.

Aba Care, ou Cuidar

Nesta aba você poderá realizar diversas otimizações e limpezas tudo de uma vez, como no Glary em “manutenção em 1 clique” aqui você faz o mesmo, bastando fazer um Scan e depois aplicar as ações.

Aba Speed Up – Acelerar

Essa é a grande aceleradora do Windows!

No primeiro campo, ela possui uma ferramenta chamada “Turbo Boost“. Nela é possível escolher o perfil de aceleração entre “Escritório” ou “Jogos”. O perfil jogos é mais agressivo desligando diversos serviços do Windows que não usamos praticamente nunca. No meu caso foram 46 serviços (repare na imagem abaixo). E apesar deles não consumirem individualmente tantos recursos de processamente e memória RAM do meu PC, eles todos juntos desativados, aí sim, causam uma melhoria considerável de desempenho de memória e processamento. Especialmente para quem tem um PC não tão novo e nem tão High-end, esse recurso pode ser o divisor de águas entre um PC funcionando mais rapidamente ou não.

Hardware Accelerate (Aceleração por Hardware): Aqui ele busca e atualiza todos os drivers do sistema utilizando um programa adicional chamado Driver Booster. Em versões anteriores este programa atualizava tudo baixando bem lentamente os drivers na versão gratuita, agora, ele baixa apenas 2 drivers por dia em velocidade normal.

Abaixo você não verá os drivers que eu precisei atualiza pois eu já havia atualizado todos antes de escrever esse artigo.

Além de atualizar os drivers ele pode limpar vestígios de dispositivos que você já plugou, mas que não estão mais na sua máquina.

Deep Optimization (Otimização Profunda): Nesta aba ele faz diversos ajustes automáticos de configurações do Windows dividido em 3 categorias, Disco Rígido, Rede e Sistema, ou seja, ele altera opções profundas de configurações, algumas que seriam possíveis apenas com edições manuais do registro do Windows, automaticamente, para melhorar o desempenho dos discos, da rede e do sistema em geral. Isso é muito fera!

Ele ainda possui algumas abas que eu não precisarei explicar profundamente que são a Protect (Proteger) que serve para instalar um antivírus do programa, e outros apps que irão proteger a nevagação na internet e melhorar sua privacidade.

Depois vem a aba Software Updater (Atualizador de programas) que verifica e atualiza automaticamente os programas instalados no seu computador (sem precisar baixa um a um manualmente).

Depois vem a aba Toolbox (Caixa de Ferramentas), que instala todas as ferramentas que os módulos que vimos utilizam e muitas outras que você desejar.

E por último vem a aba Action Center (Centro de Ações) que exibe notificações como alertas, sugestões, e promoções do fabricante.

Configurações Gerais

Você ainda pode configurar o ASC para que ele inicie com o Windows e realize e mantenha o Windows otimizado e limpo automaticamente com recursos como o AutoClean, Auto Ram Clean, AutoCare e etc. Basta acessar o menu sanduíche do lado superior esquerdo, e escolher as opções que desejar, lembrando que alguns recursos são para a versão pro que é paga.

Você ainda poderá nas configurações gerais, mudar o idioma para português do Brasil, tema, transparência e etc.

Um recurso bacana desse software é um pequeno widget que ele poderá mostrar na tela que mostra o uso de cpu e memória, e tem um botão de otimizar rapidamente, que imediatamente libera memória ram, veja só:

Clicando na seta ao lado do widget, você pode também gerenciar as tarefas do Windows, finalizando tarefas e realizando diversas ações e ver dados estatísticos de desempenho.


Ordem da Otimização que eu Recomendo:

  1. Atualize o Seu Windows e Seus Apps
  2. Atualize o Driver de Vídeo AMD ou NVIDIA pelo programa de cada um;
  3. Atualize todos os seus programas instalados;
  4. Configure todas as opções de privacidade do Windows;
  5. Configure os programas iniciados com o Windows, no gerenciador de tarefas e usando uma das ferramentas citadas;
  6. Reinicie a Máquina;
  7. Realize todas as limpezas, com a ferramenta Limpeza de Disco do Windows e depois com uma das ferramentas citadas, incluindo limpeza do registro;
  8. Realize a Desfragmentação do disco com a ferramenta do Windows ou de uma das ferramentas de terceiros citadas;
  9. Ative o Modo Turbo Boost do Advanced SystemCare usando o perfil Escritório ou Game para que sejam automaticamente desativados mais serviços desnecessários do Windows e certifique-se que este módulo irá iniciar junto com o Windows (esse sim pode).

Reinicie a máquina e veja o quanto melhorou.

No meu caso, no meu PC de trabalho, que é um Core i5 com 8GB de RAM, eu tive uma melhora de 5% a menos de uso de CPU em repouso (sem apps abertos) e 20% no uso de memória RAM o que é muito. Além de que o boot do Windows ficou mais rápido, e as respostas do sistema também ficaram sensivelmente mais rápidas, tais como abertura de programas e navegação.

Conclusão

Manter o Windows funcionando bem com rédeas curtas é um trabalho para poucos, mas com ajuda desses passos e pelo menos uma dessas ferramentas isso fica bem mais fácil. O bom é que feito uma vez, você poderá rever ou limpar novamente o sistema muito esporadicamente, já que a grande primeira limpeza e otimização já foi feita.

Abraços

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...