Home / Dicas e Tutoriais / Monte Suas Partições NTFS Automaticamente no Boot com o Programa Ntfs-Config

Monte Suas Partições NTFS Automaticamente no Boot com o Programa Ntfs-Config

Olá Pessoal,

A boa prática na instalação de um sistema operacional em um computador é particionar o HD (Disco Rígido) para separar o sistema operacional dos dados pessoais, mantendo seus arquivos pessoais e de trabalho em uma partição separada. E até mesmo se você deseja ter mais de um sistema operacional na mesma máquina, é possível instalá-los em outras partições, como outras Distribuições Linux, Windows e Mac, tudo em um computador só. Para saber mais sobre Particionamento dê uma olhada neste Artigo: Aprendendo a Particionar com o GParted

discos
Imagem do Nautilus (gerenciador de arquivos do Ubuntu) e partições Ntfs do Windows e Arquivos automaticamente montadas desde a inicialização da máquina.

Quando você possui partições do tipo NTFS (New Technology File System) que surgiu com o Windows NT, e deseja que elas sejam montadas automaticamente no boot, (inclusive se você possuir um Windows instalado também em sua máquina e deseja acessar os arquivos da partição dele), é necessária a adição de dados em um arquivo de configuração do Linux que é o /etc/fstab. O problema é que configurar esse arquivo manualmente exige um pouquinho de trabalho e conhecimento técnico, para colher informações de sua partição, (como o UUID dela, por exemplo), que é uma espécie de RG de sua partição e depois inserir esses dados com os parâmetros corretos no arquivo do fstab.

É aí que entra o NTFS-Config!

O Ntfs-config é uma aplicação muito pequena e útil, que lê suas partições NTFS, colhe os dados delas e fornece a opção a você se desejar montá-las automaticamente no boot e se deseja permitir a gravação de arquivos nelas.

Instalação

Para fazer isto, instale o programa ntfs-config com este comando:

sudo apt-get install ntfs-config

Configurando

Abra-o na Dash conforme imagem abaixo:

ntfs1

Depois entre com a sua senha de root, cancele a primeira tela que aparecer e na segunda tela, clique na seta para baixo para expandir as “Configurações Avançadas” e selecione as partições NTFS que deseja montar automaticamente e ative a escrita nelas conforme a imagem abaixo.

No exemplo abaixo, vamos então montar a partição NTFS de Arquivos e do Windows automaticamente no boot.

ntfs-config

E pronto, suas partições NTFS iniciarão juntas com o Ubuntu, conforme imagem abaixo.

discos

Obs. Se quiser também mudar o caminhos das pastas padrão do Ubuntu contidas em sua Pasta Pessoal (Documentos, Imagens, Músicas, Vídeos e etc), dê uma olhada neste ARTIGO.

Vendo Como Ficou o Arquivo Fstab:

Se quiser ver como ficou o seu arquivo fstab depois das alterações basta digitar este comando:

sudo gedit /etc/fstab

O meu ficou assim:

fstab

Como eu disse, daria um trabalho editar este arquivo manualmente adicionando estas entradas.

É isso aí pessoal!

Abraços,

Cleuber Hashimoto

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...