Home / Dicas e Tutoriais / Microsoft Office 2016 Lançado – Confira o Que Mudou

Microsoft Office 2016 Lançado – Confira o Que Mudou

Olá pessoal,

Neste artigo estarei repassando na íntegra uma análise que o pessoal do Tecmundo sobre o Office 2016.

Análise

A Microsoft finalmente lançou a versão final do Office 2016 para o público, e várias novidades interessantes estão embarcadas no pacote. O que fica mais evidente é a pequena remodelação visual, que traz cores mais sólidas e efeitos de transição mais consistentes. Contudo, usando o novo pacote de aplicativos no dia a dia, você logo percebe que muitas melhorias internas foram adicionadas.

Mas será que esse conjunto de ajustes torna o Office 2016 uma boa oferta? Além desse “polimento” estético e funcional, a Microsoft adicionou algumas ferramentas novas que podem ser bem interessantes para usuários mais frequentes de Word, Excel e PowerPoint em particular. Confira nossas impressões a seguir.

Design

A linguagem visual não mudou muito em relação à versão anterior. Apesar disso, muitos ícones foram redesenhados para combinar melhor com o estilo do Windows 10, e algumas opções de personalização foram adicionadas.

O esquema de cores ainda é o mesmo para cada programa, mas agora tudo está com uma aparência mais sólida, e aqueles efeitos bregas que ainda estavam presentes no 2013 se foram definitivamente.

05161108282491

A Microsoft abraçou de vez o minimalismo no design do Office 2016, e dá para notar que vários pequenos detalhes ficaram mais coloridos. Tudo agora tem um ar moderno e bastante agradável aos olhos. Ainda assim, se você mexer mais a fundo, nas configurações nas janelinhas de controle de impressão, vai notar que nem tudo mudou.

A melhoria mais importante, entretanto, talvez seja a possibilidade de escolher entre uma interface para toque e outra para mouse e teclado. Uma é mais compacta e mostra mais opções na tela, enquanto a outra é mais econômica e espaçada para ser manejada com menos precisão.

Novas ferramentas

Cada aplicativo da suíte recebeu um pequeno pacote de novidades, mas algumas foram disseminadas em quase todos os programas. O “Diga-me” ou “O que você deseja fazer…”, por exemplo, está em vários deles e permite ao usuário pesquisar funções do Office como se estivesse em um buscador comum.

05160652940487

Provavelmente, essa será a primeira nova função que você vai notar, já que fica no topo da janela junto das seções de ferramentas dos editores. Ali é procurar pesquisar por palavras-chaves e encontrar funções dos programas que tenham alguma relação.

Se você pesquisar “formatação”, por exemplo, um dos resultados dessa busca será o Pincel de Formatação, que permite selecionar linhas e copiar toda a sua formatação para seções do texto que estão configuradas de modo diferente.

Nos editores de texto, planilhas e apresentações, você ainda tem a função “Compartilhar”, que possibilita trabalhar de forma sincronizada no mesmo documento com várias pessoas.

05161301289495

Isso já era uma realidade no Google Docs e no próprio Office Online, mas agora funciona nos programas nativos para Windows. Trata-se de um avanço considerável para o novo Office, pois oferece um trabalho colaborativo mais dinâmico, porém precisa melhorar seu tempo de latência.

Em nossos testes, notamos que o que seus colegas escrevem no documento demora um pouco a aparecer na sua tela, que pode causar algumas confusões em determinadas situações. Mesmo assim, isso não deve ser um empecilho muito presente no seu cotidiano.

05161630440499

Os novos apps do Office 2016 ainda receberam várias melhorias na sua integração com o OneDrive e também com o Skype. O salvamento de documentos na nuvem está bem mais simples de se realizar, especialmente se você tem o Windows 10 instalado no seu PC para acompanhar o Office. O Skype, por sua vez, funciona como meio de comunicação com as pessoas durante a edição colaborativa de documentos.

Alguns truques do Windows 10 também foram incorporados ao Office 2016, como o Windows Hello e a Cortana. O primeiro é o acumulado de identificadores biométricos que podem ou não estar presentes na sua máquina, como leitores de digitais, íris etc. Essa segunda, a assistente digital da Microsoft, infelizmente ainda não está disponível no Brasil.

Word e Excel

Por serem as ferramentas mais importantes do Office, Word e Excel receberam atenção especial da Microsoft, e quase todas as novidades gerais integradas ao novo pacote estão presentes neles. Eles receberam uma função chamada “Pesquisa Inteligente”, que permite selecionar e pesquisar palavras na web através do Bing e receber resultados prontamente de forma bem concisa, bem similar ao que você vê quando procura conceitos no Google.

Ademais, o editor de planilhas está mais organizado, com um sistema de seleção de fórmulas mais intuitivo visualmente. Dessa maneira, até usuários que sabem pouco sobre o programa podem fazer cálculos minimamente avançados.

05161810531502

No Word e no Excel, temos ainda vários modelos pré-prontos de documentos que podem ser úteis no dia a dia. Dê uma conferida para ver se encontra algo interessante para você.

Desempenho

No geral, a nova suíte apresentou um desempenho consideravelmente superior quando comparada com o Office 2013. É possível notar isso em animações e transições, que ficaram bem mais fluidas, e a velocidade de processamento geral dos programas do pacote está realmente melhorada. Isso fica mais evidente quando você usa o Windows 10, SO para o qual o Office 2016 foi criado.

Um exemplo desse avanço seriam os menus, que abrem mais rápido, e as letras no Word, agora aparecem na tela com mais naturalidade quando você começa a digitar. Esses dois pontos foram melhorias que a desenvolvedora tentou implementar no 2013, mas que acabaram não se concretizando definitivamente naquela oportunidade. No geral, a impressão é de que a Microsoft fez mais alterações por dentro do que por fora em todo o pacote.

05161953320505

Mesmo assim, notamos em nossos testes que a primeira inicialização do Word pode ser mais demorada que o normal logo depois que você liga o PC. Isso foi especialmente estranho tendo em vista que o desempenho geral melhorou bastante.

Vale a pena atualizar?

Mesmo considerando as “mudanças pequenas”, com certeza vale a pena atualizar o seu Office para essa nova versão, não importa qual delas você esteja usando no momento. O Office 2016 é basicamente aquilo que o 2013 deveria ter sido, com muita estabilidade, bom desempenho, design elegante e ferramentas práticas.

Esse lançamento é o melhor trabalho da Microsoft na sua suíte de aplicativos para produtividade: você tem o “Diga-me”, a possibilidade de editar documentos de forma colaborativa, e a integração com outros serviços da empresa nunca foi tão profunda.

A Microsoft está tentando oferecer mais comodidade em um pacote de produtividade sempre focado nisso mesmo: produtividade.

É isso aí!

Via Tecmundo

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...