Home / Dicas e Tutoriais / Como Checar o Clima no Terminal

Como Checar o Clima no Terminal

Wttr.in é um frontent web para Wego , um aplicativo de tempo para o terminal. Usando nada, mas cURL e wttr.in, você pode obter informações sobre o tempo a partir de um terminal, sem ter que instalar qualquer coisa (bem, exceto para cURL).

wttr2

Por padrão, o serviço tenta determinar sua localização automaticamente, mas se isso falhar, ele permite que você especifique o local de várias maneiras, por nome de cidade, de 3 letras do código do aeroporto, CEP e ainda permite recuperar a tempo para a localização de um nome de domínio ou endereço IP.

Outras características incluem uma previsão de 3 dias de tempo, fase da lua e apoio tanto para métrico (SI; usado por padrão em todos os lugares, exceto os EUA) e USCS (usado por padrão em os EUA).

Sob o capô, wttr.in usa WorldWeatherOnline para a informação meteorológica, embora isso possa mudar no futuro, porque Wego, a ferramenta que wttr.in usa como backend, recentemente transferido para forecast.io por padrão.
Embora não seja necessário para instalar wttr.in para usá-lo, você pode instalá-lo em seu servidor se você quiser – veja as instruções de instalação AQUI.
wttr.in: serviço on-line | fonte (GitHub)

Usando wttr.in

O único requisito para usar wttr.in é “curl”. Usuários Ubuntu / Debian / Linux Mint (e derivados) pode instalá-lo usando o seguinte comando:
sudo apt-get install curl

Em seguida, basta executar o comando a seguir para obter o tempo para a sua localização atual:

curl wttr.in

Se wttr.in não consegue detectar a sua localização actual, ou se você deseja obter informações sobre o tempo para um local diferente, você pode especificar de 3 letras códigos de aeroporto, nomes da cidade, nomes de domínio ou endereços IP. Aqui estão alguns exemplos:

Obter o tempo em New York (por nomes de cidade contendo espaços, você pode inserir o nome entre aspas ou utilize um sublinhado – por exemplo, “Nova Iorque” e trabalhar New_York):
curl wttr.in/"new york"

Ou de Paris:

curl wttr.in/paris

Obter o tempo para Londres usando um código do aeroporto de 3 letras (Como o código do aeroporto de Heathrow abaixo):

curl wttr.in/lhr

Obter informações sobre o tempo usando um CEP (note que wttr.in chama isso de “código de área”, mas os códigos de área são realmente uma coisa diferente):

curl wttr.in/60602

Para ver todas as opções disponíveis, use “wttr.in/:help onda”. Veja como ele se parece com:

$ curl wttr.in/:help
Usage:

$ curl wttr.in          # current location
$ curl wttr.in/muc      # weather in the Munic airport

Supported location types:

/paris                  # city name
/muc                    # airport code (3 letters)
/@stackoverflow.com     # domain name
/94107                  # area codes

Special locations:

/moon                   # Moon phase (add ,+US or ,+France for these
                          cities)

Units:

?m                      # metric (SI) (used by default everywhere 
                          except US)
?u                      # USCS (used by default in US)

Special URLs:

/:help                  # show this page

 

Dica: adicione um alias de wattr.io para a sua localização actual

Pelo que tenho lido, parece que wttr.io não consegue obter a localização muito frequentemente de modo a torná-lo fácil de usar, você pode adicionar um apelido para o seu ~ / .bashrc arquivo para que você pode simplesmente digitar “WTTR” para obter o tempo para a sua localização.

Para adicionar um alias wttr.io para a sua localização actual, aberta ~ / .bashrc com um editor de texto – Vou usar Gedit abaixo:

gedit ~/.bashrc

e no final do arquivo, cole:

alias wttr='curl wttr.in/CITY_NAME'

Substitua “CITY_NAME” com o nome da cidade (ou outra forma apoiados por wttr.in para obter a sua localização – CEP, código airpode, etc. – veja acima), em seguida, salve o arquivo e execute o seguinte comando em um terminal a fonte do arquivo ~ / .bashrc (use a sua nova configuração):

. ~/.bashrc

(Há um ponto, em seguida, um espaço antes~/.bashrc)

Depois que estiver pronto, você pode simplesmente digitar “wttr” em um terminal para verificar as condições meteorológicas.

Abraços,

Cleuber

via webupd8

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...