Transforme seu Windows 8 em Windows 10

Claro que a principal mudança seria a volta do tão desejado Menu Iniciar.
No Windows 8.1 o botão do Menu Iniciar voltou porém sem aquele menu como conhecemos, e sim, quando se clica no botão dele, apenas transfere o usuário à interface Modern UI, (antes conhecida como Metro), essa mesmo, cheia de Tiles, aqueles ícones quadradinhos que a compõe.
Pois bem, o que a maioria das pessoas querem na verdade, é o menu tradicional com a aparência como conhecemos.
Outra mudança proposta por Jay Machalani, e que concordo que seria ótima se a Microsoft a fizesse, é abrir os apps como se fossem programas de Desktop, em modo janela, podendo alterá-lo em maximizado, janela, ou tela cheia novamente.
Bom hoje, mostrarei que tudo isso é possível, e sem precisar que você seja um programador que passe por milhares de horas trabalhando nisso. E vamos fazer isso, claro, com a ajuda de softwares de terceiros, principalmente da empresa Stardock. Alguns destes produtos são pagos, mas você poderá instalá-los e testá-los por 30 dias antes de comprá-los, e outros gratuitos. Se desejar comprar a suíte toda da Stardock que se chama Object Desktop, você pagará em torno de 50 dólares e é possível comprar online no site deles. Ela te dá os softwares que usaremos aqui e alguns outros mais, como o WindowBlinds que te permite usar temas diferentes para o seu Windows.
1 – Menu Iniciar – “O Retorno”
O primeiro produto que iremos instalar é o Menu Iniciar da Stardock que se chama Start8.
(Ele é pago, mas possível usar por 30 dias antes de comprar).
Ele te trás de volta o saudoso menu como tínhamos no Windows 7, mas com a possibilidade de ir para a interface Modern UI com um clique. Voltei a usá-lo há alguns dias atrás e digo, que bom que tenho o menu novamente!
Mesmo sabendo que posso abrir um aplicativo indo para a interface Modern UI, usar o menu é bem mais prazeroso para mim.
Também existem outros softwares que trazem o menu de volta como o Pokki que é muito bom.
Pokki:
2 – Apps “Janelados”
O segundo software é o ModernMix, da Stardock também. Este faz com que seus apps abram em modo janela no Desktop, e maximizado, ou desmaximizado, permitindo que você o minimize na barra de tarefas ou volte ele ao modo tela cheia. É muito legal ter estas opções no uso de qualquer software.
Feitas estas coisas, já temos as duas coisas que mais irritam os usuários do Windows 8 e 8.1 corrigidas, mas porque não irmos além? Que tal usarmos alguns Widgets, como tínhamos disponíveis anteriormente no Windows 7. E que tal adicionarmos uma dock, que são aquela barra de ícones como encontramos no Mac ou Linux? E um launcher como o temos no Unity do Ubuntu ou no Launcher do iOS? Vamos fazer isso agora?
1 – Widgets
Bom, para os Widgets recomendo o XWidget. Mas o Rainmeter é fantástico também.
Baixe aqui a versão do Xwidget e o instale. Mas cuidado, pois o instalador vem com outros programas opcionais, então desmarque-os ao instalá-los, você verá também as opção “Skip” e “Decline”, para recusá-los. Depois de instalados, basta instalar os temas que desejar e é possível adicionar temas pela interface do programa. E depois, escolher os Widgets desejados.
XWidget:
Eis um exemplo de desktop com widgets do Rainmeter. É possível instalar poucos itens e manter uma Área de trabalho mais Clean, ou encher de widgets e ficar com um visual como este abaixo por exemplo.
2 – Dock
Para sua barra de ícones dock, eu recomendo que se use a Objectdock da Stardock. Ela é gratuita, mas existe uma versão com mais recursos que é paga chamada Objectdock Plus. Mas opcionalmente você poderá usar a Rocket Dock ou a RKLauncher que são excelentes e gratuitas também.
Depois de instalada, basta arrastar os ícones para ela, posicioná-los onde quiser.
Você também poderá colocar a dock na posição desejada, ou seja, inferior, superior ou nas laterais da tela, esquerda e direita. Se você optar por usá-la na parte de baixo da tela e sua barra de tarefas estiver lá também, você pode mudar a posição da barra de tarefas do Windows para outra posição da tela. Basta desbloquear a barra de tarefas do Windows e depois arrastá-la para a posição desejada. Eu uso a minha, as vezes na lateral esquerda e as vezes no topo da tela. e o dock sempre em baixo.
3 – Lance com o XLaunchpad
4 – Efeitos Extra
Se desejar também efeitos na Área de Trabalho, similares ao que o Compiz faz no Linux, com janelas gelatinosas, e efeitos ao minimizar, abrir e fechar janelas, eu recomendo o WindowFX da Stardock. Eu comprei e não me arrependo, muito bom mesmo. Se ainda mais, quiser usar mais 6 Áreas de Trabalho e quiser alternar entre elas com uma animação em cubo entre outras funcionalidades como hot-corners e etc, recomendo o CubeDesktop. Claro que se sua máquina for muito antiga, ou tiver baixa potência de renderização de vídeo, é melhor não instalar estes efeitos do WindowsFX e o cubo.
WindowFX:
CubeDesktop:
O Resultado final é este abaixo na imagem e no vídeo.
Obs. No vídeo não apresentei como seria com o CubeDesktop ativado, mas o resultado é como no vídeo de cima que demostra o produto.
Usei no vídeo os softwares:
Da Stardock: Start8, Objectdock, WindowsFX
Da XWidget: XWidget, XLauchpad
Tema de ícones do Windows: MeeGo
Abraços,
Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto
AdministradorGestor de Infraestrutura | Suporte | Cibersegurança.
Graduado em Gestão de TI e Pós-graduado em Segurança da Informação e Computação Forense. Fundador da Agência WebGenese e criador do cleuber.com.br