Home / Dicas e Tutoriais / Linux Mint 16 Petra: Considerado por muitos o melhor Linux da atualidade

Linux Mint 16 Petra: Considerado por muitos o melhor Linux da atualidade

O Linux Mint é considerado por muitos o melhor Linux para desktop.
Claro que os fãs de outras distros não irão concordar com isso. Mas uma coisa temos que concordar, de que o trabalho que o Linux Mint vem fazendo tem sido muito bom. Para mim, está entre os meus favoritos.

Ele é amado por muitos pelo visual “clean”, a aparência saudosa do Gnome 2, e por ser baseado no Ubuntu.

Como meus favoritos são Ubuntu, Linux Mint, Elementary e openSUSE, acredito que estes merecem, ao meu ver, um bom review aqui. Este review, que gostaria de repassar, foi o mais completo que encontrei.
O artigo original em inglês, você pode conferir em aqui.

Vamos a análise:

A versão mais recente do Mint vem em um monte de sabores, mas vamos falar do Cinnamon e MATE.

Sessão do Live CD – Muito de tudo

Linux Mint pode ser considerada uma distro conservadora, mas apenas porque se concentra na estabilidade e consistência ao invés de modismos. Comparando Mint 16 Petra para meia dúzia de versões anteriores mostra um quase idêntico “look & feel”. Quase.

petra-desktop-live

 

Linux Mint está se distanciando do Gnome mais e mais a cada novo lançamento. Por sua vez, os elementos do Cinnamon foram polidos ainda mais, ganhando um verniz extra sobre a qualidade e utilidade. Tudo é muito mais profissional, que muito mais refinado. Você pode sentir a evolução do sistema, a partir de uma versão para outra, e embora as mudanças sejam sutis, você estará imbuído de um sentimento de confiança.

Desklets, Applets e outros “Lets”

Cinnamon está lentamente mas persistentemente convergindo para uma aparência tipo KDE em sua interface, com um menu unificado que oferece tudo, incluindo a transferência de ferramentas adicionais, widgets, temas e elementos decorativos dentro da GUI. Simples e elegante.

Você pode enfeitar o seu desktop com novas funcionalidades, como o recurso Expo, por exemplo. Ou você pode estar interessado em alguns pequenos aplicativos de desktop, mais conhecido como desklets. Mais uma vez, sem deixar o conforto e segurança de sua sessão, você tem tudo isso.

petra-applets

petra-applets-expo-example

petra-expo-working

De fato, Desklets:

petra-desklets

petra-desklets-xkcd-activated

 

Continue cavando, e você vai descobrir um tesouro de guloseimas em cada cantinho. Se você está tentando configurar o protetor de tela ou verificar as notificações do sistema, Canela 2.0 é legal e estiloso.

petra-screensaver

petra-wallpapers

 

 

petra-notifications

 

petra-desktop-options

 

 

Reprodução Multimídia

Mint não precisa que seja instalado um monte de pacotes de codecs multimedia depois da instalação, ao contrário do Ubuntu. Por quê? Porque ele vem com tudo. Em meus testes, eu tentei Flash no Youtube, MP3, vídeo HD em AVI e formatos WebM com todos os tipos de codecs escondendo por baixo, rede streaming, e alguns trailers da Apple, o que provavelmente indica QuickTime ou iTunes ou qualquer outra coisa. Tudo funcionou bem.

petra-youtube-flash

 

petra-mms-network-screaming

petra-apple-trailers

 

Dependendo do que player de música que você abrir, você vai ter um menu contextual disponível sob o ícone de volume. Verdade para Banshee e VLC, não para o padrão Media Player, que abre por padrão arquivos MP3.

petra-music-mp3

petra-music-mp3-banshee

 

Conectividade

Talvez desnecessário dizer, mas esta tudo bem também.

Instalação

O método de costume, nada demais. Linux Mint 16 segue o mesmo procedimento de instalação, um pouco chato e bastante decente como uma dúzia dos seus antecessores e primos, por isso, se você seguiu os guias anteriores, você vai ficar bem.

petra-partitioning

 

petra-slideshow

O laptop que foi usado no teste é uma máquina mais antiga LG RD510 com 4GB de RAM e uma placa Nvidia. E não houve problemas configurando o Mint Petra a lado de outras Distros.

Divirta-se com Petra

Vamos ver o que Mint 16 pode fazer após a instalação. Lembre-se, você tem tudo que você precisa na sessão Live CD, então a experiência não deve ser muito diferente.

petra-desktop-final-1

 

Software Manager & atualizações

Comecei com atualizações e configuração de alguns pacotes extras. Por exemplo, você pode ver na imagem acima slideshow, que Linux Mint oferece Skype, vapor e Picasa em suas operações compromissadas. Vamos ver o que dá.

Bem, o software é realmente lá, como prometido. Você não precisa configurar o repositório de vapor em separado, como nós tivemos que fazer apenas a versão anterior. Esta é uma grande melhoria, em geral.

petra-software-manager

 

petra-steam-in-repo

petra-updates-options

Aplicações

Um arsenal muito rico e colorido. Você tem o melhor grupo de programas, uma frota inteira de ferramentas de ajuda e utilitários projetados para facilitar a sua vida, como a ferramenta de backup e um upload manager. Você também pode ajustar o seu sistema para ter alguma funcionalidade extra, incluindo a logic screen. Finalmente, temos as ferramentas de terceiros que queremos, como Steam. O conjunto habitual inclui o Firefox e Thunderbird combinação, VLC, GIMP, LibreOffice, Pidgin, Transmission, Banshee, Brasero, e um punhado a mais.

petra-apps

 

Alguns aplicativos de terceiros, Skype, Steam e Picasa abaixo:

petra-apps-more

 

E algumas ferramentas úteis:

petra-utilities

 

Drivers proprietários (Nvidia)

Recentemente o auter disse que teve sérios problemas com drivers da Nvidia no Windows, mas isso não teve qualquer impacto sobre a experiência com o Linux.
Agora, você tem o Gerenciador de driver, disponível nas configurações do sistema, e irá oferecer-lhe os drivers corretos para o seu hardware. Fácil de usar, não se preocupe.

petra-nvidia-drivers

 

A configuração Nvidia foi impecável. Por isso, não precisa se preocupar com isso, mas se você está realmente ansioso, ou se algo der errado, por favor consulte este guia.

petra-nvidia-working

 

 

Os recursos do sistema, desempenho, estabilidade

Os quatro anos de idade laptop usado no teste pode ter ganhado uma nova vida com o Kubuntu 13.04, mas é ainda mais rápido e mais elegante rodando o Mint. Talvez seja um efeito placebo, mas acho que a remoção da maioria dos componentes do Gnome, na verdade, permite que o ambiente Cinnamon rodar ainda melhor do que costumava fazer no passado. Isso, e mais um pouco de sólido amadurecimento do Ubuntu, e melhoria de kernel adicionais, você receberá uma explosão de diversão.

Com o sistema ocioso, o uso de recursos é bastante baixo, em torno de valor de 350MB de memória e uso de um dígito CPU. Compare isso com o mais brilhante Xubuntu recente.

petra-resource-usage

 

Mais coisas legais

O repositório oficial também inclui o conjunto de ícones Faenza, por isso melhora ainda mais. Combine isso com alguns efeitos de transição encantadores, como o switcher Workspace, e você está em uma surpresa excelente. Em seguida, o utilitário de tela se comporta bem, como no Ubuntu 13.10, então está tudo bem.

petra-workspaces

petra-desktop-final-1

petra-desktop-final-2

 

Coisas estranhas?

Apenas uma coisa. O ícone de usuário, que é o segundo a partir da esquerda, longe do canto inferior direito, permite-lhe parar o sistema, sair e afins. Não deveria ser empurrado para o canto mais distante, então? Mas essa é a única coisa que eu poderia encontrar em falta.

 

petra-user-icon

 

Conclusão

Eu realmente queria encontrar uma falha com Linux Mint 16 Petra. Não por maldade ou qualquer coisa assim, simplesmente porque eu amava totalmente Xubuntu 13.10 e queria que fosse a melhor distro da temporada. Mas Petra é absolutamente impecável. Honestamente. Eu não consegui encontrar um único erro, uma única falha, nem um único erro ou até mesmo um aviso. A única coisa que eu poderia reclamar é que ícone de usuário sendo um pouco para a esquerda de onde eu sinto que deveria estar.

Linux Mint Petra é uma obra-prima, e, definitivamente, o melhor lançamento Mint até agora. Estiloso, elegante, bonito, rápido, ultra estável, totalmente funcional em todos os sentidos, 100% pronto para o usuário comum. Há pouco mais a dizer, realmente. Você consegue adivinhar o resultado? Sim, um perfeito 10/10, e nunca houve um tempo uma distro merecia mais.

Fim do artigo fonte.

 

Minha observação.

Realmente, o Linux Mint 16 tem recebido muitos elogios. E por isso foi eleito um dos melhores Linux. Porém creio que, existem sim, mais coisas a melhorar do que foi citado aqui, como por exemplo uma Central de Programas que te permita também realizar compras. Mas creio que o Mint está no caminho certo e o Petra já se mostrou bem amadurecido e a distro só tende à perfeição. 

Abraços.

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...