404 Not Found


nginx
Como Definir Tela de Boas Vindas no Acesso SSH – Cleuber.com.br
Dicas e TutoriaisLinuxServidores Linux

Como Definir Tela de Boas Vindas no Acesso SSH

Boa tarde pessoal,

Hoje uma dica bem simples para administradores de servidores Linux.

Uma coisa bacana de se fazer é definir uma tela de boas vindas quando você está prestes a entrar com a senha ao fazer um login em um servidor remoto via ssh. Existem muitos exemplos disso e sempre fica bacana.

1 – Editando a Configuração do SSH

O primeiro passo é editar o arquivo de configuração do ssh da máquina ou servidor remoto. Para isso utilize o seguinte comando.

sudo nano /etc/ssh/sshd_config

Então procure pela linha que está escrito “Banner none” que fica próximo ao final do arquivo.
E mude essa linha para:

Banner /etc/issue.net

Irá ficar assim:

Se estiver usando o editor de texto “nano” que indiquei, basta salvar com Ctrl+o e sair com Crtl+x. Claro que você poderá usar um editor de texto de sua preferência (como o editor gráfico gedit por exemplo ou o vi ou vim).

2 – Reiniciando o Serviço do SSH

Bom agora é só reiniciar o serviço de ssh.

sudo service sshd restart

Ou, dependendo da distro:

sudo /etc/init.d/sshd restart

3 – Editando o arquivo de texto

Agora vamos editar o arquivo /etc/issue.net

sudo nano /etc/issue.net

Agora você pode apagar o que existir (se desejar) e colocar o texto que desejar nesse arquivo. Um detalhe importante é que você pode na configuração do ssh, apontar para qualquer arquivo que desejar. Nosso exemplo mudamos o “/etc/issue.net” mas você poderia criar outro em outra localização e apontar para ele na configuração de banner do ssh.

O que colocar no arquivo?

Duas Dicas extra

Dica 1 : Para a fonte ficar com algum tipo de desenho, você poderá acessar algum site que transforma um texto digitado em arte ascii, Eu usei o site http://patorjk.com, e digitar o seu texto e escolher um tipo de arte/fonte em ascii, e você vai ter muitos exemplos bacanas. Você pode também colocar uma arte feita em ascii, através do site http://www.scrape.com.br/. Para transformar desenhos, como o de um logotipo em texto ascii.

Dica 2: Outra coisa que eu fiz foi editar o arquivo /etc/motd, que na maioria das distros, coloca uma mensagem após a senha de login. Muitas vezes com dizeres sobre a distro, sobre não ter garantia e outras informações. No caso do openSUSE por exemplo, a frase é “Have a lot of fun”, ou seja, “Tenha um monte de diversão”. Daí vale a pena mudar isso.

Nesse caso eu alterei a frase para: “Os logs são examinados por Cleuber Hashimoto”

O resultado final ficou assim:

Este exemplo acima é um servidor de backup que envia os arquivos copiados de outros servidores e compactados para a nuvem do Azure.

Outros exemplos mais descontraídos de acesso ao meu próprio notebook.

E se você tiver o fortunes e cowsay instalados:

Bom, é isso aí galera,

Abraços,

Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto

Administrador

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança.
Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

 cleuber.hashimoto@gmail.com  https://cleuber.com.br

Cleuber Silva Hashimoto

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança. Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo