Home / Dicas e Tutoriais / Consertando o erro de OpenGL do Steam para Linux

Consertando o erro de OpenGL do Steam para Linux

Olá pessoal, aqui vai uma pequena dica.

Toda vez que eu acabava de instalar o aplicativo da Steam para Linux, mais precisamente no Ubuntu, aparecia esta famigerada mensagem de erro:

erro steam

Obs. Se você não sabe o que é o aplicativo da Steam para Linux nem como instalar dê uma olhada nestes dois artigos: www.cleuber.com.br/index.php/2014/10/01/instalando-o-aplicativo-da-steam-no-ubuntu-14-04 e www.cleuber.com.br/index.php/2014/01/06/transforme-seu-ubuntu-em-uma-super-estacao-de-jogos

 

As causas do erro:

Nos sites de ajuda da Steam https://support.steampowered.com/kb_article.php?ref=9938-EYZB-7457, é explicada a causa do erro, mas nenhuma solução prática.

Segundo o site da Steam do link acima:

OpenGL permite diferentes métodos de manipulação para enviar comandos de renderização. A forma direta é muitas vezes mais rápida e mais desejável, portanto, o cliente do Steam verifica para ver qual modo OpenGL está sendo executado em quando é iniciado. Se ele vê que OpenGL está sendo executado indiretamente ele irá exibir um aviso para que você saiba que você pode querer mudar a sua configuração para permitir que ele seja executado diretamente e, portanto, geralmente com melhor desempenho. Existem algumas razões pelas quais OpenGL pode não ser capaz de usar renderização direta: (…)

…E daí o site continua explicando todas as razões.

 

Pesquisando por soluções:

Depois de muito “googlar” e tentar diversas soluções encontrei uma que funcionou. Foi no site de suporte ao Arch Linux: https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?pid=1292257

 

Outras fontes de Ajuda:

No site de ajuda do Ubuntu Ask: http://askubuntu.com/questions/506349/opengl-glx-context-is-not-using-direct-rendering-which-may-cause-performance-pr, também são fornecidas diversas dicas muito parecidas, tais como remover as seguintes pastas dentro de sua home (com o atalho para a pasta home “~/”):

rm ~/.steam/bin32/steam-runtime/i386/usr/lib/i386-linux-gnu/libstdc++.so.6
rm ~/.steam/bin32/steam-runtime/i386/lib/i386-linux-gnu/libgcc_s.so.1
rm ~/.steam/bin32/steam-runtime/amd64/lib/x86_64-linux-gnu/libgcc_s.so.1
rm ~/.steam/bin32/steam-runtime/amd64/usr/lib/x86_64-linux-gnu/libstdc++.so.6
rm ~/.steam/bin32/steam-runtime/i386/usr/lib/i386-linux-gnu/libxcb.so.1

…mas para mim nenhuma funcionou, mesmo substituindo a versão “.6” por “.*” para apagar a pasta de qualquer versão presente, mas o diretório não foi encontrado.

Outro usuário disse ter removido o programa da Steam, depois removido o driver de vídeo, depois instalado o programa da Steam de novo e depois instalado o driver de vídeo de novo e funcionou, mas achei muito trabalhoso.

 

Solução

Bastou apenas eu remover uma pasta com o seguinte comando no terminal:

sudo rm /home/cleuber/.local/share/Steam/ubuntu12_32/steam-runtime/i386/usr/lib/i386-linux-gnu/libstdc++.so.6

Você poderá fazer o mesmo apenas substituindo o meu nome no comando acima para o nome do seu usuário, ou o final “.6” por “.*” para ele excluir qualquer versão que esteja instalada, caso não seja a 6.

O comando que citei funcionou certinho e o erro SUMIU. 😀

Agora o Steam abrindo sem erros!

steam-funfando

Você também pode querer adicionar um novo local de instalação para os jogos, veja nesse artigo: como-adicionar-um-outro-local-para-instalar-os-jogos-da-steam-no-linux

E outro problema pode ser que o Steam nem inicie no Ubuntu. Neste caso dê uma olhada neste artigo: aplicativo-da-steam-nao-inicia-no-ubuntu-15-04-resolva-esse-problema

Abraços!

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

5 comments

  1. Sensacional cara!!! Valeu mesmo, obrigado

  2. Juliano Souza

    Foi o único que resolveu o meu problema no Ubuntu 17.10 64x, já estava ficando preocupado 🙂 Obrigado!!

  3. fiquei feliz so por achar essa dica!

  4. mas no meu caso diretorio era inexistente , desisti do linux e fui instalar ubuntu !

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...