Home / Dicas e Tutoriais / Microsoft Lança Nova Versão do Skype Para Linux

Microsoft Lança Nova Versão do Skype Para Linux

Muitos chamam a versão do Skype para Linux de “Abandonware”, ou seja, um programa abandonado, já que há mais de 2 anos não recebe atualizações.

Mas a Microsoft anunciou que isso irá mudar e começou um projeto para uma nova versão, que por enquanto ainda está em fase Alpha, e ainda não possui diversas funcionalidades chave do produto tais como vídeo chamada, e chamadas de voz para versões antigas do Skype para Linux.

A nova versão é como um Web App, (como o Office Web App), ou seja, se beneficia da plataforma web do Skype e o coloca em um app desktop para Linux, com integração com elementos do desktop, tais como a própria janela do programa, ícones e notificações. Ele usará a tecnologia WebRTC o que segundo a Microsoft garantirá suporte ao Linux e atualizações posteriores.

Obs. Se você ainda não utilizou o Skype Web, tudo o que precisa fazer é acessar a página do Skype Web, fazer login e usar.

De acordo com o Claudius, gerente Microsoft da comunidade do Skype:

claudius

Queremos tornar mais fácil para qualquer um para se conectar no Skype. Hoje, temos o prazer de anunciar o lançamento da versão Alpha do novo Skype para o cliente Linux, reafirmando nosso compromisso com a comunidade Linux. (…)  

A nova versão do Skype para Linux é um cliente novo usando WebRTC, o lançamento do que garante que possamos continuar a apoiar os nossos usuários de Linux nos anos vindouros. (…)

Como você deve ter adivinhado pelo nome, o Skype para Linux Alpha não é um cliente Skype em pleno funcionamento até o momento. Estamos compartilhando isso com você agora como queremos chegar em suas mãos o mais rapidamente possível, para que possamos continuar a desenvolver a nova versão juntos. Depois de baixar o aplicativo, você vai perceber que é muito diferente do cliente para Linux do Skype que você usa hoje. Por exemplo, você estará usando a versão mais recente, com uma Interface mais responsiva e mais rápida e, portanto, você pode compartilhar arquivos, fotos, vídeos e toda uma nova gama de novos emoticons com os seus amigos.

Sem “RoadMap”

A Microsoft não liberou um cronograma do planejamento da liberação da versão final, apenas publicou no site do Skype que as funcionalidades irão chegar em breve “come soon”, conforme imagem abaixo. Então presumimos que será lançado nos próximos meses as versões com todas as funcionalidades liberadas, mas até lá teremos que esperar.

skype

Lembrando que primeiramente vem os releases Alpha, (pode haver Alpha1, Alpha2 e assim por diante), depois os releases Beta, (Beta1, 2…), depois pode haver uma versão RC (release candidate – candidato a versão final), e só depois de tudo isso a versão final ou RTM (Ready to Manufacture, ou seja, pronto para produção). Então do Alpha para final ainda falta bastante.

Download e Instalação

Caso você esteja curioso e queira instalar, mas já possui a versão antiga do Skype em seu Linux, não se preocupe, pois ao instalar a nova versão Alpha do Skype a antiga permanece e a nova aparecerá com o nome “Alpha” adicionado. 🙂  veja abaixo.

skype-ubuntu3

Download

A Microsoft providenciou pacotes pré-compilados do tipo Deb (compatíveis com Ubuntu e derivados) e RPM (compatíveis com SUSE, openSUSE, Fedora e derivados).

skype-down1 skype-down2

Se quiser acessar a página de download diretamente clique aqui.

Instalação

A instalação faz-se clicando duas vezes no pacote baixado para que ele seja aberto com o gerenciador de pacotes de sua distribuição Linux.

Visualizações

Curiosamente as imagens no site do Skype estão rodando em um Dell com Ubuntu. Veja só.

[metaslider id=11695]

Antes e Depois

Percebi também, como a interface foi modernizada em relação à versão antiga.

Versão normal

[metaslider id=11704]

Versão Alpha

[metaslider id=11705]

Gostei da interface e dos emoticons animados! (risos)

Conclusão

Apesar desta versão ainda estar longe da versão final, creio que vale a pena testá-la, pois o uso dela não interfere no Skype antigo que você possa já ter instalado. E a ferramenta está com um design bem melhor e moderno.

Bom, é isso é tudo, pe-pe-pe-ssoal!!!

thatsallfolks

Abraços

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...