Home / Dicas e Tutoriais / Ubuntu 18.10 – O Que Mudou e O Que Fazer Depois de Instalar

Ubuntu 18.10 – O Que Mudou e O Que Fazer Depois de Instalar

Apesar do Ubuntu 18.10 ter sido lançado em Outubro, eu não publiquei um artigo de review na época e decidi apenas fazer um post agora listando o que mudou. Os lançamentos mais importantes do Ubuntu geralmente são os de versões LTS (suporte de longo prazo) e a última lançada foi o Ubuntu 18.04 LTS, e esse sim possui um review completo e mais outro artigo sobre o que fazer depois de instalá-lo.

Já nos lançamentos intermediários que ocorrem entre esses 2 entre os lançamentos LTS, geralmente não possuem tantas novidades assim, por isso os reviews desses não considero tão importantes, mas no caso do Ubuntu 18.10 Cosmic Cuttlefish, isso parece ser uma exceção. Isso porque algumas novidades planejadas e solicitadas há algum tempo vieram nesta versão.

Sobre o Codnome

Como sempre o Ubuntu segue a nomenclatura usando nomes de animais e um adjetivo para eles iniciando pela mesma letra do alfabeto. Depois de chegar de A a Z, já estamos na letra C novamente. Então o codnome escolhido foi o Cosmic Cuttlefish, que em português seu nome seria “Choco”.

“O Choco é um molusco marinho nadador que se assemelha a uma lula larga, tendo oito braços e dois longos tentáculos que são usados para agarrar a presa. Seu esqueleto interno é cuttlebone, que é usado para ajustar a flutuabilidade.”

Novidades

Dessa vez listarei as principais novidades, mas não farei um review completo.

As principais novidades no Ubuntu 18.10 são:

  • Kernel na versão 4.18
  • GNOME 3.30
  • Nautilus na versão 3.26
  • Novo Tema de Janelas e ícones
  • Driver NVIDIA mais recente da geração 390.XX
  • Mesa Driver com a versão mais recente da geração 18.X.X
  • Correção do problema do Leak de memória com o Gnome

Com o novo tema a aparência ficou legal demais.

Algumas Outras Melhorias:
  • Kernel 4.18 incluindo suporte para às GPUs  AMD Radeon RX Vega M, suporte completo ao Raspberry Pi 3B e 3B+, Qualcomm Snapdragon 845, muitos melhoramentos para às saídas USB 3.2 e Type-C, Intel Cannonlake graphics.Atualizações das ferramentas glibc 2.28, OpenJDK 11, boost 1.67, rustc 1.28, and updated GCC 8.2, python 3.6.7 as default, python 3.7.1 as supported, ruby 2.5.1, php 7.2.10, perl 5.26.2, golang 1.10.4.
  • OpenSSL 1.1.1 (biblioteca de comunicação segura que utiliza o protocolo TLS);
  • Para a versão de Desktop tivemos algumas novidades, como o suporte do VeraCypt no Gnome Discos, melhorias no shell para melhorar o cache da memória RAM das GPUs e assim aumentar os FPS, bibliotecas para leitores digitais agora como principais.
  •  Já na versão Server houve o upgrade de programas importantes, como o qemu para a versão 2.12, libvirt para a versão 4.6, Open vSwitch para a versão 2.10, cloud-init versão 18.4 e o curtin para a versão 18.1.59.
  •  Também foram atualizados o Firefox que agora vai com a versão 63.
  •  LibreOffice está indo com a versão 6.1.2 entre outros aplicativos.
  •  Para conferir a nota completa, acesse a Wiki do Ubuntu.

Ubuntu Com Outros Sabores – Baixe Agora

As flavours (ou sabores) do Ubuntu, também foram atualizadas. As versões do Lubuntu e Xubuntu são as únicas que ainda possuem versões 32 bit.

Ubuntu 18.10 Padrão (Gnome) Kubuntu 18.10 Lubuntu 18.10 Ubuntu Budgie 18.10 Ubuntu MATE 18.10 Ubuntu Studio 18.10 Xubuntu 18.10

O Que Fazer Depois de Instalar o Ubuntu 18.10?

Bom para não me repetir, basta seguir o que recomendo no artigo abaixo (clique nele para abrir), que é para a versão 18.04 LTS. A única coisa que talvez você não precise fazer é a instalação do tema que recomendo no passo 5.1, pois o novo Ubuntu já vem com esse tema como padrão.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

One comment

  1. aquilo que e muito difícil fazer os download e abrir os mesmo ,realmente nosso Ubuntu e bom demais rápido ,e melhor ainda sem vírus ,muito obrigado

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...