Home / Dicas e Tutoriais / Como Instalar o Liferea no Ubuntu, Mint, Elementary OS e Outros

Como Instalar o Liferea no Ubuntu, Mint, Elementary OS e Outros

Olá pessoal,

Uma coisa que eu precisava mostrar há bastante tempos, era como instalar um leitor de Feeds RSS no Linux.

Primeiramente explicando o RSS… (“by Wikipedia”)

RSS é um subconjunto de “dialetos” XML que servem para agregar conteúdo ou “Web syndication”, podendo ser acessado mediante programas ou sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.

A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões:

  • Rich Site Summary (RSS 0.91)
  • RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
  • Really Simple Syndication (RSS 2.0)

A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem “feeds” RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los

Então em suma, é uma tecnologia que agrega conteúdo web, podendo ser acessado por um site agregador ou programa que junta notícias de seus canais para que você possa visualizar, e se desejar, ser direcionado ao artigo que lhe interessou. Pode ser usado para saber das novidades em sites de notícias, e blogs como este.

No meu caso como blogueiro, eu escolho a quantidade de feeds que disponibilizarei para exibição, como por exemplo, “os últimos 10 artigos”, ou 20, 30 ou quanto eu quiser, e se o leitor poderá ler o artigo todo, ou apenas uma prévia dele e então se desejar, se redirecionar ao site para ler o artigo completo. E é isso que você verá usando um rss reader, e tiver adicionado meu site lá.

Liferea

liferea-logo2Liferea é a abreviatura de Linux Feed Reader, um programa agregador para leitura de notícias online. Ele suporta os principais tipos de arquivo criados para esse fim: RSS/RDF e Atom. Também pode importar e exportar no formato OPML. Liferea é desenvolvido para ser rápido, fácil de usar e de simples instalação. É feito em GTK/Gnome.

Ele lhe permite cadastrar seus sites de notícias e receber uma lista de últimos posts destes sites para lê-los, com uma pré-visualização dos artigos,inclusive com imagens deles.

Após instalá-lo, ele já irá trazer-lhe alguns canais cadastrados, especialmente de Linux, mas você pode excluí-los se quiser, e claro, adicionar mais canais.

Instalação

Use seu gerenciados de Pacotes para procurar pelo Liferea, se estiver no Ubuntu, Mint, Elementary, e outros poderá usar a Central de Programas.

liferea1

Se você tiver o Gerenciador de Pacotes Synaptic, poderá usá-lo também.

liferea2

Se desejar instalar via linha de comando

sudo apt-get install liferea

Obs. Se estiver usando uma distribuição Linux como o openSUSE, Fedora, Centos e etc, faça o mesmo procurando em seu gerenciador de pacotes, seja o módulo de instalação de programas do Yast (no openSUSE), seja em outro, ou no terminal com o comando de instalação de programas de sua distro, tal como o zypper install liferea (openSUSE), ou o yum install liferea (CentOS, Fedora e etc).

Usando o Liferea e Adicionando um Canal

Agora que está instalado vamos abri-lo. Use seu menu para fazê-lo.

Liferea1

Ícone na Bandeja

No Ubuntu, por exemplo, você verá o ícone do Liferea integrado com seu ícone de alertas de e-mail, redes sociais, e chat.
Abaixo o exemplo de eu vendo isso no meu Elementary OS Freya. Bom demais!

Captura de tela de 2016-01-08 15:24:37b

Adicionando um Canal

Clique na aba Assinaturas e então em Novas Assinaturas, e então digite o link RSS de sua fonte.

No exemplo abaixo estou adicionando o link RSS do meu próprio site.

https://cleuber.com.br/index.php/feed

Liferea2

RSS_button_1021

Para encontrar o Link RSS de algun site procure pelo ícone RSS

 

No caso do meu site. basta clicar aqui que será redirecionado ao meu link de rss que citei acima (https://cleuber.com.br/index.php/feed)

rss

 

Se você quiser, por exemplo adicionar a BBC News do Brasil e Todos seus RSS, confira nesta página.
Você vai ver algo assim:

bbc newsb

 

Lá você verá diversas sub páginas do site, então, basta escolher uma, como por exemplo as notícias da “primeiras página”, e você será redirecionado para este link: http://www.bbc.com/portuguese/index.xml

Então, basta adicioná-lo ao seu Liferea do mesmo modo e pronto, olhe só.

bbc news2

bbc3

Outros Exemplos de sites que fornecem RSS – Entre nos links e escolha a categoria de posts a escolher, como fizemos no exemplo acima:

http://rss.uol.com.br
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/11/siga-o-g1-por-rss.html
http://exame.abril.com.br/rss/

Lendo Notícias – Pode Ser Usado Como Navegador Web

Uma vez adicionados seus sites, você poderá, quando ver uma notícia que lhe interesse abri-la em uma nova aba, e navegar no site, sem precisar abrir seu navegador. Se desejar também poderá abrir o link da notícia usando seu navegador web favorito que o Liferea de redireciona também.

liferea browsing

Configurações

Não vou descrever todos os recursos e configurações disponíveis, mas apenas mostrar algumas coisas.

Para configurar um site já inserido, clique com o botão direito do mouse sobre o canal de adicionou e vá até a opção Preferências, para escolher se deseja que ele sempre abra a navegação diretamente, entre outras diversas opções. Confira as opções abaixo.

Configurações Gerais

Em Ferramentas > Preferências, é possível configurar as configurações gerais.

liferea-preferences

Na aba Manchetes é possível configurar a integração com diversas redes sociais, como Facebook e Twitter.

liferea-preferences2

Conclusão

Taí uma forma prática para ser avisado de suas notícias e organizar o que mais gosta de ler categorizado por assunto e acompanhar o que há de mais novo nos sites que você mais gosta.
Este é um programa leve, rápido e entrega muito bem o que foi desenhado para fazer.

Uma observação sobre o este querido site:

Meu site é relativamente novo, começou em 2013, mas os posts são escolhidos e redigidos com o maior cuidado e carinho, e com a maior abrangência sobre o assunto que eu puder, e em caso de tutoriais que eu publico, muitos labs são feitos antes da publicação deles, e eu não tenho outros redatores contratados nem populo o site com posts que não agreguem valor, (apenas para gerarem visualizações). Na verdade, o intuito do site não é quantidade nem rentabilidade e sim qualidade, compartilhar informações sobre tecnologia, principalmente as que eu uso. Eu realmente não vivo do site, pois o mesmo não me rende quase nada, (eu trabalho como todo mortal, em período comercial, administrando parte de ambientes de infraestrutura de TI), e compartilho as coisas aqui, que foram úteis para mim e que eu mesmo, na maioria das vezes preciso consultar posteriormente, para realizar algum procedimento técnico. Então essas são as missões do site – compartilhar o que foi útil para mim, e registrar como um diário para minha própria consulta. (risos).

Então, se você gostou das dicas que leu aqui, me ajuda aí meu, basta inscrever-se em nossa fan page do Facebook, clicando no ícone do face e seguindo a gente ou no Twitter ou do Google+ ou no RSS para estar sempre por dentro!

facebooktwittersocialmediaicons18rss

Queridos, boa diversão e logo tem mais!

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...