404 Not Found


nginx
Como Instalar o Burg no Ubuntu 14.04/14.10/15.04 e Derivados – Cleuber.com.br
Dicas e TutoriaisLinuxTemas LinuxTemas para Desktop

Como Instalar o Burg no Ubuntu 14.04/14.10/15.04 e Derivados

Olá pessoal, hoje é com muita satisfação que eu coloco esse post aqui.

Há algum tempo, eu já havia postado como instalar o Burg, um bootloader super legal.

O problema era que ele ainda não tinha suporte a versões mais recentes do Ubuntu e derivados, tendo parado na versão 12.04 do Ubuntu.

Mas o pessoal atualizou o programa e agora temos através da adição do mesmo repositório, podemos instalar a versão mais recente e compatível com o Ubuntu 14.04 e superior, incluindo distros derivadas do Ubuntu como o Linux Mint, Elementary OS, Deepin, Pinguy, Haze OS e etc.

A instalação continua com o mesmo processo.

Instalação

sudo add-apt-repository ppa:n-muench/burg
sudo apt-get update && sudo apt-get install burg burg-themes

Quando você rodar este último comando de instalação aparecerá algumas janelas. Basta confirmar tudo com a tecla “Enter” ou apenar a tecla “Tab” para navegar entre as opções e selecionar os itens com a tecla “Espaço”, veja só:

Tecla “Tab” e então tecla “Espaço” ou “Enter” para confirmar e prosseguir.

burg2

Tecla “Tab” e então tecla “Espaço” ou “Enter” para confirmar e prosseguir.

burg4

Tecla “Tab” e então tecla “Espaço” ou “Enter” para confirmar e prosseguir.

burg5

Aqui apertei a tecla Espaço para selecionar meu único HD desta máquina que é o sda, e então mudei a seleção com a tecla “Tab” para a caixa “ok” e então apertei a tecla Espaço ou Enter para confirmar.

burg6

Pronto, agora que está instalado, ele irá rodar um processo para verificar quais sistemas operacionais você tem instalado em seu computador e alimentar um arquivo de texto chamado burg.conf, onde terá a lista de sistemas para você escolher.

burg7

Pronto, agora que está instalado, você poderá reiniciar a máquina e ver como é que ficou.

Mas antes de reiniciar a máquina, você poderá pre-visualizar como está a aparência do seu Burg.

Para isso, basta digitar o comando “burg-emu” no terminal. Veja o que acontece:

burg8

Alterando o Tema

Com a tecla F2, você poderá trocar o tema, e com a tecla F3 mudar a resolução da tela do Burg.

E também poderá o wallpaper do tema, substituindo por outro que prefira, como na imagem abaixo, mas para fazer isso, você pode olhar neste outro post.

burg21

Grub e Burg – Tal Pai, Tal Filho.

Assim como no Grub que é o Bootloader padrão da grande maioria das distribuições Linux, o Burg também pode exigir certo nível de conhecimento para a manutenção e para que fique sempre organizado.

Para Quem Possui Muitos Linux e Muitos Kernels

Uma coisa interessante do Burg, é que ele funciona como o grub, só que é bem mais customizável, com suporte a temas e etc. E por funcionar como o Grub, ele irá encontrar todos os kernels que você tiver instalado em seu/s Linux. Então se você recebeu uma atualização recente de kernel e reiniciou a máquina e não apagou manualmente o kernel antigo, ou com a ajuda da limpeza do Ubuntu-Tweak por exemplo, ou com a ajuda do comando “sudo apt-get autoremove“, o Burg irá descobrir estes kernels antigos e os incluirá na lista dele, como observamos na imagem acima.

Por isso eu sugiro que sempre mantenha limpo seu sistema e apague os kernels antigos de seu Linux antes de instalar o Burg.

Mas é possível (e recomendável caso você possua muitas distros Linux instaladas em diversas partições de seu computador), editar o burg e deixar apenas as entradas que desejar.

Para isso é necessário editar o arquivo “burg.cfg“. Vamos fazer backup dele e depois editá-lo com os seguintes comandos no terminal:

sudo cp /boot/burg/burg.cfg ~/
sudo gedit /boot/burg/burg.cfg

Aqui abaixo uma bagunça:

burg10

Agora bem arrumado,

Sem kernels antigos na lista nem entradas “recovery mode” como vimos no primeiro print do burg, e também agora está na ordem que eu quero: (Pinguy, Ubuntu, Elementary Luna, Elementary Freya, openSUSE e Zorin Ultimate).  Confira abaixo:

burg12

Depois de arrumado, você poderá fazer backup dele, primeiramente salvando e depois salvando “como” escolhendo outro lugar, como sua pasta Documentos, e coloque um nome tipo “burg-novo.cfg”.

Adicionar uma Entrada Para o Windows

Caso você tenha um Windows instalado em alguma partição, basta adicionar a entrada dele.
Precisa descobrir a partição que ele foi instalado e o UUID dela também.
Você pode usar o comando blkid ou o software Gparted para verificar isso.

Captura de tela de 2016-01-22 10:32:08

uuid

Depois basta adicionar a entrada do Windows ao seu arquivo de configuração do burg

sudo gedit /boot/burg/burg.cfg

Altere a 3a linha, colocando a sua partição, e a 4a linha colocando o seu UUID

menuentry "Windows 10" --class windows --class os {
 insmod ntfs
 set root='(hd0,3)'
 search --no-floppy --fs-uuid --set 7E12CB2912CAE56D
 drivemap -s (hd0) ${root}
 chainloader +1
}

burg

Mantendo As Entradas Corretas Após Update de Kernel

É interessante que você mantenha seu Burg em ordem, sempre que houver alguma atualização de kernel de algum dos seus Linux, editando este arquivo e colocando a verãso atual do seu kernel na entrada do seu Linux desse arquivo. Por exemplo, o Ubuntu atualizou-se da versão “3.13.0-52” para a versão “3.13.0-53”, basta então com o mesmo comando “gedit /boot/burg/burg.cfg” mudar este último número onde o encontrar na entrada do Ubuntu, capiche?

Bom, agora que no meu caso tenho muitos Linux instalados, mas já arrumei tudo, basta reiniciar a máquina, escolher a resolução mais adequada para a minha tela (no meu caso com notebook é 1360×768) usando a tecla F3, escolher o tema que mais gostar com a tecla F2, e pronto.

Veja só!

E se eu tivesse o Windows e/ou o Mac OS X aqui instalado, o ícone dos dois estariam aqui também.

Este tema acima chama-se Metro, e não é um tema incluído no Burg, mas você poderá instalá-lo através deste outro Artigo: Como Personalizar o Burg

Abraços,

Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto

Administrador

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança.
Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

 cleuber.hashimoto@gmail.com  https://cleuber.com.br

Cleuber Silva Hashimoto

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança. Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

Artigos relacionados

4 comentários

    1. Use o Gparted no Linux para descobrir em qual partição está instalado o seu Windows, depois crie uma entrada para o Windows.
      (no meu caso ele está instalado na partição 3 – sda3, ou hd0,3)

      Já coloquei no post a minha entrada do Windows. Dê uma olhada.

      Abraço

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo