Home / Dicas e Tutoriais / Qual é o melhor Software de Antivírus?

Qual é o melhor Software de Antivírus?

Uma pesquisa encomendada pela Kaspersky Lab e realizada pela agência de análises B2B International no fim de 2012, revela que 82% das empresas no mundo contam com proteção antimalware e 80% usam tecnologias antispam.

Especialistas do Kaspersky Lab detectam o surgimento de, em média, 200 mil novos programas maliciosos por dia, ao mesmo tempo em que constatam que 72% de todas as mensagens de email são spam.

Em média 200.000 malwares (programas maliciosos) novos são criados diariamente, isso mesmo, por dia! São mais de 8.300 por hora.

E existem muitas empresas que fabricam produtos de antivírus para o seu PC que procuram fazer um produto que realmente nos proteja de tantos ataques. E sabemos que as opções de produtos gratuitos muitas vezes não trazem a mesma proteção que as soluções pagas.

Dentre as principais, estão:

av-tests6

 Mas quais destas marcas são realmente efetivas na proteção e combate a estas ameaças?

 

Aqui vamos ver resultados de testes de algumas soluções de mercado, realizados por uma organização que fornece um relatório semestral com os resultados, chamada AV-Comparatives.

 

av-tests7

 

Então, aqui não há informação baseada em opinião, e sim, apenas resultados.

 

Você poderá conferir estes dados em av-comparatives.org e baixar lá os relatórios completos.
Eu porém irei exibir apenas os dados mais importantes para este artigo.
São dois relatórios que foram analisados:

 

Um deles chama-se “Real World Protection Test“, que trata de analisar se o produto oferece proteção a ataques mais frequentemente encontrados. São usados 1.821 amostras de malwares neste teste.

E o segundo chama-se “File Detected Test of Malicious Software“, que cuida de mostrar a taxa de detecção de malwares por produto, incluindo a taxa de falso positivos (que são quando o software de antivírus detecta uma ameaça que na verdade não é um malware). São usados 129.253 amostras de malwares neste teste.

 

As Marcas e Produtos testados por eles foram (em ordem alfabética):

AV-produtos

O processo é usar um computador com uma imagem de instalação limpa, e realizar casos de testes para cada produto, colher os resultados, passar a imagem limpa e testar outro produto. Os testes levam cerca de 4 meses. Então o processo não é fácil e leva bastante tempo.

 

VAMOS AOS RESULTADOS:

 1 – Do primeiro teste “Real World Protection Test”:
       (E creio que é o mais importante).

Esta é a taxa de detecção de ameaças (Maior é melhor).

av-tests

Obs. Esta análise, conforme a tabela na primeira imagem acima, tem uma coluna chamada “User dependent” que significa que o programa de antivírus detectou o malware, mas pediu a interação do usuário para determinar uma ação sobre a detecção. Então é dado apenas meio crédito a detecção. Se observarmos com cuidado, as marcas F-Secure e Trend Micro que ocupam a 4º e 5º posição, tem um número de detecção que as colocariam em 2º e 3º lugar no ranking, mas por causa de solicitar interação do usuário nestes casos, elas estão mais baixas. Isso significa que em termos de detecção elas são melhores que as marcas Panda e BitDefender.

Porém, os produtos testados são versão “Home”, ou seja, para serem usados em casa. Na versão corporativa de seus programas antivírus, a interação do usuário em detecções não existe, pois todas as detecções são gerenciadas em um painel de controle pelo administrador da ferramenta.

 

Então, as 5 melhores marcas são:
(em ordem da melhor para baixo)

* Kaspersky
* Panda
* BitDefender
* F-Secure 
* Trend Micro

Obs. Estes acima tiveram uma taxa de detecção superior a 99,5%

As 5 piores marcas são:

* Microsoft
* Kingsoft
* Ahnlab
* Qihoo 360
* AVG

Obs. O produto da marca Symantec foi tão mal, que nem entrou no ranking tendo uma taxa de detecção abaixo de 90%.

Obs. Estes testes são realizados duas vezes ao ano e o primeiro de 2014 ainda não foi lançado, mas estou aguardando para verificar os resultados, pois as marcas que lideram as melhores posições frequentemente alternam suas posições.

2 – Do segundo teste “File Detected Test of Malicious Software“:
(detecção de ameaças por arquivo)

Esta é a taxa de detecção de ameaças (Maior é melhor).

As marcas que possuem a mesma taxa foram agrupadas.

av-tests2

 Falsos Positivos: (menos é melhor)

av-tests3

av-tests4

Esta observação diz que um produto que tem bastante sucesso em detectar malwares, mas tem algum número de falsos positivos, não é necessariamente melhor que um produto que detecta menos malwares e tem uma taxa muito baixa de falsos positivos.

Ou seja, pela lógica, um produto com baixo nível de detecção de malwares geralmente terá um baixo nível de detecção de falsas ameaças também, e baixa taxa de detecção de falsos positivos não evidencia que o produto seja bom.

 

PRÊMIOS:

A AV-COMPARATIVES também premia as marcas que alcançam as melhores taxas de detecção de ameaças.

av-tests5

 

Então, seja um produto Home, aqueles que compramos para proteção de seu computador de casa, ou um produto corporativo, espero ter repassado as informações necessárias para que na hora de escolher uma boa marca e produto, estejam protegidos contra as ameaças.

 

Abraços,

 

Cleuber

 

 

 

 

 

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...