Home / Notícias e Curiosidades / Firefox OS chegando na Alemanha, e a caminho da França

Firefox OS chegando na Alemanha, e a caminho da França

Firefox OS, a plataforma open source para dispositivos móveis baseada no navegador da Mozilla continua a sua marcha lenta em todo o mundo, com as operadoras definidas para começar a desenvolver mercado esta semana

A gigante das Telecomunicações espanhola Telefonica já havia vendido telefones SO Firefox na Espanha, mas a maior parte de seus esforços têm sido focados na suas subsidiárias em mercados emergentes de língua espanhola, incluindo Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

Começando na quinta-feira, no entanto, a Telefonica começou a tomar pré-encomendas para o Alcatel OneTouch Fire E na Alemanha sob a marca O2.

alcatel-fire-e-1

 
Onetouch Fire Eé o segundo telefone Firefox OS da Alcatel e o primeiro a chamar a plataforma Mozilla de “hardware mid-tier”. Possui um processador de 1.2GHz dual-core – provavelmente um Qualcomm Snapdragon MSM8210 SoC, a julgar pelo hardware de referência da Mozilla – além de um display de 4,5 polegadas rodando a resolução 960-by-540, 512MB de RAM e 4GB de armazenamento.

Dificilmente é um dispositivo inovador, a julgar pelos padrões de smartphones modernos. Mas assim como as especificações do Onetouch Fire E´s não coincidem com os de dispositivos Android e iOS de hoje, seu preço também não. A Telefonica o vende por apenas € 29 com a compra de um plano de wireless.

A Telefonica não é a única operadora de telefonia móvel que está interessada em trazer o Firefox OS para a Alemanha. A Deutsche Telekom anunciou que também vai vender o Alcatel OneTouch Fire E no país sob a sua marca Congstar – e enquanto Telefonica não vai começar a vender os dispositivos para os clientes até agosto, a Congstar vai tê-los nas lojas esta semana.

Fabricante do dispositivo chinesa ZTE também disse que irá lançar o ZTE Open C na França no final deste mês, mas nenhuma transportadora parceira foi anunciada.

Enquanto isso, o Firefox OS está pronto para continuar a expandir em todo o mundo durante o resto do ano, mantendo a sua ênfase no desenvolvimento de mercados.

firefox-os

Deutsche Telekom, por exemplo, tem dito que planeja lançar dispositivos Firefox OS, na Croácia, República Checa, Macedónia, Montenegro e nos próximos meses. Telefônica, por outro lado, diz que vai oferecer o Firefox OS em todos os seus mercados da América Latina até o final do ano, inclusive na América Central, Argentina e Equador. E a empresa Carlos Slim´s América Móvil diz que vai expandir seus esforços Firefox OS além do México na América Latina este ano, também.

A região da Ásia-Pacífico vem a seguir. Operadoras indianas Intex e Spice foram ambos disseram que “em breve” oferecer aparelhos Firefox OS na categoria “ultra-low-cost” ou Ultra Baixo Custo, o que poderia significar dispositivos com preço tão baixo quanto $ 25. Chunghwa Telecom assinou contrato para Taiwan. E Telenor anunciou planos para começar a vender dispositivos Firefox OS na Ásia até o final do ano; a empresa norueguesa opera atualmente em Bangladesh, Índia, Malásia, Mianmar, Paquistão e Tailândia.

É uma boa exibição para o que tem sido amplamente visto como um enorme esforço por parte da Mozilla. Apesar de ter lançado os primeiros dispositivos SO Firefox há apenas um ano, a Mozilla diz que a plataforma já está disponível em sete modelos diferentes de smartphones em 15 países diferentes – e, a julgar por anúncios desta semana, não há muito mais para vir.

firefox-os

No Brasil você poderá adquirir um aparelho com o Firefox OS pela VIVO (Telefônica)

 

Abraços,
Cleuber

 

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Ubuntu 19.04 Lançado – Confira as Novidades

Dia 14 de Abril de 2019 ...