Home / Dicas e Tutoriais / Conheça o Kodi, Seu Fantástico Media Center

Conheça o Kodi, Seu Fantástico Media Center

Olá people,

Hoje gostaria de falar um pouco do XBMC/Kodi. Mas antes de entrar nos detalhes sobre este software, preciso explicar o que é um Media Center.

Conceito de Media Center.

Faz mais de 10 anos que isso surgiu, e eu me lembro da época que isso se tornou popular.

Com a chegada dos televisores de LCD, (mesmo antes dos de LED), surgiu a ideia de usar um notebook ou PC, em sua sala, para fins de entretenimento.
Muitas pessoas montaram máquina mais simples e menores dedicadas a esse fim, e com a compactação dos equipamentos e cada vez mais a diminuição da necessidade de arrefecimento dos computadores que apenas iriam acessar a internet e reproduzir arquivos multimídia, isso foi ganhando força.

watching-tv

Simultaneamente surgiu a ideia também de colocar um software de Media Center em consoles. Daí nasceu o projeto XBox Media Center, futuramente rebatizado de XBMC e recentemente para Kodi.

Kodi é um software de Media Center criado em 2002 pela XBMC Foundation, uma fundação sem fins lucrativos, para rodar na primeira geração de XBOX e que foi evoluindo estando agora na sua versão 15, e em breve na 16.

O XBMC/Kodi, há anos, é um excelente software de Media Center, ou seja, ele serve para substituir ou completar o uso da TV convencional, ajudando você a assistir vídeos, ouvir músicas, ver suas fotos, checar as condições do clima, e até assistir TV. Ele tem suporte ao uso de controle remoto e até uma versão do controle remoto para seu smartphone. E sua interface tem opções para diversos idiomas, incluindo o português brasileiro.

MenuPlacement

Obs. A Microsoft, depois, colocou também em seu Windows um programa de Media Center (quem se lembra?).
Esteve presente no Windows Vista até o Windows 7 e depois foi descontinuado.

windows media center

Kodi é o XBMC!

Explicando a Origem

Quando você procurar navegar no site www.xbmc.org, será agora direcionado ao www.Kodi.tv.

As origens do XBMC podem ser encontradas em seu nome original – XBox Media Center. Ao mesmo tempo, um grupo de usuários encontraram uma maneira de colocar algum software no Xbox para torná-lo uma poderosa solução de streaming de vídeo e mídia. Com o tempo, esse grupo de usuários cresceu e se transformou (a tal ponto que eles recentemente lançaram novas versões do software que agora não dá mais suporte ao Xbox como uma plataforma). Atualmente, existem versões para Windows, Mac, e Linux, e mais recentemente uma versão Android.

Mesmo que o projeto inicial XBMC não desenvolva mais ou suporta XBMC para o Xbox, o XBMC no Xbox ainda está disponível via o desenvolvedor do projeto spin-off de terceiros “XBMC4Xbox“, que é uma variação para Xbox que assumiu completamente o desenvolvimento e suporte de XBMC para o antigo Xbox. O fim do suporte para Xbox pelo projeto original também foi o motivo que foi oficialmente renomeado para simplesmente “XBMC” (a partir do antigo nome “Xbox Media Center”), e por isso foi rebatizado mais tarde de novo para “Kodi”. A versão Xbox do XBMC tinha a capacidade de lançar jogos de console e aplicativos homebrew, como emuladores.

186cjgqj2j8ojjpg
XBox Media Center – O precursor do XBMC

Desde quando a versão do XBMC para Xbox não foi mais distribuída, endossada ou suportada pela Microsoft, é sempre necessário um modchip ou softmod para explorar e rodar jogos no console Xbox.

A Evolução dos Media Centers

Hoje em dia, temos diversos produtos que fornecem esse tipo de recurso, como o AppleTV, GoogleTV, entre outras “Box” compactas até mesmo com Android como a MX2. E alguns deles já vem com o Kodi instalado. E são nada mais que um “computadorzinho” com um software de media center instalado. Alguns deles tem o formato de uma caixa mesmo e outros até o formato de um grande pendrive.

Mas vale a pena dizer que você pode facilmente instalar e configurar o Kodi Media Center em seu PC ou notebook e plugá-lo à sua TV da sala para usá-lo quando quiser.

xbmc-remote

screenshot011

Instalação e Configuração

Vou mostrar neste outro artigo como realizar a instalação e configuração do Kodi em seu Linux ou Windows.

Como Instalar e Configurar o Kodi/XBMC

Bom, é isso aí galera.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...