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{"id":15437,"date":"2021-10-27T11:49:49","date_gmt":"2021-10-27T14:49:49","guid":{"rendered":"https:\/\/cleuber.com.br\/?p=15437"},"modified":"2021-10-27T11:49:51","modified_gmt":"2021-10-27T14:49:51","slug":"itil-e-itsm-porque-preciso-dos-dois-para-fazer-um-bolo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/cleuber.com.br\/index.php\/2021\/10\/27\/itil-e-itsm-porque-preciso-dos-dois-para-fazer-um-bolo","title":{"rendered":"ITIL e ITSM – Porque Preciso dos Dois para Fazer um Bolo"},"content":{"rendered":"\n

Pessoal, mais um artigo sobre gest\u00e3o de TI.<\/p>\n\n\n\n

Sou formado em gest\u00e3o de TI desde 2009, e trabalho como gerente de TI. Passei em minha carreira por diversas empresas e projetos em empresas clientes, implementando o ITIL por meio de ferramentas de ITSM.<\/p>\n\n\n\n

Hoje vi um artigo<\/strong><\/span><\/span><\/em> fant\u00e1stico e muito elucidativo sobre o assunto e gostaria de repassar na \u00edntegra com os meus parab\u00e9ns ao autor Demian dos Santos. <\/p>\n\n\n\n

ITIL<\/strong> e ITSM<\/strong> sempre geram confus\u00e3o e discuss\u00e3o de qual \u00e9 melhor aplicar.\u00a0Mas a quest\u00e3o do ITIL e ITSM n\u00e3o \u00e9 comparar ma\u00e7\u00e3s e peras, a compara\u00e7\u00e3o mais adequada seria bolo<\/strong> e receita<\/strong>. Voc\u00ea pode fazer um bolo sem receita, mas \u00e9 melhor, mais f\u00e1cil e mais pr\u00e1tico seguir uma receita. E voc\u00ea ainda pode seguir uma receita b\u00e1sica ou pode adapt\u00e1-la para fazer o tipo de bolo que quiser.<\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o, o que bolos e receitas t\u00eam a ver com ITSM e ITIL?<\/p>\n\n\n\n

Continuando a analogia, o ITSM \u00e9 o bolo e o ITIL \u00e9 a receita. Ent\u00e3o, vamos nos aprofundar um pouco mais no que entendemos por ITSM e ITIL.<\/p>\n\n\n\n

ITSM \u2013 O Bolo<\/h3>\n\n\n\n

ITSM significa Gerenciamento de Servi\u00e7os de TI<\/a> e, independentemente do seu neg\u00f3cio, \u00e9 algo que todos os departamentos de tecnologia fazem, mesmo que n\u00e3o percebam isso.<\/p>\n\n\n\n

O ITSM est\u00e1 preocupado com as atividades necess\u00e1rias para gerenciar e fornecer servi\u00e7os de TI para uma base de clientes. Estes podem ser servi\u00e7os prestados a funcion\u00e1rios ou servi\u00e7os acessados \u200b\u200bpor clientes e pelo p\u00fablico em geral.<\/p>\n\n\n\n

A ITSM adota uma abordagem de processos, focada nas necessidades do cliente e no fornecimento dos servi\u00e7os de TI ao cliente<\/strong>, em vez de gerenciamento orientado para os sistemas<\/strong> e infraestrutura<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

ITIL \u2013 A Receita<\/h3>\n\n\n\n

O ITIL \u00e9 um modelo de governan\u00e7a de TI<\/a>, uma estrutura<\/strong> para gerenciamento de servi\u00e7os com\u00a0melhores pr\u00e1ticas<\/strong> de processos, procedimentos, tarefas e listas de verifica\u00e7\u00e3o, abrangendo cinco est\u00e1gios diferentes do ciclo de vida do ITSM. A estrutura da ITIL foi desenvolvida ao longo de 25 anos e existem milh\u00f5es de profissionais de ITIL certificados e organiza\u00e7\u00f5es em todo o mundo que a adotaram.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Uma das principais caracter\u00edsticas do framework ITIL \u00e9 que ele n\u00e3o tem que ser seguido a risca, sendo necess\u00e1ria uma abordagem pr\u00e1tica<\/strong> para sua implementa\u00e7\u00e3o. Cada est\u00e1gio do ciclo de vida \u00e9 dividido em v\u00e1rios processos, fornecendo uma estrutura que pode ser adaptada e adotada conforme necess\u00e1rio, utilizando os elementos apropriados para atender \u00e0s necessidades do neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Os benef\u00edcios da ado\u00e7\u00e3o do framework ITIL para o seu Gerenciamento de Servi\u00e7os de TI incluem:<\/strong><\/p>\n\n\n\n