Home / Dicas e Tutoriais / Gerenciando seu Linux FTP Server através do Webmin

Gerenciando seu Linux FTP Server através do Webmin

Olá pessoal,

Recentemente publiquei como gerenciar alguns serviços de seu servidor Linux através do Webmin. E também publiquei como instalar um servidor de FTP utilizando o software ProFTPD.

Agora vamos unir o útil ao agradável mais uma vez, gerenciando este serviço de FTP através da console do Webmin.


1 –
Abra a console do Webmin e navegue até a seção “Un-used Modules” e depois encontre o Item “ProFTPD Server”

ftp12

2 – Poderá ver algumas configurações padrão.

ftp13

3 – Voltando a página inicial do menu do FTP, você poderá escolher o item “Edit Config Files”, e então editar o arquivo de configuração do FTP através da janela do Webmin. Muito legal não é?!! 🙂

Claro que a maioria das outras opções alteram este arquivo também, sem que você tenha que editar o texto manualmente por aqui, mas por aqui já facilita bastante ao invés de você ter que acessar remotamente o seu servidor para fazer isso.

ftp23

4 – Ao Salvar, o Item estará no menu “Servers” da barra lateral, para ser acessado de forma mais fácil.

ftp14

Criando um monitoramento do Status para o ProFTPD Server

1 – No item do Menu da barra lateral “Others” e depois “System and Server Status”, repare que o monitoramento do serviço do FTP ainda não está na lista.

ftp16

2 – Então vamos adicioná-lo escolhendo o tipo de serviço a ser monitorado.
Clique na segunda caixa de lista e procure pelo item “ProFTPD Server” e o escolha, depois clique em “Add monitor of type:”

ftp16
3 – Você poderá mudar o nome dele se quiser.
Depois Basta clicar no botão “Create”, na parte inferior da página.

ftp17

E pronto! Seu novo monitoramento de serviço está criado!

ftp18

Bom é isso aí pessoal,

Abraços

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

5 comments

  1. Show, está de parabéns!

  2. Amigo, poderia me ajudar? Eu quero acessar o servidor ftp por um computador qualquer, sem estar na minha rede, ja rodei a internet e não encontrei uma configuração tanto pro proftpd quanto pro vsftpd que me ajude nesse problema, fui nas configurações do roteador de redirecionamento de porta e nada também :/

    • Opa, beleza.
      Então Rodolfo, aí o negócio é mais complicado, pois você precisaria publicar seu ip fixo de sua rede interna na internet e a maioria dos provedores de internet residencial não abrem as portas que serviços externos utilizam por padrão. O processo de publicar o ip na internet envolve serviços de DNS como o o DynDNS, DNS-o-matic, e openDNS, e uma configuração específica no seu roteador se o sistema dele tiver suporte a isso. E mesmo assim, depois de tudo feito, é necessário usar portas diferentes do serviço instalado em seu servidor, pois usando um provedor residencial não vai rolar.
      Agora se você contratar um espaço em um provedor corporativo e nele escolher uma máquina virtual com Ubuntu-Server, openSUSE e etc, poderá instalar um servidor de FTP conforme meu tutorial e o mesmo estará disponível na internet para acesso externo. Esse é o caminho mais fácil, mas é pago assim como contratar um link de internet corporativo e dedicado para sua casa. De qualquer forma, isso tem custo.

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...