Home / Dicas e Tutoriais / Torne-se Um Mestre do Download Através dos Torrents

Torne-se Um Mestre do Download Através dos Torrents

Você quer baixar arquivos diversos da web, tais como, filmes, músicas, softwares, e muito mais, mas não sabe por onde começar? Fiz este tutorial para que você inicie bem nesse mundo e uma lista de 10 endereços para quem quer pesquisar e baixar torrents da rede. Bora lá?!

Dividi este artigo em 7 Tópicos:

1 – Como Funciona o Torrent?
2 – Conhecendo os Sites de Torrent e Aprendendo a Baixar
3 – Baixando o torrent ou o link magnetic
4 – Programas de Torrent
5 – Sem Legendas, O Que Fazer?
6 – Alternativas Para Filmes
7 – Melhores Sites de Torrent 2016

1 – Como Funciona o Torrent?

Torrentcomp_small

BitTorrent reduz largamente a carga no servidor porque os utilizadores descarregam arquivos uns dos outros, não do servidor. As barras coloridas indicam que os pedaços são partilhados em ordem aleatória, em vez da ordem sequencial.

Torrent é a maneira de chamar abreviadamente o BitTorrent que é um protocolo de rede que permite ao utilizador realizar downloads de arquivos, em geral indexados em websites. Esse protocolo introduziu o conceito de partilhar o que já foi descarregado, maximizando o desempenho e possibilitando altas taxas de transferência, mesmo com um enorme número de usuários realizando downloads de um mesmo arquivo simultaneamente.

Um arquivo de torrent é um arquivo muito pequeno, do tamanho de kbits, que é baixado em 1 segundo, e ele é apenas um arquivo de configuração, que dá a seu programa de torrent uma maneira de buscar diversos caminhos na internet que estejam compartilhando o arquivo que você deseja baixar, como um filme, por exemplo. Esses caminhos, as máquinas de pessoas, ou servidores que estão compartilhando o mesmo arquivo via torrent, ou seja, enquanto uma pessoa baixa, ela também compartilha pedacinhos do arquivo que ela está baixando. Isso é mostrado e categorizado na forma de Seeds (“semeadores”, ou seja, pontos que compartilham) e Leechers (“sugadores”, ou seja, pessoas baixando).

Então seu programa de torrent irá baixar um pedacinho de cada pessoa conectada, ao final, você vai ter o arquivo completo, vindo de diversas fontes diferente e terá compartilhado com diversas pessoas também.

2 – Conhecendo os Sites de Torrent e Aprendendo a Baixar

Nos sites de torrent é possível baixar filmes, jogos, programas, sistemas operacionais e muito mais. Em muitos destes sites você poderá categorizar o que deseja baixar, conforme vemos nesta imagem abaixo do piratebay.

Vou usar o piratebay nos exemplos deste artigo.

piratebay-categories

Categorizando e Filtrando

Alguns sites, como o piratebay também permite filtrar os resultados de sua pesquisa por Seeds e Leechers. Depois de escolher a categoria que deseja, basta clicar no SE ou no LE, para mostrar os links com maior resultados. E isso é bom para que você baixe um torrent que possui mais pessoas compartilhando e que resultará em um download mais rápido.

Exemplo: Vou entrar em piratebay.se, então clicar em “buscar torrents”, e depois escolher a categoria “Games/PC” e depois filtrar por Seeds. Pronto, tenho a lista dos games para PC mais baixados e compartilhados do momento.

seeds-leechers

Obs. O mesmo processo pode ser usado para baixar filmes em HD, 3D e etc.

3 – Baixando o torrent ou o link magnetic

Agora basta baixar o que deseja. Vamos supor que eu queira baixar o GTA V para PC (apenas suposição, pois o correto seria comprar o game). Bom, nesse caso, ao clicar sobre o link do GTA V, que é o primeiro resultado, conforme imagem acima, serei direcionado a página da imagem abaixo.

Agora basta você checar as propriedades do arquivo. As vezes tem imagens nesta página para você analisar a qualidade de um filme por exemplo, poderá ver o tamanho do arquivo também.

Então clique em “Get This Torrent“. (Mas não antes de instalar um programa de torrent – ver tópico abaixo).

torrent-2

E pronto, seu programa de torrent será aberto e começará se conectar com todos, e baixar.

4 – Programas de Torrent

torrentsMas antes de começar, você precisará ter instalado em sua máquina um programa de torrent.

Se estiver usando Windows, sugiro o uTorrent (que possui versões para Linux, Mac e Android também), ou o Bitcomet, ou o  BitTorrent. E se estiver usando Linux, pode usar o Transmission ou testar um destes vários programas que mostrei neste ARTIGO.

Conhecendo Programas de Torrent

Existem diversas opções, mas para Windows e Mac, as mais populares são o Bitcomet e o uTorrent. No Linux temos o Transmission, Vuze, Deluge, Ktorrent e muitas outras opções.

download

Transmission é um popular aplicativo de Torrent para Linux

Os principais campos que você deve identificar são:

Abaixo o programa uTorrent rodando no Windows.

utorrent2

Quando um download terminar o status mudará para “Semeando”

baixado

Downloads Múltiplos

Se você tiver uma boa banda de internet em casa, poderá deixar baixando múltiplos torrents, ou seja, diversos filmes, séries, programas, games e etc, tudo simultaneamente. Isso criará uma fila de downloads onde o que tem a melhor taxa geralmente assume a liderança da fila, mas você pode alternar a prioridade de um item da fila arrastando-o para cima.

Eu mesmo faço muito isso. Deixo o PC ligado a noite baixando um monte de coisas e de manhã, só alegria, tudo concluído!

Configurações Principais

As configurações mais comuns dos programas de Torrent que você deve atentar-se são:

1 – Local de Download: Escolha uma pasta do seu disco para baixar. A pasta padrão é sua pasta “Downloads”, mas de repente você tem um disco, ou partição ou HD externo plugado dedicado para armazenar estes arquivos grandes, poderá mudar o local padrão para outro. (Eu tenho um HD separado de 2TB para isso).

download

2 – Definindo a banda de upload e download: Se você quiser poderá regular a taxa de download para ser menor do que a definida por padrão. Isso pode ser feito durante o download, conforme imagem abaixo, ou no menu Preferências (que aplicará a escolha a todos os torrents). Por padrão a taxa de download e upload sempre fica no máximo. Muitas vezes eu regulei apenas a taxa de upload (que é a que compartilha com os outros) e fui bem “regulado” mesmo. (risos).

utorrent

5 – Sem Legendas, O Que Fazer?

Como eu mencionei, o processo de baixar filmes ou quaisquer outros arquivos, é o mesmo.

torrent

Mas talvez você precise de Legendas!

No caso de baixar filmes. Como a grande maioria é em inglês, e é difícil achar dublados em português do Brasil com uma boa resolução, o melhor é baixar as legendas. Neste caso existem muitos sites que fornecem legendas, mas o que eu uso no momentos é o legendas.tv ou opensubtitles.org. O opensubtitles por exemplo, conta com um acervo de quase 4 milhões de legendas, então provavelmente você encontrará a sua.

legendas

opensubtitles

Uma vez baixado o arquivo de legenda, basta descompactá-lo na mesma pasta onde se encontra o arquivo do filme, e de preferência renomear o arquivo de legenda para ficar com o nome igual ao arquivo do filme. Exemplo, se o nome do filme for “filme.mp4” e a legenda “filme.srt”, então a maioria dos players colocarão a legenda automaticamente na exibição do filme. Mas eu sugiro usar o VLC player que toca tudo, e tem versões para Windows, Linux e Mac. Depois se quiser assistir na TV de sua casa, basta plugar seu notebook ou PC via cabo HDMI em sua TV e “sair pro abraço!”.

vlc

Obs. Uma outra opção bacana é o player BSplayer (que não é gratuito). O diferencial dele é que ele baixa várias legendas para seu idioma automaticamente e a incorpora durante a exibição do filme. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o filme e escolher a opção “baixar legenda”.

6 – Outros Programas Para Filmes

Stremio – Streaming com Torrent

Hoje em dia, existem também programas que lhe dão uma interface para escolher qual filme ou série deseja assistir, (como o Netflix), e então ele baixa o filme (em background), via torrent, e você vai assistindo o filme e ele já baixa a legenda compatível para você. Estou falando o Stremio! Saiba mais clicando na imagem abaixo.

Stremio4

O Stremio não é um aplicativo cliente de torrent, como os citados, mas usa o mesmo mecanismo para baixar, sem que você veja, o conteúdo para você e ao mesmo tempo exibi-o. Então é preciso ter uma banda larga boa, ou seja, recomendo acima de 30MB, (mas com 15 já para começar a usar, você precisará apenas pausar o vídeo de vez em quando para que ele carregue melhor).

Obs. Se você suspeita que sua banda larga não está entregando o que você contratou, experimente testar a velocidade no site speedtest.net.

Kodi – Um Media Center Completo

Outro programa bacana para filmes e outros recursos é o media Center Kodi. Porém, este não usa torrent por padrão, e é para usuários avançados, pois exige uma configuração um pouco mais trabalhosa para adicionar e configurar plugins que farão com que ele se torne como o Stremio (mas sem usar torrent), e até mais. Porém uma vez configurado você poderá assistir filmes online também, e até tv digital ao vivo pela internet! Mas se você estiver começando e deseja apenas ver filmes, recomendo o Stremio mesmo.

screenshot011

7 – Melhores Sites de Torrent 2016

top-torrent-sites

Fiz um artigo em 2013 que listava os melhores sites de torrent.
Já no ranking de 2016 os sites estão assim:

1 Kickass Torrents
2 Torrentz
3 ExtraTorrent
4 Pirate Bay
5 RARBG
6 TorrentProject
7 Torrent Downloads
8 TorrentFunk
9 YourBittorrent
10 TorrentButler

Conclusão

Agora você já se tornou um mestre dos downloads, pois sabe navegar nos sites de torrent, categorizar, filtrar e baixar através do arquivo de torrent e um programa cliente de torrent. Sabe configurar o programa, buscar legendas e tudo mais. Basta agora começar a usar todo o poder da internet.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...