15 Novidades do OS X Yosemite


1) Sugestões de palavras

O Yosemite conta com uma ferramenta de sugestão de palavras, que pode ser acessada quando estamos escrevendo um texto. A função está disponível em aplicativos nativos como o editor de texto. Para utilizá-la, basta pressionar a tecla ESC do teclado e visualize palavras que podem ser usadas.
2) Atender ligações e continuar trabalhando com o Handoff

Com o Handoff, os usuários de Mac ganharam a interação com o iPhone. Entre as possibilidades da nova ferramenta, existe a opção de atender ligações do iPhone, continuar a trabalhar em documentos iniciados em dispositivos iOS e utilizar um iPhone como hotspot com apenas um clique. Lembre-se de manter a função ativada no iOS 8 para que o Mac possa gerenciar as funções citadas.
3) Silenciar conversas no aplicativo Mensagens

Agora o aplicativo Mensagens conta com a opção “Não Perturbe”. O usuário pode acessar os detalhes de um chat para ativar a função e deixar de receber notificações apenas de contatos específicos.
4) Mover o dock de forma simples

Mover o dock para os cantos da tela virou uma tarefa muito mais simples. O usuário pode manter a tecla Shift pressionada e clicar e, ao mesmo tempo, no botão esquerdo do mouse sobre divisão entre os aplicativos e as páginas minimizadas. Depois, basta mover o dock para o outro lado.
5) Gravar a tela de um dispositivo iOS

O Yosemite permite captar a tela de dispositivos iOS que estavam conectados via cabo ao Mac. A tela é espelhada em qualquer software que tenha como função capturar o que se passa na tela do computador. O procedimento, que pode ser realizado através do QuickTime, é útil para gravar tutoriais.
6) Conversão de moedas no Spotlight

O Spotlight foi uma das ferramentas nativas do mac que mais evoluiu com o lançamento do Yosemite. Agora ele permite converter moedas de acordo com a cotação do dia. Basta abrir o buscador, inserir um valor e aguardar a conversão ser apresentada.
7) Inserir assinaturas em documentos com o trackpad do Macbook

Os usuários de MackBook podem utilizar o computador para digitalizar assinaturas em documentos e fotos com o trackpad.
Para isso, basta abrir o arquivo com a pré visualização, entrar nas ferramentas de edição e acessar a área de assinatura. Lá, você encontrará a opção do trackpad para compor a assinatura com seus dedos. Anteriormente, esse procedimento poderia ser realizado digitalizando uma assinatura com a câmera iSight.
8) Compartilhar a tela com o Mensagens

O aplicativo Mensagens do Yosemite pode ajudar a resolver problemas de forma remota, utilizando o compartilhamento de tela. Para utilizar a função, o seu contato precisa estar conectado com as suas contas no iMessage. A ferramenta é acessível através da opção “Detalhes”, exibida no canto superior.
9) Ativando o Dark Mode

O Yosemite conta com tema chamado Dark Mode, que deixa a barra principal mais escura. Além disso, caso você esteja com o modo de transparência desativado, o dock também ganha um fundo preto.
10) Renomear até nove arquivos simultaneamente

Com o lançamento do Yosemite, o Finder também ganhou novos recursos. Um deles é a possibilidade de renomear até nove arquivos simultaneamente. Basta selecionar os arquivos, clicar com o botão esquerdo do mouse sobre um deles e escolher a opção renomea.
11) Modo de visualização de abas abertas do Safari

Dentre as novidades do Safari, seis vezes mais rápido, destacamos a possibilidade de visualização em bloco de todas as abas abertas. Dessa maneira, a navegação e alternância entre os sites abertos fica mais simples e dinâmica. Para iniciar essa visualização, basta clicar sobre o ícone de páginas, localizado entre dois outros ícones no canto superior direito da tela do navegador, no alto da página.
12) Pesquisa inteligente do Spotlight

Agora o Spotlight é uma ferramenta de busca mais completa. Entre os resultados exibidos, estão páginas da internet e links do Wikipédia. Além disso, um atalho torna a ferramenta visível a qualquer momento. Basta utilizar a combinação Command+barra de espaço para abrir o Spotlight.
13) Fazendo chamadas telefônicas pelo Yosemite usando um iPhone conectado

Este novo recurso está integrado aos aplicativos nativos do sistema. Para utilizá-lo, é necessário ter um iPhone configurado com a mesma conta iCloud (Apple ID) e ligado na mesma rede Wi-Fi. Além disso, é importante se certificar de que a conta do iCloud no Mac está autorizada a utilizar seu número de telefone – o que pode ser conferido nas configurações. Dessa maneira, você poderá ligar e atender chamadas pelo seu computador, utilizando o mesmo sinal do seu iPhone.
14) Widgets na Central de Notificações

De forma muito simples, o sistema permite inserir novos widgets a Central de Notificações. O recurso, já conhecido pelos usuários do iOS 8, permite ampliar as possibilidades de informação da ferramenta com utilitários de previsão do tempo, calculadora, relógio, redes sociais, calendário e bolsa de valores.
15) Enviar áudio pelo aplicativo Mensagens

Em uma conversa no app Mensagens, você pode enviar um áudio com a voz para um contato. A funcionalidade utiliza o microfone do computador para gravar. O áudio fica disponível no chat e o usuário pode escolher o momento de enviá-lo.
Utilize essas dicas para aproveitar ao máximo os recurso implementados no Mac OS X Yosemite e otimizar o seu uso no novo sistema operacional da Apple.
É isso aí pessoal,
via: Techtudo

Cleuber Silva Hashimoto
AdministradorGestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança.
Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br