Home / Dicas e Tutoriais / Como Girar Vídeos no Linux

Como Girar Vídeos no Linux

Olá galera,

Seguindo a minha regra de compartilhar aquilo que foi útil para mim, hoje passarei mais uma dica rápida.

Sabe aquele vídeo que você quer virar? Pode ser que você o tenha gravado com o celular em pé e agora quer que ele seja no formato paisagem. Então, eu vi algumas formas de fazer isso com o editor de vídeos KDEnlive, mas não funcionou muito bem para mim. Além de ser um pouco mais complexo, ele cortou o rodapé do vídeo, mas provavelmente porque eu não saiba usá-lo corretamente. Então busquei uma solução mais simples, sim, alguma ferramenta que você abra o vídeo e escolha “rodar 90 graus para a direita, “para 90 graus para a esquerda” ou “180 graus”. E não é que eu achei!

Transmageddon Video Converter

Este é um aplicativo que é simples e fácil de usar, tem as funções que eu citei e está disponível para instalação em distros como o Ubuntu e derivados dele.

O Transmageddon dispõe de uma interface gráfica para o gstreamer, que nos permite rotacionar vídeos com muita facilidade além de aceitar a maior parte dos formatos conhecidos para conversão, incluindo  RMVB, mp4 e até mesmo o WebM, o formato de vídeo do HTML5.

Além disso, ele tem formatos predefinidos, como o Android, iPod, PlayStation 3 ou FLV. O Transmageddon também extrai o som dos vídeos para mp3.

Instalação

Abra seu terminal e digite

sudo apt install transmageddon

Ou abra sua loja/Central de Programas e pesquise lá.

Se sua distro não tiver ele por padrão disponível nos repositórios, você poderá baixar e instalar manualmente. Baixe-o visitando o site do desenvolvedor http://www.linuxrising.org.

Usando o App

Basta selecionar o arquivo que deseja editar, se desejar, poderá usar algumas das predefinições, depois definir o formato de saída e depois, se desejar girar o vídeo.

No menu de giro de vídeo, temos estas opções. No meu caso como era um vídeo de celular eu o girei “Sentido anti-horário 90 graus” e pronto.

 

É isso aí, simples assim.

Abraços,

Cleuber

fonte: www.meurock.com

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...