Home / Destaques / Review Elementary OS Freya

Review Elementary OS Freya

Finalmente acabou a espera!

Finalmente Elementary OS Freya foi lançado. Foi neste sábado 11 de Abril de 2015, (após um relógio de contagem regressiva ter aparecido no site deles 8 dias antes do lançamento). E era tão esperado porque a equipe de desenvolvimento do Elementary OS não trabalha com cronograma, lançando o sistema apenas quando eles o consideram perfeito. O primeiro beta foi lançado dia 11 de Agosto de 2014, e desde então causado ansiedade nos entusiastas desta Distro.

elementaryos
Imagem que estava presente no site do Elementary OS 3 dias antes do lançamento

Sobre o nome Freya

O nome desta versão no começo era Ísis, mas foi mudado (para evitar associação com um grupo terrorista Islâmico de mesmo nome ISIS) e foi mudado para Freya, nome da deusa nórdica da beleza e do amor, (bastante sugestivo não é?).

Esta é a 3a edição do Elementary OS, a primeira foi a Júpiter, a segunda a Luna, esta é a Freya e a próxima será a Loki (sim mais um personagem da mitologia nórdica, ainda esperamos pelo Thor e depois o Odin…kkk)

Hangout de Lançamento

A equipe do Elementary postou um vídeo em um hangout com o anúncio do lançamento e a apresentação de algumas novidades. (vídeo em inglês).

 

 

Marketing no Site do Elementary OS

Slogan da Distro é: “Um Rápido e Aberto Substituto Para Windows e OS X”, na imagem abaixo, logo abaixo da logomarca.

logo

Bem Aceito e Elogiado Pela Crítica

logo media

Baseada em Versões LTS do Ubuntu

A versão antecessora ao Freya é o Luna, que foi baseado no Ubuntu 12.04 LTS, versão essa que rendeu mais de 3 milhões de downloads tornando o Elementary OS uma das distribuições Linux mais populares do mundo, ao lado do Ubuntu, Linux Mint, Fedora e outros. Agora o Freya é baseado no Ubuntu 14.04 LTS, e como podem perceber, ele só lança versões baseadas em versões LTS do Ubuntu (Long Term Support, que são versões estáveis, lançadas a cada 2 anos e com suporte de longo tempo 5 anos).

Os desenvolvedores do Elementary OS fazem isso para primar pela qualidade e estabilidade do sistema.

A Alquimia Cativante

Mas o diferencial desta Distro é sua beleza, constituída pela combinação de tema de janelas, variedade de recursos de produtividade e efeitos visuais, tema de ícones, esquema de fontes, coleção de wallpapers, tela de login, usabilidade e programas personalizados, tudo feito para que a experiência do usuário seja a melhor possível. E vou apresentar um pouco dessa alquimia nos parágrafos abaixo.

Vamos as novidades?

Estou escrevendo este post no próprio Elementary OS Freya que acabei de instalar. E irei descrever as mudanças que notei, e algumas coisas que permaneceram praticamente iguais.

Por Baixo do Capô

Antes de descrever as mudanças visíveis, segue algumas características internas: Linux Kernel 3.16, Xorg server 1.15.1 e Mesa 10.3.2. suporte para UEFI/SecureBoot e foram corrigidos mais de 1.100 bugs.

Tela de Login

A tela de login recebeu um toque especial, com o nome e imagem de usuários à esquerda, com a imagem do usuário em um círculo. Ao lado direito a data e hora, e ao fundo o wallpaper que o usuário está usando em sua área de trabalho. No Luna ao invés do círculo com a imagem do usuário, havia uma grande caixa branca à esquerda.

loginscreen

Após o Login

Agora vemos o Wallpaper padrão, o Plank, que é a dock desta distro com seus ícones ancorados abaixo e acima vemos o Slingshot, que é seu menu à esquerda, e o Wingpanel que é a barra de tarefas e bandeja de notificações à direita.

first login

Notamos que o Wingpanel pode se tornar semi ou totalmente translúcido dependendo das cores do Wallpaper e se tornando preto quando se maximiza uma janela.

slingshot full black

Configurações do Sistema

Descreverei alguns destaques abaixo, pois a maior parte dos itens continua igual.

Papéis de Parede

No Item Área de Trabalho da Central de Configurações, podemos ir até a aba “Papel de Parede” e checar a coleção de Wallpapers que vem com a distro. Notei que mudaram o Wallpaper padrão da Luna, mas ele continua lá disponível, entre outros. Todos são lindos, mas já conhecidos, então eu vou usar algum de minha própria coleção de favoritos ou usar o Variety para trocar automaticamente de wallpaper.

Wallpapers

Notificações

As notificações ao lado direito do Slingshot agora tem um novo sistema com um funcionamento muito bacana mesmo, que lhe notifica todas as principais tarefas do sistema, ou seja, se você rodar um comando de atualização do sistema no terminal (apt-get update), ele lhe notificará quando a tarefa terminar ou quando instalar um programa e assim por diante.

E a animação da caixa de notificação corre para o lado direito, um efeito bem melhor que o do Ubuntu na minha opinião, pois no Ubuntu a caixa vai desaparecendo aos poucos, mas demora demais para sumir.

notificacao2

As notificações podem ser ativadas e desativadas conforme sua preferência, e alguns tipos de notificações podem ser escolhidas.

notifications

notifications 2

Item Inicialização nas Configurações do Sistema

Assim como antes, podemos definir os aplicativos padrão para cada coisa no sistema.
A novidade agora é a aba onde podemos adicionar programas de sessão facilmente, agora chamado de “Inicialização”. Observe nas imagens.

aplicativos

aplicativos2

Segurança e Privacidade

Neste item que não é uma novidade, você poderá definir algumas opções de privacidade e como o sistema guardará alguns dados e históricos.

privacidade

Firewall

Uma coisa legal do Elementary OS é que vem com firewall instalado. O Firewall pode ser ativado também através da Central de Configurações e então podem ser criadas políticas conforme sua preferência. Para saber mais sobre Firewall poderá dar uma olhada neste meu outro artigo: https://cleuber.com.br/index.php/2014/06/26/firewall-linux-com-interface-grafica-com-gufw

firewall

Tema de Janelas e Controles

O tema de janelas continua com a aparência 3d cinza e botões e título em relevo, porém com uma diferença. Agora todas as janelas tem os botões de fechar nas laterais da janela, deixando o cabeçalho da janela menor e mais espaço para o usuário visualizar o conteúdo da janela principal. Uma idéia sutil e muito útil.

controle janelas

Os controles, interruptores ou switches do painel de Configurações do Sistema seguem a inspiração do Mac OS X, veja no print abaixo.

controles

Os ícones continuam seguindo o mesmo tema de antes, porém foram aprimorados.

Botão de Minimizar

Mas para quem queria o botão de minimizar de volta, pode se decepcionar, pois ele não foi implementado. Este é um conceito dos desenvolvedores do Elementary que acreditam que este botão não seja necessário, sendo que a função de minimizar é feita ao clicar no ícone do programa ativo na dock, no caso do Elementary, o Plank. Mas se você, assim como eu, quer muito o botão de minimizar, eu tenho a dica neste artigo: “O que Fazer Depois de Instalar o Elementary OS Freya”.

 Menu Slingshot e Opções Flutuantes do Wingpanel

O programa menu é chamado Slingshot, e a barra superior chama-se Wingpanel, e as opções na bandeja do Wingpanel continuam flutuantes. Esta característica do Elementary OS continuam dando a elegância dele. Esta característica não mudou muito a não ser um refinamento na aparência de algumas caixas com itens que agora são separados por traços.

O Slingshot tem agora também suporte para plugins o que permitirá melhores pesquisas e novas funcionalidades e também quicklists.

notificacao4 notificacao3

menu1
Slingshot em modo janela

 

menu2
Slingshot em modo lista

Funcionalidades de Produtividade

O Elementary continua com seu ambiente Desktop chamado de Pantheon, e um gerenciador de janelas chamado Gala, e a Distro possui animações de transição selecionadas e configuradas a dedo, e você notará como elas estão mais fluídas. Você notará isso ao fazer um simples Alt+Tab.

Uma funcionalidade bem bacana é o Multitask View que permite visualizar todas as janelas abertas com o atalho de teclas “⌘ + A”. Muito similar ao Spread Window. Ela agora tem um atalho no Plank. Também é possível adicionar áreas de trabalho com “⌘ + O” e alternar entre elas e entre as aplicações colocadas em cada uma.

Mult-tasking

Plank

Continua simples e prático, com destaque para os efeitos de transição quando você alternar entre as aplicações.

plank

Ele também permite algumas opções com o botão direito do mouse para alguns programas ancorados nele, destaque para abrir uma aba do terminal como root, abrir uma janela do navegador de arquivos como root, nova aba privada dos navegadores, escrever novo e-mail ou adicionar um novo evento ao calendário. Muito “show”!

terminal firefox files email calendar

Atalhos de Teclado e Mouse:

Lembrando que ⌘ significa a tecla que tem a bandeira do Windows (Super Key), mas que por questões legais não pode ser usada.  E também ⇧ significa Shift.

  • ⌘ + Espaço :: lançador de aplicativos
  • Alt + Tab :: alternar janelas
  • ⇧ + Alt + Tab :: alternar janelas ao contrário
  • ⌘ + W :: visualização das janelas
  • ⌘ + A :: visualização das janelas de todas as áreas de trabalho
  • ⌘ + Esquerda/Direita :: trocar área de trabalho
  • ⌘ + S :: visualizar áreas de trabalho
  • ⌘ + 0 :: criar nova área de trabalho
  • ⇧ + ⌘ + Esquerda/Direita :: mover janela com área de trabalho
  • Ctrl + ⌘ + Esquerda/Direita :: ocupar tela com metade da janela
  • Ctrl + ⌘ + Cima/Baixo :: maximizar ou restaurar janela
  • ⌘ + L :: travar tela
  • ⌘ + Clicar, segurar e arrastar :: mover janela
  • ⌘ + Clicar com botão direito, segurar + Arrastar :: redimensionar janela

Hot Corners

É possível ainda desde a versão Luna, configurar cantos da tela por onde você passa o ponteiro do mouse e ele executa uma ação como mostrar as janelas (mult-tasking view), mostrar as Áreas de Trabalho ou diversas outras opções, até mesmo um comando personalizado que você desejar, como abrir uma aplicação. (A mesma coisa com menos opções pode ser feita no Ubuntu através do Compiz ou do Ubuntu-Tweak).

hotcorners2

Memorização de Arquivos e Locais

Pequenos Detalhes, Grandes Facilidades

Uma coisa que o pessoal do Elementary OS pensou para ajudar os usuários é que alguns programas se lembram do que você estava fazendo quando você o fechou e quando você abre o programa novamente ele abre os documentos que você estava trabalhando.

Isso acontece no terminal, por exemplo você estava dentro de uma pasta no terminal, digamos que seja a pasta do sistema /boot/grub. Daí quando vc abrir o terminal ele estará dentro da mesma pasta.

O mesmo acontece com o navegador de Arquivos, e com o Editor de Texto, que restauram as abas dos mesmos locais ou documentos que estavam abertos quando você os fechou.

Eu acho isso muito legal, e denota a preocupação que o pessoal do Elementary tem em deixar os sistema perfeito mesmo e demostra o carinho pelo usuário. 🙂

Programas

O Elementary vem com diversos programas e muitos deles são fork de seus originais, como o navegador de arquivos chamado Pantheon Files que é um fork do Nautilus, o editor de texto Scratch que é um fork do Gedit e assim por diante. E seu navegador de internet é o Midori que é baseado no WebKitGTK+ (o mesmo usado em versões anteriores do Chrome).

Segue a lista completa:

Sem Pacote de Escritório, Jogos, Java, Flash, e etc

O Elementary OS é uma Distro mais enxuta, que vêm com apenas os programas mais essenciais. E por isso ainda é necessário realizar diversas coisas para deixar o Elementary perfeito.
Isso inclui instalação de pacote de escritório como o Libre Office, codecs adicionais, fontes, wine, flash, java, games, programas de tweak e etc.

Ele também não conta com uma busca de coisas na internet, como fazemos no Unity do Ubuntu, pois a busca no menu dele, o Slingshot, faz buscas apenas locais por aplicativos e arquivos o que para muitos é até melhor. A integração com as redes sociais se faz através da instalação de clientes de facebook, twitter e etc, mas ele se integra ao calendário do Google agora e você poderá adicionar uma conta de e-mail ao Geary, que é o cliente de e-mail que vem com o Freya.

Não estou incluindo neste artigo como instalar todas as coisas, mas em breve postarei aqui no site, mas você pode obter informações semelhantes no post que fiz para deixar a versão antecessora ao Freya, o Luna neste link: https://cleuber.com.br/index.php/2014/11/07/o-que-fazer-depois-de-instalar-o-elementary-os

Calendário (Maya), agora sim integrado ao Google!

A aplicação calendário também recebeu algumas melhorias em sua interface e agora traz suporte para o Google Calendar & CalDAV. Veja abaixo como adicionar um novo calendário usando uma conta do Google e tornando-o principal.

Captura de tela 2015-04-13 15:35:09

Captura de tela 2015-04-13 15:38:21

Captura de tela 2015-04-13 15:39:04

Terminal

O terminal agora recebeu uma nova aparência todo preto, um botão de busca que abre um campo de digitação para busca de locais e arquivos. Quando você o fecha e o abre novamente, ele abre na mesma localização de pasta em que você estava quando o fechou. (o mesmo recurso está presente no navegador de arquivos Pantheon-Files). Ficou muito legal!

terminal

Outra novidade do terminal, é que quando você cola um comando com “sudo”, seja com o botão direito do mouse ou com a combinação de teclas “Ctrl+Shft+V”, ele exibe um alerta de segurança.

terminal warning

Novos Aplicativos

São 3 os novos: Calculadora, Vídeos (Audience) e Camêra, que substituem os anteriores do Luna que faziam a mema função.
(Eu particularmente prefiro o Cheese como programa de webcam, o VLC como player de vídeos e o Banshee como player de música). Mas estes, que são padrão do sistema, são mais simples, mas e atendem muito bem, afinal, esta é uma distro voltada a oferecer simplicidade.

Captura de tela de 2015-04-13 16:56:49

 Suporte a Múltiplos Monitores

Isso é uma coisa que sempre testo, e tem sido um desafio para a maioria das Distros oferecer um bom suporte a múltiplos monitores. No caso do Ubuntu não é diferente, embora esteja funcionando bem no Ubuntu, a tela do notebook não aparece, mas depois de bloquear a sessão, esperar que a tela se desligue e fazer login novamente, ela volta ao ar.

No Elementary OS não foi diferente, com um monitor adicional vai bem, plugou o segundo, “já era”. Mas depois de muito lutar, consegui usar os dois adjacentes, apenas com o problema da tela do notebook ter ficado desligada, mas depois de muito batalhar novamente, consegui ativar as três telas. :-), mas ainda de vez em quando apos o boot o problema volta, coisa que não acontece no Ubuntu. 🙁

multiplos monitores

elementary_OS_3displays

Tela Principal

O legal é que eu posso definir qual tela é a minha principal (tal como fazemos no Windows ou em algumas outras Distros com KDE). Repare o ícone de estrela em cada tela. Fazendo isso o WingPanel, Slingshot e o Plank vão para a tela principal definida (no meu caso a da direita como mostra a imagem acima).

DisplaysO esquema de cores da Central de Configurações também mudou um pouco

Suporte à Smartphones

Uma das coisas que não havia no Elementary OS Luna, era suporte a smartphones, ou seja conexão MTP. Isso por conta de usar o mesmo kernel do Ubuntu 12.04 e distros baseadas nele, como o Luna.

“(…) Hoje tudo mudou!”   Repare o ícone do Smartphone “SAMSUNG Android” do lado inferior esquerdo do navegador de arquivos.

Smartphones

Outra novidade do navegador de arquivos que já comentei é que agora, quando você o abre, ele abre na mesma localização que você estava quando o fechou.

Conclusão.

O Elementary OS Freya continua com a elegância de seu antecessor, mantendo a aparência que lembra muito o Mac OS X, com a estabilidade de ser baseado no Ubuntu 14.04 LTS, enxuto em relação a quantidade de programas, mas os que estão presentes foram feitos com muito esmero. Com suporte a diversos aprimoramentos por usar uma versão mais atual do kernel Linux

Se você deseja ir além e instalar alguns programas a mais, ou quem sabe muitos programas a mais, além de fazer diversas personalizações (como adicionar um botão de minimizar às janelas), recomento o uso deste meu artigo: “O que Fazer Depois de Instalar o Elementary OS Freya”

Eu recentemente fiz tudo o que o meu próprio artigo-tutorial acima descreve e estou “felizão” usando o Elementary OS Freya nesse instante.

Mas por enquanto é isso aí, basta baixar e experimentar.

Download

Download Elementary OS Freya

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...