Home / Dicas e Tutoriais / Lançado o Ubuntu 15.10 – Baixe Agora

Lançado o Ubuntu 15.10 – Baixe Agora

bitmoji-693231898Dois dias após o aniversário de 11 anos deste maravilhoso Sistema Operacional da Canonical (20 de Outubro), conforme o cronograma, o Ubuntu 15.10 – codinome “Wily Warewolf” foi lançado nesta quinta-feira 22 de Outubro de 2015.

Então, Parabéns ao Ubuntu! (atrasado…kkk)

Já na versão Beta descrevi todas as principais novidades do sistema e vou repassá-las aqui, mas não mudou-se muita coisa. Esperamos ansiosamente a próxima versão LTS que será a 16.04 e aí sim mudanças maiores chegarão.

Por hora, seguem as descrições e links de download ao final do artigo.

O que há de novo no Ubuntu 15.10 Wily Werewolf

O Lobisomem parece que não sofreu grande transformação desde o beta.

ubuntu-1510

Pronto para o maior choque do ano? Não há alterações muito grandes chegando com Ubuntu 15.10. Mas isso não é uma surpresa. Wily serve como uma outra versão de manutenção do Ubuntu em uma longa lista de quase indistinguíveis versões de manutenção do Ubuntu. Mas isso não quer dizer que isso seja ruim.

Unity 7.3.2

Pois é, ainda não é a vez do Unity 8.

No Ubuntu 15.10 em geral, as alterações cuidam mais de correções de bugs, melhorias de usabilidade e pequenas melhorias do Unity. Um release com maiores mudanças deverá vir antes do Ubuntu 16.04 LTS. E provavelmente com o Unity 8, (assim espero).

O desktop Unity no Ubuntu 15.10 foi atualizado para a versão 7.3.2 e possui as seguintes correções notáveis:

  • Corrigido desligamento quando a tela está bloqueada
  • Corrigido problema com janelas maximizadas quando clicar em “Mostrar/restaurar área de trabalho”
  • Ícones de aplicativos ativos exibidos de forma diferente quando o lançador está aberto
  • Dash: cabeçalhos das categorias não-expansíveis torna possível a navegação pelo teclado
  • Dash: cabeçalhos das categorias não-expansíveis não estão mais em destaque quando o mouse passa por elas
  • Nova configuração para controlar o ‘show-now delay’ (quando pressionar a tecla Alt)
  • Corrige um bug que alguns ícones lançador de aplicativos foram removidos durante uma atualização app
  • Ajuste lógico para parar de abertura de menu adjacente ao passar de um ícone indicador para o seu menu

Compiz 0.9.12.2

O gerenciador de janelas Compiz que dirige a área de trabalho Unity também se beneficia de um monte de correções de bugs. Ele também adiciona algumas novas opções para usuários avançados, incluindo uma opção para selecionar manualmente a cor de fundo para o Trocador de Aplicações e o Trocador de Aplicações estático (supondo que você não gosta do padrão).

Novos Wallpapers

A única coisa propensa a deixar os usuários de longa data uivando para a lua é a escolha do papel de parede padrão que, assim como o sistema operacional, recebeu sutis transições.

Não há atualmente nenhuma nova ‘comunidade’ de wallpapers que tenha contribuido para desfrutarmos nesta versão. Esta é uma pequena surpresa como o concurso de wallpapers do Ubuntu 15.10 – rebatizado de “showcase de cultura livre”- e atraiu uma modesta quantidade de  79 inscrições e cerca de 40 participantes.

[metaslider id=8871]

Linux Kernel 4.2.1

Ubuntu 15.10 usa o kernel Linux 4.2.1. Isto introduz centenas de alterações, e os seguintes destaques são particularmente aplicáveis para usuários do Ubuntu:

  • Suporte para mais recentes GPUs AMD
  • Um suporte adicional Intel CPU Skylake
  • Novos drivers para dispositivos Sensortek, por exemplo, acelerômetros, ambiente-luz e sensores de proximidade
  • Novos drivers para vários dispositivos de entrada, incluindo recentes mouses Logitech

Kernel Linux 4.2 também inclui alterações menos detalhadas, por exemplo, correções de bugs, ajustes de desempenho para sistemas de arquivos e melhorias no desempenho e eficiência energética.

Nomes Persistentes de Interfaces de Rede

ubuntu-rede do menu

Você pode já estar familiarizado com os nomes tradicionais de interface de rede que são atribuídas, por exemplo, ‘eth0′ , ‘eth1′, ‘wlan0′, ‘wlan1′, etc.

Estes são atribuídos em uma ordem imprevisível e muitas vezes instável no boot. O seu dispositivo de alta velocidade Wi-Fi pode ser “wlan0 ’em um boot e wlan1 no próximo.

Ubuntu 15.10 introduz (por meio de uma atualização do udev) nomes de interface de rede persistentes. É uma mudança técnica muito boa.

Ela permite que nomes de interface para dispositivos de rede a sejam mantidos entre as reinicializações, e mesmo quando o hardware de rede está desligado ou totalmente removido.

Nomes de interface estáveis ​​também persistem depois que o kernel ou driver são atualizados ou alterados. O melhor de tudo para operações críticas de rede, os nomes de interface são totalmente previsível e não distribuídos aleatoriamente.

Barras de Rolagem

gnome-scrollbars

A maneira de rolagem se comporta em algumas aplicações mudou no Wily.

A barras de rolagem em sobreposição (ver comparação imagem à esquerda) foram removidos.

Elas foram substituídas pelas barras de rolagem do GNOME.

Atualizações de Aplicativos Principais

Como cada lançamento faz, Ubuntu 15.10 apresenta um lote de atualizações para o seu conjunto de aplicações core, incluindo:

  • Firefox 41
  • Chromium 44
  • Nautilus (apelido: ‘Arquivos’) 3.14.2
  • Totem (apelido: ‘vídeos’) 3.16
  • Rhythmbox 3.2.1
  • GNOME Terminal 3.16
  • GNOME eye 3.16
  • Empathy 3.12.10
  • Shotwell 0.22

Baixe Ubuntu 15.10

Para fazer o download do Ubuntu 15.10 clique no botão abaixo.

Download Ubuntu 15.10

———————————————————————————————-

Outros Sabores do Ubuntu

Chegando juntamente com o Ubuntu 15.10 esta é o resto da família Ubuntu. 

Vemos algumas mudanças mais significativas do que outras, mas o conjunto completo fornece uma boa mudança geral no sistema, desde uma grande quantidade de atualizações nos aplicativos até o novo Linux kernel 4.2, que nos beneficiam com diversas melhorias e correções de bugs.

Kubuntu 15.10

Screenshot_2015-09-24_at_19

Ele oferece novo ambiente de desktop da marca Plasma 5.4, consulte a nossa post anterior para obter mais detalhes sobre todo o material brilhante.

Download Kubuntu 15.10

Lubuntu 15.10

telha básica Lubuntu

A mais leve distro Ubuntu tem sido um verdadeiro êxtase desde 13.04, conforme o trabalho progride no novo ambiente de desktop LxQt.

A falta de desenvolvimento no Lubuntu torna as notícias de mudanças que chegam a este beta soarem revolucionárias, como por exemplo esta novidade: “Lubuntu 15.10 beta 2 remove o pacote ‘sessões extras”.

Este pacote fornece ao usuário ajustes de shell sob medida, incluindo agora uma Interface para netbook e um despojado modo de jogo.

Os fãs da sessão extra não precisam entrar em pânico, pois ela não se foi completamente. Se você gostou do que pode ter ele de volta facilmente. Basta instalá-“Lubuntu extra-session” pela linha de comando, e fazer log-out e tudo vai ser como era.

O kernel 4.2, aplicativos e sistema de atualizações habituais fornecidos pelo Ubuntu também estão incluídos.

Download Lubuntu 15.10

Xubuntu 15.10

Embora não tão tranquilo como Lubuntu, Xubuntu também está levando as coisas um pouco mais facilmente neste ciclo. Confira algumas mudanças.

  • Interruptor de back-up/restore de painel, com 5 layouts de painéis.
  • Ícones de Acessibilidade para o gerenciador de janelas
  • Correções de bugs, incluindo uma resolução para webcam
  • Atualizações de aplicativos, incluindo novas versões do MenuLibre e Catfish

Download Xubuntu 15.10

Ubuntu GNOME 15.10

Gnome 3.16 novo tema

Fãs de Ubuntu GNOME terão uma surpresa neste mês de outubro. A distribuição é baseada no GNOME 3.16 lançado em março, e faz pleno uso do mesmo, também.

GNOME Fotos substitui o gerenciador de fotos Shotwell. A decisão não muito chocante dada a integração estética. Também foi instalado por padrão GNOME Music.

Bluez 5 lida com Bluetooth; há uma nova guia “Introdução” que é executada no primeiro login, e o Ubuntu Software Center agora pode ser usado sob o tema Adwaita escuro.

Para quem gosta de coisas de natureza experimental e bugs em potencial, a sessão Wayland está inteiramente disponível. A sessão de GNOME Wayland só funcionará com os drivers gráficos de código aberto.

Download Ubuntu GNOME 15.10

Ubuntu 15.10 MATE

ubuntu-mate-15-10

 

A mais recente adição à família Ubuntu está ostentando o maior conjunto de alterações de todos eles.

Ubuntu 15.10 MATE conclui a migração para o MATE 1.10 e inclui a maioria dos componentes. Ele também possui melhoras no bluetooth, um novo papel de parede da comunidade e melhora o novo app ‘MATE Bem-vindo’.

O aplicativo de boas-vindas reúne um monte de informações úteis, incluindo algumas sugestões de aplicativos, tudo em um lugar.

É um ótimo complemento para o ambiente de trabalho MATE e deve tornar o uso da distribuição mais fácil para novos usuários – e pode até mesmo ensinar aos mais experientes algo novo!

Download Ubuntu 15.10 Mate

É isso aí pessoal, bons downloads e instalações.

Logo mais postarei o procedimento para atualizar de uma versão anterior para ele sem formatar.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...