404 Not Found


nginx
Como Personalizar o Burg – Cleuber.com.br
Dicas e TutoriaisLinuxTemas LinuxTemas para Desktop

Como Personalizar o Burg

Olá pessoal, esse não é um post gastronômico, e sim a continuação do último post sobre o BURG, o meu bootloader Linux favorito.

O Burg também foi usado como bootloader, na criação de um PC dentro de um case de Super Nintendo, feito para emular jogos de Super Nintendo, servir como Media Center e Sistema Operacional, este “mod” foi feito por um brasileiro, confira nesse artigo: brasileiro-transforma-super-nintendo-em-mini-pc

Bom, como sabemos, após a instalação do Burg, existem algumas coisas importantes a serem feitas para deixar o visual limpo e bonito.

Isso pode incluir a utilização de um tema bacana de sua preferência. E no tutorial de instalação mostrei como instalar diversos temas também.

Mas aqui, vamos fazer mais 2 coisas:

* Personalizar o Papel de parede do tema
* Instalar o Tema Metro e como alterar os ícones deste tema

Pré Requisitos:

Para isso, é necessário que você tenha boa familiarização com Linux, comandos básicos e uso da ferramenta de edição gráfica Gimp.

Imagem de Fundo do Burg

Para mudar o background, basta substituir a imagem dentro da pasta do tema que você escolheu por uma imagem de sua preferência. O tema que escolhi é o Radiance.

O local é o /boot/burg/themes/seu tema/ renomeie o arquivo “background” original, (no meu caso renomeei para “background1″) e renomeie o seu arquivo de imagem para “background”. Lembre-se que deve ser no formato png também.

Obs. A imagem original tem as dimensões de 1080×1050 px, mas a que eu coloquei tem a resolução da minha tela, 1360×768. Atente-se em colocar imagens com resoluções Wide-Screen, e compatíveis com a resolução que você definir no Burg, ou as edite com o Gimp antes, para que tenha um tamanho que não fique distorcido, ou que não apareça (pode acontecer se a imagem tiver um tamanho muito diferente dos aceitáveis, e ficaria só com os ícones na tela e um fundo preto). Se a imagem tiver um tamanho correto, vai dar certo. Para ver se deu certo teste sempre com o comando “burg-emu”. E F3, caso queira testar com outra resolução do Burg.

Para fazer isso é preciso ser root. eu navego até a pasta usando o Nautilus em modo root, com o comando:

sudo gksu nautilus

Depois basta acessar a pasta e renomear os arquivos.

burg3

E pronto!

Para prever novamente digite no terminal o mesmo “burg-emu”.

burg

Adicionando o Tema Metro

Agora vamos instalar o tema Metro e personalizar algumas coisas.

Primeiramente baixe este tema do site Deviantart, ou o Metro já personalizado que fiz nesse Link e então descompacte-o e salve-o na pasta /boot/burg/themes. Como esta pasta é do sistema você precisará de privilégios de root para salvar qualquer coisa nela.

Para isso, vamos abrir o Nautilus como root, com o comando “sudo gksu nautilus“.

Com o Nautilus aberto, vamos colar a pasta do seu tema Metro lá dentro.

burg18

Adicionando o Tema na Configuração do Burg

Agora vamos editar o arquivo burg.cfg para apontar o novo tema que adicionamos.

sudo gedit /boot/burg/burg.cfg

Logo no começo do arquivo, procure a lista de temas, copie uma linha e cole, alterando apenas o nome do tema, neste caso para “metro”, conforme abaixo.

burg17

Adicionando o Logo da Distro

No tema Metro que passei eu já tenho entradas para a maioria das Distros Linux que tenho, mas imagine que você tenha uma distro que não possua um ícone aqui, então precisará criar os ícones dela, e abaixo eu mostrarei como.

Eu tenho um Linux chamado Pinguy, mas o tema Metro não tinha antes, um ícone para ele.

Para adicionar o ícone, iremos criá-los na pasta /boot/burg/themes/Metro/icons

Novamente, navegando como root, vá até a pasta e crie ou edite alguns ícones de lá salvando-os com o nome do seu sistema após o texto “normal_” e “hover_”. O “Hover”, é quando ele está selecionado e o “Normal” quando não. Neste momento, você pode criar seus próprios ícones. Eu utilizo o Gimp para fazer isso, e criei muitos, como o do “Pinguy OS por exemplo”

burg19

burg15

Configuração do Apontamento dos Ícones

Agora vamos editar o arquivo de ícones deste tema, para adicionar a entrada do ícone do sistema operacional adicionado.

Edite o arquivo com esse comando abaixo:

sudo gedit /boot/burg/themes/Metro/icons/icons.cfg

E adicione uma linha com o nome da classe (class) do sistema, e apontando para o nome de seus ícones.

burg13

Verificando se o “Class” está correto

Para sabermos se o class está correto, é necessário novamente editar o arquivo /boot/burg/burg.cfg e colocar o mesmo nome “class”.

Novamente com o comando:

sudo gedit /boot/burg/burg.cfg

No caso do meu Linux Pinguy, estava escrito “ubuntu” ao invés de “Pinguy”, então eu editei para pinguy, conforme imagem abaixo.

Repare na imagem abaixo que o parâmetro “–class” foi alterado para “Pinguy”

Feito isso, basta salvar e fechar.

burg12

O procedimento é o mesmo para qualquer Linux que ele não reconheça no tema.

Feito isso, se fez tudo direitinho, basta rodar o “burg-emu” no terminal que os seus sistemas aparecerão corretamente.

Se você quiser alterar também o Texto que diz “Select operating System”, precisa editar uma imagem, pois este texto é uma imagem que está na pasta /boot/burg/themes/Metro/images, o nome do arquivo é “txt-select” e ele usa a fonte de texto “calibre light do Windows”. Então você poderá editá-la com o Gimp. Abra-a com o comando:

sudo gksu nautilus

Encontre o arquivo e abra-o com o Gimp, apague o conteúdo e com a ferramenta de texto do Gimp, escreva o que desejar e salva o arquivo. Se você não tiver a fonte “Calibre” instalada faça o seguinte:

Você pode instalá-las no Ubuntu através do comando sudo apt-get install msttcorefonts e depois para ter mais fontes ainda copiar as fontes tipo “.ttf” do seu Windows localizada em C:/Windows/fonts e colá-las na pasta /usr/share/fonts/truetype/msttcorefonts/, e depois, para atualizar o cache das fontes, rodar o comando: sudo fc-cache -f -v

burg16

Depois:

burg-new

Se desejar mudar a imagem de fundo deste tema, o processo é o mesmo citado antes, basta renomear a imagem original “background.png” e colar outra com o mesmo nome em /boot/themes/Metro/. Como expliquei antes, a imagem deve ter as dimensões e formato correto, ou seja wide (1360×768, ou 1680×1050 e etc, e formato “.png”).

burg-new3

burg

 

É isso aí,

Abraços,

Cleuber

 

 

Cleuber Silva Hashimoto

Administrador

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança.
Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

 cleuber.hashimoto@gmail.com  https://cleuber.com.br

Cleuber Silva Hashimoto

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança. Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

Artigos relacionados

8 comentários

  1. Legal Cleuber.

    Preciso tirar uma dúvida: Uso o Grub – o correto é desinstalar o Grub e instalar o Burg? Ou dá prá configurar qual quero usar?

    Notou? sou “user noob+”, hehehehehehe

    Obrigado.

    1. opa, valeu!
      Não precisa desinstalar o grub. Na verdade é até bom que ele continue instalado.
      Quando instalar o burg, ele será o principal e será o que estará na mbr.
      Se quiser voltar ao grub na mbr, tem que reinstalá-lo.
      Abraço

    1. Você tem mais de um Linux instalado no seu PC? Pergunto isso, pois pode ser que o Linux mandande seja o de outra partição.
      Se você tem apenas um e a instalação do Burg ocorreu corretamente deveria iniciar pelo burg normalmente.
      Você pode testar pelo comando burg-emu. Mas não precisa fazer mais nada depois de instalado, apenas configurar o tema que deseja com as teclas F do teclado.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo