404 Not Found


nginx
Gnome 3.30 Virá Com Nova Tela de Login e Novos Temas – Cleuber.com.br
Dicas e TutoriaisLinuxNotícias e Curiosidades

Gnome 3.30 Virá Com Nova Tela de Login e Novos Temas

Olá pessoal,

Todo usuário do Gnome gosta muito das facilidades que o ambiente fornece e da aparência mais sóbria e simples. Mas o que muitos concordam que poderia melhorar seria uma atualização no tema de ícones, tema de janelas e tela de login e bloqueio entre outros. Pois bem, parece que a espera em breve chegará ao fim, pois a equipe do Gnome está trabalhando em uma grande mudança para a atualização 3.30. Hoje abordarei 4 delas:

1 – Novo tema GTK Adawita;
2 – Novo tema de ícones;
3 – Menus Integrados, e
4 – Nova tela de Login e Bloqueio.

1 – Novo Tema GTK Adwaita e o Locust

Recentemente, um conjunto de novos ícones foi adicionado ao repo de tema de ícones Adwaita no Gitlab, onde agora ocorre um bom bocado de desenvolvimento do GNOME.

Os novos ícones foram carregados pelo designer-chefe do GNOME, Jakub Steiner, para um ramo WIP do repo Adwaita chamado “Locust” (embora o ramo em si não seja novo).

O commit dele substitui as pastas marrom opacas do conjunto atual por um conjunto de ícones mais brilhantes, mais claros e mais azuis para os diretórios centrais padrão usados ​​na área de trabalho do GNOME, como ‘Marcadores’, ‘Imagens’ e ‘Musicas’.

Os novos ícones também parecem mais planos, menos texturizados (não há sombras embutidas) e parecem mais condizentes com a moderna experiência de área de trabalho do GNOME do que os do conjunto de ícones do Adwaita:

Um trabalho em andamento

Agora, para ser claro: não estou sugerindo ou afirmando que esses ícones reprojetados substituirão os ícones de pasta da Adwaita com os quais todos estamos familiarizados. Eles poderiam ser apenas o resultado de ideias criativas que exploram como os ícones de pastas do Adwaita podem se parecer. Uma proposta. Um trabalho em andamento. Qualquer e todos os itens acima.

Além disso, como o observador de olhos azuis do GNOME Alex “WOGUE” observa em sua página no Twitter, é possível que os ícones mais novos e mais azuis sejam destinados ao smartphone Purism Librem 5, que executa uma versão móvel da interface do usuário do GNOME Shell.

No vídeo abaixo (aviso: música) você pode ver como os ícones combinam com o tema atual do Adwaita em suas variantes claras e escuras. Aos meus olhos, os novos ícones estão “perdidos” contra o tema regular e funcionam melhor contra um fundo escuro.

2 – Novo Tema de Ícones

Seus aplicativos favoritos do GNOME logo terão ícones muito diferentes.

Os desenvolvedores do GNOME estão reprojetando os ícones padrão para todos os aplicativos principais do GNOME como parte de uma revisão mais ampla das diretrizes de design do GNOME.

A iniciativa espera tornar mais fácil (e com menos esforço) os desenvolvedores de aplicativos fornecerem ícones úteis e de alta qualidade para seus softwares na área de trabalho do GNOME.

Não que esse redesenho seja uma grande surpresa, já que os ícones de pastas Adwaita que destacamos há algumas semanas sugerem que uma nova abordagem estava sendo adotada no design.

Com o ambiente de desktop GNOME disponível no smartphone Purism Librem 5, o tempo dessa renovação não poderia ser melhor.

Mas se você não é um fã da estética plana, você vai querer desviar o olhar agora …

O grande redesenho do ícone do GNOME em andamento

Atualmente, os desenvolvedores que criam aplicativos para uso na área de trabalho do GNOME devem empacotar seus softwares com uma quantidade de recursos de ícone adicionais em tamanhos de ícones pequenos, complicados e de baixa resolução.

O GNOME está desaprovando o uso de minúsculos tamanhos de ícones em favor de ícones simbólicos, e exigirá apenas que os desenvolvedores enviem um ícone de aplicativo escalonável

Se você já deu uma olhada em um tema de ícones de terceiros, certamente encontrará várias pastas cheias de ícones em 24px, 32px. 48px e outros tamanhos.

O GNOME acha que esse fardo para os desenvolvedores é demais; Os desenvolvedores que distribuem aplicativos em outros sistemas operacionais ou ambientes de desktop não precisam fazer isso. É puramente uma coisa do GNOME.

Assim, o GNOME está depreciando o uso de minúsculos tamanhos de ícones em favor de ícones simbólicos, e só exigirá que os desenvolvedores enviem um ícone de aplicativo “único, escalável e de alta resolução”.

E como qualquer iniciativa bem intencionada, o esforço começa em casa.

Novos ícones do aplicativo GNOME

Esse esforço é “trabalho em progresso”. Nada do que você vê ou lê aqui deve ser considerado final.

Espere ver novos ícones de aplicativos para uma série de aplicativos conhecidos do GNOME, incluindo Calculadora, Olho do GNOME, alguns dos quais você pode ver abaixo.

Os novos designs são menos intrincados, evitando gradientes e brilho em favor de maior contraste e cores mais marcantes.

O GNOME Documents, o Evince e o player de vídeo Totem estão entre os aplicativos que já mesclaram seus novos ícones planos em suas ramificações de desenvolvimento.

E os glifos reformulados para outros aplicativos têm solicitações de mesclagem pendentes.

Por que o GNOME está redesenhando ícones de aplicativos?

Não confunda isso como redesenho para o redesign; Há um método para a loucura repentina.

As tendências de design mudam, e não há razão para o GNOME não mudar com elas

Como mencionado acima, o GNOME quer tornar mais fácil para desenvolvedores de aplicativos de terceiros atingir a plataforma GNOME. E para isso eles precisam lidar com a maneira como os aplicativos fornecem ícones.

Para ajudar a suportar o esforço, os desenvolvedores do GNOME planejam abordar aplicativos populares de código aberto, como Inkscape, GIMP e Blender, para suportar os novos planos de ícones. A esperança é que os ícones comecem a usar o nome do pacote, por exemplo, org.gnome.Blender.svg.

O GNOME também quer “reconsiderar as escolhas estéticas” que fez até agora, de acordo com o designer do GNOME, Jakub Steiner . Não é que seus ícones atuais não sejam utilizáveis ​​- eles são, e em muitos casos são esforços maravilhosos – mas o intrincado visual modelado em 3D está fora de moda.

Veja abaixo os ícones atuais (current) e os novos propostos (proposed):

Uma reescrita das diretrizes de interface humana do GNOME (HIG) está em andamento. Isso ajudará os desenvolvedores a aprender as práticas recomendadas para criar ícones, usar espaço em branco, cores, perspectiva e assim por diante.

Simplificar a maneira como os ícones são fornecidos, usados ​​e dimensionados, tanto para aplicativos de primeira como de terceiros, tem um benefício adicional: torna mais fácil para a área de trabalho GNOME permanecer contemporânea no futuro.

Os gostos mudam, e não há razão para o GNOME não mudar com eles.

3 – Menus Integrados

Os menus de aplicativos no ambiente de área de trabalho do GNOME Shell podem estar prestes a ser movidos.

Os desenvolvedores do GNOME propuseram mover as entradas do menu de aplicativos de volta para dentro das janelas de aplicativos, para o “menu de hambúrgueres” que a maioria dos aplicativos de desktop modernos usam.

“Isso seria relativamente fácil de implementar, e até mesmo se adaptaria muito bem a alguns aplicativos de terceiros como o Firefox e o Chromium, que já usam um padrão semelhante”, o GNOME está certo em sua proposta.

Mas está mudando a usabilidade do desktop principal uma boa idéia?

Menus do aplicativo GNOME

O menu do aplicativo GNOME está atualmente ao lado do botão Atividades na barra superior. Eles exibem o nome do aplicativo focado / ativo e (dependendo do tema do GNOME Shell em uso) o ícone do aplicativo correspondente.

O próprio menu de aplicativos fornece acesso rápido a ações “globais” como “Sair”, “Ajuda”, “Preferências” e “Sobre”, ou seja, ações que afetam todas as janelas / instâncias do aplicativo em vez de uma janela específica.

Por exemplo, no Nautilus, o menu do aplicativo tem opções para mostrar / ocultar a barra lateral. Alterar essa configuração afetará todas as janelas do gerenciador de arquivos que estiverem abertas ao mesmo tempo.

Na proposta de “migração”, os aplicativos de várias páginas e de painel dividido mostrariam as opções de “menu de aplicativos” em um menu de hambúrguer na página de nível superior, com páginas secundárias ou secundárias oferecendo um “menu pontilhado” com páginas regulares. opções, configurações e ações:

 

Para aplicativos como Nautilus e Web, que não são multi-paged, o menu hamburger mostrará ações globais e específicas da janela, separadas por uma linha divisória horizontal:

A implementação atual do menu de aplicativos tem “grandes problemas”

Os desenvolvedores do GNOME citam alguns “grandes problemas” com a implementação atual do menu de aplicativos. Entre eles:

  • O menu está desconectado da janela do aplicativo
  • Padrão não faz sentido com vários monitores
  • Só é acessível para o aplicativo que tem foco
  • Alguns novos usuários não percebem isso e assumem que não há preferências

O último ponto importante.

Mesmo eu, alguém que usa o GNOME diariamente, muitas vezes esquece que há um menu no topo da minha tela! Não ajuda que a maioria dos aplicativos de terceiros não use o menu do aplicativo, e os poucos que o usam apenas oferecem um item “Sair” e “Sobre”.

Então, acho que essa proposta de migração tem mérito.

O menu de aplicativos é bastante discutível todas as coisas consideradas; ele não é usado nem usado e adiciona complexidade desnecessária ao fluxo de trabalho do GNOME. Eu aposto que alguns usuários não estão cientes de que o menu do aplicativo é mesmo um menu!

O próprio GNOME afirma que nenhum outro ambiente de desktop, sistema operacional ou plataforma usa um padrão similar.

4 – Nova Tela de Login

Os desenvolvedores do GNOME estão trabalhando em um login aprimorado do GNOME Shell e na tela de bloqueio – e está ótimo!

O compartilhamento de imagens dos novos projetos de bloqueio, desbloqueio e login em seu blog é o Allan Day do GNOME , que diz que os redesenhos são os frutos de um hackfest de design de uma semana que o GNOME realizou em Londres no ano passado.

Para ajudar o restante deste post a fazer um pouco mais de sentido, aqui está uma recapitulação do que é a “tela de bloqueio” existente no GNOME 3.28 no Ubuntu 18.04:

E abaixo a “tela de desbloqueio”, que aparece quando você passa o mouse ou pressiona uma tecla:

O Que Precisava Melhorar

Uma das coisas bacanas da tela de bloqueio do GNOME é poder controlar a reprodução de músicas e vislumbrar minhas notificações sem ter que desbloquear o computador.

Mas o lado ruim é que as notificações e os controles do player desaparecem quando você a debloqueia, além do fato de que nenhuma tela faz uso do meu (sempre muito bonito) papel de parede como fazem o LightDM e Unity Greeter.

Felizmente estas questões, e algumas outras, estão sendo tratadas por esta reformulação.

Telas de bloqueio, desbloqueio e login redesenhadas do GNOME Shell

4 Motivos Para a Mudança

Você pode estar se perguntando por que o GNOME está redesenhando suas várias telas de usuário. Bem, Allan Day do GNOME diz que é para abordar quatro pontos-chave:

  1. Primeiro, o GNOME quer … [tornar] a tela de bloqueio sem atrito, para que as pessoas possam chegar facilmente à sua sessão”.
  2. Em segundo lugar, eles querem adicionar um pequeno toque de “alegria e prazer” para a experiência de login. Um pouco de movimento através de animações de transição conseguirão trazer isso.
  3. Em terceiro lugar, eles sentem que a navegação geral entre as telas precisa ser melhorada. Com o novo design, eles querem introduzir um ‘modelo espacial claro’ que permita aos usuários saberem onde estão no fluxo e o que eles vão querer / devem fazer a seguir.
  4. Quarto e, finalmente, os redesenhos irão melhorar a experiência de máquinas de usuário único e máquinas multiusuário por meio de design responsivo e padrões mais inteligentes.

Nova tela de seleção de usuários

Em máquinas de usuário único, o GNOME planeja inicializar diretamente no prompt de senha (que você verá em um segundo), o que significa que você não precisará clicar primeiro no seu pod de conta.

Tela de bloqueio

O novo da tela de bloqueio “shield” (escudo) se parece muito com a versão atual, embora com uma imagem de fundo borrada com notificações simplificadas, controles do player e outras informações na tela:

Tela de login / desbloqueio do usuário

Quando você “mouse para cima” (ou aperte uma tecla) a tela de bloqueio “escudo” transições para revelar a tela de entrada de senha:

Ao contrário das notificações de aplicativos atuais, os controles do player não desaparecem quando você chega a esta página, mas permanece na tela, em exibição, totalmente acessível.

A tela do campo de senha também usa o mesmo fundo que o escudo da tela de bloqueio, que é algo que eu gostaria de fazer!

Parece que os planos de fundo das novas telas de bloqueio, desbloqueio e login do usuário propostos usam o papel de parede da área de trabalho com um forte desfoque aplicado. Eu acho que isso adiciona um toque de personalidade – ou seja, “yay, essa é a minha área de trabalho!” – mas também ajuda cada página na pilha a se sentir mais conectada

O vídeo (bastante estiloso) abaixo mostra o design de movimento das telas de bloqueio / desbloqueio em ação:

 

As novas telas de bloqueio do GNOME ainda são um trabalho em andamento

Tudo em todos esses modelos parece promissor, não é?

Mas é importante lembrar que eles são apenas isso: maquetes, não código real. Allan Day enfatiza que os designs que ele apresenta não são finais, e que ele espera que eles “continuem a evoluir” com base no feedback e no teste do usuário.

Esperamos que essas mudanças cheguem ao lançamento do GNOME 3.30.

Entre o novíssimo login e o design da tela de bloqueio, novos ícones de pastas e esses ícones aprimorados de aplicativos, o futuro do GNOME está começando a ficar ótimo!

Abraços,

Cleuber

fontes: Gnome e OMGUbuntu

Cleuber Silva Hashimoto

Administrador

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança.
Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

 cleuber.hashimoto@gmail.com  https://cleuber.com.br

Cleuber Silva Hashimoto

Gestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança. Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo