Home / Dicas e Tutoriais / As Novidades Do Gnome 3.16

As Novidades Do Gnome 3.16

Os últimos lançamentos do desktop GNOME tem sido fantásticos. Os desenvolvedores do GNOME parecem ser capazes de equilibrar a necessidade de novos recursos e tecnologias com finesse em um projeto consistente, correções de bugs necessários e refinamento geral usabilidade.

Em março deste ano, o projeto GNOME lançou o GNOME 3.16. A nova versão é o resultado de seis meses de trabalho, e inclui 33.525 alterações por 1.043 autores. Se quiser checar o “Release Notes” (notas de lançamento com a descrição de todas as mudanças).
guadec2012-group
Integrantes Desenvolvedores do GNOME

Falando em nome da Equipe de Lançamento, Javier Jardón disse:

“É muito bom ver os fantásticos resultados do nosso trabalho duro, e não é preciso dizer que isso não seria possível sem todo o esforço da grande comunidade GNOME! Eu definitivamente acho que este é o melhor lançamento do GNOME. “

O desenvolvedor GNOME Matthias Clasen GNOME 3.16 recentemente compartilhou imagens em seu blog para mostrar alguns dos progressos realizados neste ciclo.

E é justo dizer que as novidades estão ótimas.

Melhores Notificações

Screen shot 2015/02/24 em 17.47.48

O tema principal do GNOME Shell foi reescrito para compartilhar mais código com o Adwaita GTK + tema padrão, as notificações foram redesenhadas  e agora  aparecem no topo da tela.

A velha bandeja de mensagem que exigiam todos os tipos de manobras do mouse para aparecerem foi removida. As notificações são agora ‘alojadas’ no menu do calendário.

Privacidade

privacidade

GNOME sempre foi um defensor de manter as coisas simples. O limpo, deliciosamente simples controles de privacidade adicionados no passo a passo de configuração do sistema são um bom exemplo disso, permitindo-lhe optar rapidamente sem o relatório de erros e rastreamento de geolocalização antes de  você usar o seu desktop.

Configurações de privacidade do GNOME podem ser acessados ​​e alterados a qualquer momento no Centro de Controle do GNOME> Privacidade  painel.

Nautilus Redux

Screen shot 2015/02/24 em 17.48.26

Nautilus (Files, o gerenciador de arquivos do GNOME) recebe atenção adicional na interface no GNOME 3.16.

O “menu engrenagem” introduzido em uma revisão anterior foi reestilizado como um popover, o aparecimento de processos em’ lista’ foi melhorado e agora você vai ser capaz de desfazer rapidamente apagar um arquivo, graças a uma nova notificação pós-delete .

Olhe para fora para uma linha tracejada estranho na coluna lateral quando o conteúdo fica acima do ponto de rolagem atual.

Novos & Melhoradas Apps

Outras aplicações receberam uma atualização, incluindo uma versão mais simplificada do Eye of Gnome – visualizador de imagens.

Há também uma pequena seleção de novos previews de aplicativos que estão em execução, incluindo um jogo de quebra-cabeça, renovado selecionador personagem e o lançamento de estreia de um novo Calendário do Gnome.

Os principais acréscimos foram feitos também para a experiência do desenvolvedor GNOME: apoio GTK+ para OpenGL agora permite GTK+ aplicativos para suportar 3D nativamente, um novo recurso de contagem de referência GLib vai ajudar com a depuração, e GTK+ Inspector também teve uma grande atualização.

Abaixo um vídeo com as explicações destas evoluções.

 

Principais Distros que Usam Gnome 3

A maioria das Distros que usam Gnome 3, estão atualmente usando a versão 3.14. Por isso, o melhor é aguardar até que elas integrem a versão 3.16 em suas atualizações.

Fedora

Fedora 21 vem com GNOME 3.14.

openSUSE

openSUSE 13.2, includes GNOME 3.14.

Ubuntu GNOME

Ubuntu GNOME é um sabor oficial do Ubuntu que provê uma completa experiência com GNOME 3.
Ubuntu GNOME 15.04 inclui GNOME 3.14.

Muitas outras distribuições também incluem GNOME 3, incluindo Debian e Arch Linux. Arch vem com o GNOME 3.14.

Visão Geral do Gnome 3

Fazer as coisas com facilidade, conforto e controle.

GNOME 3 foi projetado desde o início para ajudá-lo a ter a melhor experiência de computação possível. Saiba mais sobre o que ele tem a oferecer.


Aplicação Lançamento de tela

Simples e fácil de usar

Cada parte do GNOME 3 foi projetado para tornar mais simples e fácil de usar. A Visão geral Atividades é uma maneira fácil de acessar todas as suas tarefas básicas. Um toque de um botão é tudo o que preciso para ver as suas janelas abertas, lançar aplicações ou verificar se você tem novas mensagens.Tendo tudo em um só lugar é conveniente e significa que você não tem que aprender a lidar com um labirinto de diferentes tecnologias.


GNU Image Manipulation do programa Imagem

 Ajuda você a fazer as coisas

GNOME 3 fornece um ambiente de trabalho focado que ajuda você a fazer as coisas, e é embalado com características que vão fazer você mais produtivo.Um critério de pesquisa poderoso permite que você acesse todo o seu trabalho a partir de um só lugar. Side-by-side janelas faz com que seja fácil de ver vários documentos ao mesmo tempo, e nós ainda fornecer uma maneira de desativar as notificações quando você realmente precisa se concentrar na tarefa na mão.


Mapa com indicações de tela

Coloca você no controle

GNOME 3 permite que você faça as coisas que você quer, sem ficar no caminho. Ele não vai incomodá-lo ou atormentá-lo com demandas, e foi concebido para ajudá-lo a lidar confortavelmente com as notificações. Nosso sistema de mensagens permite responder rapidamente às notificações no lugar ou para voltar a eles em um momento conveniente.


Screenshot Tempo

 Finamente trabalhada

Cada aspecto do GNOME 3 tem sido trabalhada para caber em conjunto como um todo harmonioso, para que ele oferece uma experiência consistente e integrada. Temos pago uma enorme quantidade de atenção aos detalhes, resultando em um produto lisa e polida que é gratificante para usar e bonita de se ver.


Tipos de conta on-line

Acesse facilmente todos os seus dados

Se você usar serviços on-line para armazenar documentos ou para organizar o seu calendário ou contatos, GNOME 3 é apenas para você. Ele se integra facilmente com as suas contas online, de modo que todos os seus dados podem ser acessados ​​a partir do mesmo lugar. Isso leva o trabalho fora de usar contas online e torna mais fácil encontrar as coisas quando você precisar deles.

Download

Você pode baixar o Gnome 3.16 no próprio site do Gnome.
É uma imagem de instalação do sistema Linux baseado em openSUSE e claro com o Ambiente Desktop Gnome 3.16.

32 bit Download 64 bit Download

Se desejar, instale-o no Ubuntu. Veja este artigo.

Abraços,

Cleuber

fontes: www.gnome.org

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...