Home / Destaques / Os 5 Melhores Jogos FPS de Arena Para Linux

Os 5 Melhores Jogos FPS de Arena Para Linux

E aí pessoal, há quanto tempo…haha!

Recentemente eu estou muito ocupado com projetos de trabalho e não postei muitas novidades aqui. Mas devido a tanta correria, quis tirar um tempinho para mim, e jogar um pouco de meus jogos no Linux. Especialmente os de tiro em primeira pessoa, os famosos FPS (first person shoot), mas os de arena ao estilo Quake, no qual você pode derrotar alienígenas como membro de uma equipe ou jogar online uma equipe contra outra.

Geralmente os jogadores desse tipo de game, já estão familiarizados em jogar com o teclado e mouse pois é a melhor forma de joga-los.

Daí comecei a abrir um a um. Abri o Redeclipse (que é baseado no Cube2), depois o Nexuiz, depois o Xonotic, Unreal Tournament 4, e por fim o Warsow. Rapaziada, é um melhor que o outro!

Antes de vermos um pouco de cada um, é preciso enfatizar que cada game possui diversos mapas, e você terá apenas uma noção real do que cada um pode oferecer jogando bastante cada um deles e experimentando cada mapa e modo de jogo.

Sobre os Games – Um Pouco de Cada Um

Fiz uma seleção de melhores vídeos do Youtube para sentirmos um pouquinho de cada um.

Nexuiz

Este se divide em 2 games com o nome Nexuiz. O que é open source e gratuito e disponível nativamente na grande maioria das distribuições Linux. Ele foi rebatizado de “Classic Nexuiz. Este não mudou muito desde 2011, mas ele garante muita diversão!!! Eu mesmo joguei bastante hoje. O gameplay vc confere abaixo.

E o outro é a versão paga, e o mesmo se adquire por meio da loja da Steam, e que roda apenas em Windows. Clique na imagem abaixo para ver o site oficial, e repare o link no menu que eu marquei que faz referência ao Classic Nexuiz.

A empresa desenvolvedora é a IllFonic que alega que está “levando o game Nexuiz  para a próxima geração de games pelo mundo enquanto continua o refinamento deste game através de anos de desenvolvimento”. A IllFonic apresenta a nova influencia do estilo de arte Vitoriana que é simultaneamente futurística e sofisticada. Este Nexuiz é desenvolvido sobre a CryENGINE 3. A mesma aclamada engine de Crysis!

Por isso acredito que esta versão (juntamente com o Unreal Tournament 4) são os que possuem os gráficos mais avançados dos que eu citarei neste artigo.

Esta versão pode ser adquirida por R$ 19,99 (neste momento) neste link da loja Steam.

Dá uma sacada nos gráficos e jogabilidade (pena que esta versão ainda não está presente para Linux).

Obs. Em breve quero rodar este novo Nexuiz no Linux através do Wine com Playonlinux ou Crossover, e coloco o post aqui.

Warsow

Warsow é um jogo de tiro em primeira pessoa e sua primeira publicação foi em 8 de junho de 2005 como uma versão alfa. O jogo está em desenvolvimento ativo. A versão estável do jogo foi lançada em 28 de julho de 2012, após 7 anos de desenvolvimento.

O “Codebase”(coleção de códigos-fonte) de Warsow é software livre e de código aberto, distribuído sob os termos da GPL; o jogo foi desenvolvido em cima do Qfusion, uma modificação avançada do motor de Quake II. A arte e outras mídias são licenciadas sob a Licença de Conteúdo de Warsow (software proprietário), o que permitiu que os contribuidores dessa mídia usassem o conteúdo em um “portfólio pessoal”, mas não em qualquer outro jogo e, recentemente, foi lançado sobre a licença internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0.

O Warsow tem um estilo de arte muito diferenciado, com contornos mais largos, cores intensas e que torna os gráficos parecidos com desenho animado em 3D. É muito bacana mesmo.

Dá uma sacada nos gráficos e jogabilidade.

Red Eclipse

Red Eclipse é um novo e divertido game FPS, construído como uma conversão total do Cube Engine 2, que se presta a uma jogabilidade equilibrada, com um tema geral de agilidade em uma variedade de ambientes.

Dá uma sacada nos gráficos e jogabilidade

Vamos adicionar o repositório do Playdeb, e instalar via linha de comando, é muito simples.

Abra seu terminal e cole os seguintes comandos:

1 – Adicione o repositório

sudo sh -c “echo \”deb http://archive.getdeb.net/ubuntu zesty-getdeb games\” >> /etc/apt/sources.list”
Warsow Download Xonotic Download

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...