Home / Dicas e Tutoriais / Como Instalar o OBS Studio No Linux Ubuntu e Derivados

Como Instalar o OBS Studio No Linux Ubuntu e Derivados

Boa tarde galera,

Estou fazendo esse post pela segunda vez, pois na primeira meu provedor fez uma atualização no Datacenter e o artigo sumiu.

Bom, trata-se da instalação do OBS Studio que é um software multiplataforma (Windows, Mac e Linux) de screencast com alguns diferenciais, pois ele também é editor, tem suporte a diversos efeitos de vídeo e áudio, como por exemplo usar o chroma-key para sumir as imagens atrás de você, caso você esteja gravando a imagem de sua webcam.

Além do mais o nome dele é Open Broadcast Studio, ou seja, o nome broadcast sugere que ele faz transmissões ao vivo, e é isso mesmo, você pode configurar para ele realizar gravações e exibição online ao vivo no Youtube, Facebook, Twitch e diversos outros canais.

Anteriormente eu já havia mostrado algumas opções bacanas para fazer screencast no Linux, com programas nativos e fáceis de instalar como o Kazam, Record-my-desktop e o Vokoscreen. Veja no artigo abaixo:

Mas hoje mostrarei como instalar o OBS no Linux, de forma fácil também.

Instalação

A Distribuição Linux suportada oficialmente é o Ubuntu 14.04 e superiores.

Para o Ubuntu 14.04 LTS, FFmpeg não está oficialmente incuído, então você precisa instalá-lo através dos seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:kirillshkrogalev/ffmpeg-next
 sudo apt-get update && sudo apt-get install ffmpeg

Para o Ubuntu 15.04 e seguintes versões, FFmpeg já está oficialmente incluído nos repositórios padrão, então para instalá-lo, basta usar o comando:

sudo apt-get install ffmpeg

Depois de instalar o FFmpeg, instale o OBS Studio usando os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:obsproject/obs-studio
 sudo apt-get update && sudo apt-get install obs-studio

Agora basta usá-lo.

Usando o OBS Studio

Quando você abrir ele a primeira vez, ele irá mostrar um assistente de configuração. Se você possuir um canal do Youtube e deseja realizar transmissões ao vivo, basta pegar o código de live do seu canal e colocar no assistente de configuração, se não, basta escolher a opção que diz que você não irá realizar/configurar transmissões ao vivo no momento. Siga as instruções e finalize.

Após finalizado, sugiro apenas mudar a resolução de saída para a mesma de sua tela, ou seja, se sua telá pe full-hd, 1920 x 1080, mude a saída para o mesmo tamanho, pois ele por padrão configura uma saída menor.

Para isso vá em Arquivo >> Configurações >> Vídeo e coloque a resolução.

Sua interface é bem intuitiva e permite adicionar canais de entrada de vídeo (gravar a tela, gravar sua webcam sobreposta à tela), e canais de áudio.

Para saber mais como usar, existem diversas dicas no Youtube, mas creio que não haverá grandes dificuldades. Minha única dificuldade foi que eu não sabia porque a imagem da câmera não aparecia na tela, mas daí eu descobri que era só arrastar o canal da câmera acima do canal da tela que ela se sobrepunha e funcionou muito bem. Olha só na imagem abaixo.

Claro que existem muito mais configurações de efeitos possíveis a serem feitas, mas aí a gente aprende aos poucos com o Youtube.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...